31/07/2022
É MEDICINA FM
AULA N-º6
TEMA: Faringite
A faringite consiste na inflamação da faringe, causada por infecções, alergias, entre outras. A faringite tanto pode ocorrer em bebés e crianças(,Faringite infantil) sendo as causas infeciosas mais frequentes neste grupo etário, atendendo a imaturidade do seu sistema imunitário, como também podem ocorrer no adúlto devido a uma multiplicidade de fatores.
Sintomas como a dor de garganta a deglutição(odinofagia), arritação, o ardor,o pigarro, são frequentes na faringite, associando-se frequentemente com cefaleias(dor de cabeça), febre, expectoração e mal estar geral.
A amigdalite,a adenóide e a laringite estão frequentemente associadas com a faringite, sendo a sintomatologia idêntif**a e possuem em geral as mesmas causas.
A faringite é causada por bactérias,vírus, alérgenos, agentes tóxicos(fumo industrial,cigarro,etc)
As causas da faringite podem se agrupar em:
*Causas infeciosas- distinguindo-se neste caso a faringite vírica, bacteriana, à faringite fúngica.
*Causas não infeciosas: Caso das alergias respiratórias(alergias aos ácaros, aos pólens das flores,etc..).
Os factores agressores como o tabaco, a inflamação de tóxicos ambientais, o álcool, o refluxo esofágico, que provocam uma irritação persistente na mucosa respiratória, facilitam os processos infeciosos, são muito importantes na etiopatogenia da faringite.
Os sinais e sintomas da faringite variam muito consoante a causa da infecção, assim:
*Ordinofagia(dor na garganta ao engolir) de instalação progressiva para sólidos e líquidos é comum na causa vírica e bacteriana;
*A tosse, a expectoração e a roquidão, que traduzem o envolvimento das vias respiratórias inferiores, são sintomas frequentes na faringites vírica;
*A secura faríngea, o ardor, o pigarro, as picadas, são frequentes nas faringites crônicas;
*A febre, as cefaleias, o mal estar em geral, são comuns nas faringites infeciosas,particularmente nas víricas;
*Adenopatia cervicais;
CRÔNICA
CONTINUA...
VEMO-NOS NA PRÓXIMA AULA!