21/08/2022
Porque é difícil amar uma ENFERMEIRA.
Nós acordamos cedo e não temos tempo para tomar café enquanto vemos o telejornal.
Nós chegamos a casa tarde e estamos muito cansadas para cozinhar. Nós fazemos horas extra porque sabemos que há pessoas doentes que precisam de nós.
Nós perdemos eventos nos fins de semanas, feriados e aniversários. Não damos a devida atenção quando tu estás constipado... Já vimos MUITO pior.
Nós não queremos conversar quando chegamos em casa. Nós conversamos o dia todo. Nós não nos queremos mexer quando chegamos em casa. Nós mexemo-nos o dia todo.
Pode parecer que deixamos todo o nosso cuidado, o nosso coração, o nosso amor no trabalho e depois chegamos a casa vazios. Muitas vezes provavelmente estamos mesmo!
Mas o que não contamos é que muitas vezes no trabalho estamos ansiosos e assustados. Nós estamos com medo de perder alguma coisa...com medo de deixar o nosso paciente em baixo e muitas vezes pior. Com medo de termos que lidar com a raiva e violência de pacientes e familiares.
Nós não dizemos como o desânimo da equipa nos faz chorar a caminho do trabalho, por ser um trabalho que amamos e que estamos aterrorizados por ver que os profissionais colocam pessoas vulneráveis em risco.
Eu suspeito que é difícil amar uma enfermeira, que é difícil ser-se amado.
Mas saiba de uma coisa: a sua enfermeira precisa do seu amor. Precisa da sua compreensão. Precisa de saber que está aí. Precisa de ser cuidada de vez em quando. Precisa de alguém para cuidar de alguns pormenores... detalhes... coisas, pois às vezes é tudo tão cansativo.
Precisa de um ombro para chorar, quando nem sequer consegue dizer porque está a sofrer. Precisa que alguém faça o trabalho mais difícil, que é certamente amar uma enfermeira!