É Medicina ”FM"

É Medicina ”FM" Auxiliar no aprendizado de todos os angolanos e por aí fora, para assim, actualizarmoss os nossos c

14/01/2025

207.2K curtidas, 20.5K comentários, "Aprendendo a biblia com o menino Bralman Santana Versinho biblico ”

14/01/2025

41.7K curtidas, 1257 comentários, "Tenha uma fé forte ❤️🙏👆 #”

01/09/2022

É MEDICINA FM
AULA N-º13
TEMA: ERITROBLASTOSE FETAL

A Eritroblastose fetal ou Doença Hemolítica do Recém-nascido(DHRN) é causada pela incompactibilidade sanguínea entre a mãe e o feto relacionada ao fator Rh, que é determinado pela presença do antígeno Rh nas Hemácias. Essa doença acontece quando a mãe não apresenta o fator Rh nas suas hemácias( nesse caso, chamado de Rh-) e o filho apresenta o fator Rh(chamado de Rh+).

Eventualmente, pode haver uma pequena passagem de sangue fetal para o organismo da mãe por causa do rompimento de capilares presentes na placenta, principalmente do parto, o que estimulará a produção de anticorpos contra o antígeno Rh presente no sangue do feto. Como essa produção é lenta, no caso de ser uma primeira gestação, a criança não é afetada.

Em uma segunda gestação de uma criança Rh+, a mãe que já foi sensibilizada ao final da primeira gravidez, apresenta os anticorpos anti-Rh no seu sangue, que atravessam a placenta(por serem mais pequenos que os anticorpos normais), penetram na circulação fetal e causam a destruição das hemácias. Em seguida, os órgãos produtores de sangue no feto lançam na sua corrente sanguínea hemácias jovens, que são chamados de eritroblastos, para suprirem a deficiência de hemácias na corrente sanguínea surgindo assim, a Eritroblastose fetal.

Essa doença só acontece quando a mãe é do tipo Rh- e o filho for do tipo Rh+.

Ao nascer, essa criança apresenta Anemia e Icterícia. A icterícia é causada pelo estímulo de bilirrubina— Um pigmento amarelo produzido apartir da hemoglobina da hemácia destruída nos tecidos, o que deixa o bebê com a pele amarelada. Esse pigmento também pode acumular-se no cérebro e, assim, causar surdez e problemas mentais no bebê. A eritroblastose fetal pode levar também ao ab**to espontâneo.



PRÓXIMA AULA.


👋👋👋👋

17/08/2022

É MEDICINA FM
AULA N-º12
TEMA: Infecção urinária(continuação)



A maioria das infecções urinárias é provocada por bactérias. Em alguns casos, podemos encontrar também infecções por fungos, geralmente em doentes diabéticos ou quando o sistema imunológico está deficitário. As infecçôes urinárias por vírus ou parazitas são muito raras.

Em 70 a 80% das infecções urinárias são provocadas por “Escherichia coli". Outras bactérias comuns são o Enterococus, Proteus e a Klebsiella. Em 10 a 15% dos doentes com sintomas não conseguimos identif**ar o agente envolvido.



Os sinais e sintomas da infecção urinária variam consoante o órgão afetado.

Assim, nos casos mais comuns de infecção da bexiga(cistite) as queixas mais frequentes são dor, ardor ou desconforto ao urinar, necessidade de urinar muitas vezes e geralmente em pequenas quantidades, sensação imperiosa para urinar( urgência miccional) , presença de urina turva(piúria) e com mau cheiro. Ocasionalmente pode surgir sangue na urina, mais comuns nas pessoas que fazem medicamentos para as plaquetas ou para a coagulação do sangue.

As infecções localizadas ao rim costumam a ser mais graves e necessitar de tratamento mais prolongado. O doente com infecção do rim costuma apresentar febre,mau estar, náuseas ou vômitos, e dor lombar(dor ao fundo das costas) do lado do rim afetado. Podem também estar presentes as mesmas queixas escritas para as infecções da bexiga.

As infecções da próstata são menos específ**as: é comum surgirem queixas de febre, dor ou ardor a urinar, diminuição do jacto da urina,dor na região entre o escroto e o ânus(dor perinal).

As infecções da uretra costumam causar ardor ao urinar(mais comum no início e ao final da micção) e podem provocar corrimento (escorrência) pela uretra , esbranquiçada, amarelada ou transparente.

A presença de mal-estar geral, dores musculares generalizadas, perda de apetite, náuseas e vômitos pressõem a existência de uma infecção grave, disseminada pelo corpo e geralmente determinam a necessidade de internamento hospitalar para o tratamento.

Os sintomas costumam durar 2 a 3 dias após iniciar o tratamento,sendo mais rápido para as cistites e mais lento para as próstatites e pielonefrites.

13/08/2022

É MEDICINA FM
AULA N-º11
TEMA:Infecção urinária

Infecção urinária, é a infecção que afeta os órgãos do trato urinário. Pode ser dividida em infecções da uretra(uretrite), da bexiga(Cistite) ou do rim(pielonefrite). No homem,podemos ainda englobar, as infecções associadas à próstata(prostatite) ou aos testíticos(orquite e orqui-epididimite).

A maioria das infecções do trato urinário responde a tratamento simples com antibióticos,hidratação e analgésicos ou anti-inflamatórios, podendo ser tratadas em casa.

Nalguns casos graves,por exemplo, quando a infecção já está disseminada, é necessário o internamento hospitalar(e eventualmente a intervensão cirúrgica) para o tratamento e vigilância.



A infecção urinária mais comum é a infecção na bexiga(cistite), sendo também a que mais facilmente é tratada. Normalmente o organismo infecioso ascende do exterior pela uretra e infecta a bexiga. Em algumas situações a infecção pode propagar-se até ao rim originando a infecção renal(pielonefrite). A infecção localizada nos rins geralmente necessita de tratamento mais prolongado e maior vigilância dado o seu potencial para se disseminar para o resto do organismo(sépsis).

As infecções localizadas apenas à uretra(uretrite) são provocadas geralmente por agentes transmitidos por via sexual e são mais típicas do s**o masculino(a mulher possui a uretra muito curta e a infecção transmite-se diretamente na bexiga). A infecção da uretra geralmente caracteriza-se pelo o aparecimento de um corrimento uretral límpido esbranquiçado,consoante o tipo de infecção.



CONTINUA...👋👋👋

11/08/2022

É MEDICINA FM
AULA N-º10
TEMA: Osso hioide(continuação)

Os músculos faríngeo comprimem o osso,oque acarreta a elevação da faringe,atuando como uma espécie de abraçadeira. Já o seu trabalho conjunto ao músculo laríngeo permite permite o ajuste fino das dimensões da passagem do ar.



Os músculos supra hioideos são quatro, responsáveis pelas seguintes funções:

Mielo-hioideo: eleva o osso hioide, assoalho da boca e a língua.também baixa a mandíbula;

Gênio-hioideo: possui duas funções: protrai o hioideo e abaixa a mandíbula;

Digástrico: retrai e baixa a mandíbula;

Estilo-hioideo: impulsiona o osso hioide para cima e para trás



Os músculos infra hioideos também são quatro, que atuam nas seguintes funções:

Músculo omo-hioideo: baixa e impulsiona para trás o osso hioide e a faringe;

Esterno-hioideo: auxilia o músculo omo-hioide nas mesmas funções;

Esterno-tiróideo: baixa o osso e a cartilagem da glândula tiróide;

Tireo-hiodeo: baixa o osso hioide;

Terminamos assim com a matéria que fala sobre o osso hioide. Estudam e nunca se esqueçam que existe alguém que acredita em vocês.

08/08/2022

É MEDICINA FM
AULA N-º 9
TEMA: OSSO Hioide

O osso hioide localiza-se logo abaixo da mandíbula, na região anterior do pescoço. Possui uma característica bastante curiosa: É o único dos 206 ossos do corpo humano que não se articula com nenhum outro,conectando-se apenas nos músculo existentes ao seu redor.

O osso hioide possui o formato simétrico, semelhante a uma ferradura,cujas lâminas apresentam perfis quadriláteros e alongados,em sua anatomia,podemos dividi-lo em:

*Corpo: região frontal do osso,possui um perfil levemente arredondado,sendo a região mais robusta do osso;
*Cornos maiores: São alongados e sua espessura é menor se comparada a do corpo. Apresentam elementos parcialmente esféricos em sua extremidades;
*Cornos menores: tratam-se de duas saliências ósseas, semelhantes a pequenos chifres. Localizam-se entre o final do corpo menor. Inserem-se nos cornos menores enraizamentos do músculo estilo-hiodeo,originário do processo estiloide do osso temporal.


No esqueleto humano, o osso participa das seguintes acções:

*MASTIGAÇÃO;
*DEGLUTIÇÃO;
*FALA;
*RESPIRAÇÃO;



As acções acima descritas só são possíveis graças a perfeita interação entre o osso hioide e os músculos que o sustentam. Desta forma,cada um deles colabora para uma função específ**a, as quais descreveremos na próxima aula.

Fiquem bem e estudam sempre!

06/08/2022

É MEDICINA FM
AULA N-º8
TEMA:Hidrocefaleia

A hidrocefaleia, termo que signif**a “Água na cabeça" , é um distúrbio caracterizado por um aumento anormal do líquido cefalorraquidiano no interior da caixa craniana. Esse acúmulo leva a um aumento do sistema ventricular, que é um conjunto de cavidades na região do encéfalo contínuo com o canal central da medula espinhal.

Esse líquido f**a em constante circulação na região entre as meninges(entre a aracnoide e a pia-máter), nos ventrículos e no canal central da medula espinhal. É importante salientar a importância do líquido cefalorraquidiano, que atua protegendo o encéfalo e a medula espinhal contra impactos.

A hidrocefaleia ocorre geralmente em virtude de um bloqueio na circulação do LCR, fazendo com que a pressão na medula e no encéfalo aumente. Sua causa pode estar relacianada também com factores genéticos, ambientais ou herança multifatorial. Factores como tumores, cistos,traumas,infecções e malformações estão associados com a hidrocefaleia.

Podemos classif**ar a hidrocefaleia em dois tipos:
* Comunicante;
*Não-comunicante;

A hidrocefaleia comunicante ocorre quando a obstrução da circulação do LCR não acontece no sistema ventricular. Já a não comunicante está relacionada com a obstruções dentro do sistema ventricular, que impedem a comunicação o espaço subaracnóideo.

Existe ainda um tipo de hidrocefaleia denominado de “Pressão normal", em que não ocorrem sinais de pressão intracraniana. Esse tipo se caracteriza por declíneo intelectual, alterações na marcha e incontinência urinária.


Os sinaais e sintomas desta doença vão depender de fatores como a idade e a causa do acúmulo do líquido. Os sintomas da hidrocefaleia congênita(diagnosticada na gravidez ou logo após o parto) são claros, podendo ser facilmente observados ainda na ultrassonografia. Após o nascimento, é possível observar a cabeça aumentada,bem como as véias na região do couro cabeludo. Além disso, as linhas da sutura dos ossos f**am bem separadas.

Quando acomete pessoas que já os ossos do crânio soldados, os sintomas podem aparecer de forma menos clara. Dores de cabeça,vômitos, difuldade de concentração e distúrbios visuais são alguns dos sintomas que podem surgir.

O tratamento deve iniciar o quanto antes,uma vez que o aumento da pressão intracraniana pode levar a lesões graves no cérebro. O tratamento basea-se na introdução de uma válvula que controla a pressão no interior do ventrículo através da drenagem do LCR👋

01/08/2022

É MEDICINA FM
AULA N-º 7
TEMA: FARINGITE(CONTINUAÇÃO)



Atendendo ao tipo de evolução,as faringites podem classif**ar-se em Agudas e Crônicas.


Nas faringites agudas a causa é sobretudo infeciosa, essencialmente por vírus ou por bactérias.

O processo infeccioso envolve a faringe na sua generalidade, estando frequentemente associado com as infeccões das amígdalas e das adenóides.

As faringites agudas surgem preferencialmente no tempo de frio e são maioritariamente de etimologia vírica(70 a 80%). Os vírus mais envolvidos são os adenovírus, Os vírus influenza, rhinovírus, vírus sindical respiratório, entre outros.

A faringite bacteriana,é mais frequente em crianças do que no adúlto,tem como bactérias mais envolvidas o Streptococus B hemolítico do grupo A, Streptococus pneumoniae, Streptococus aureus, hemophilus influenzae.


A faringite aguda tem cura, deferindo o seu tratamento em função da causa, assim como:

Tratamento das faringites víricas é feito fundamentalmente através de repouso, de fazer uma boa hidratação e da prescrição de medicamentos anti-inflamatório e anti-piréticos. Contudo, a vigilância clínica destes quadros é importante, atendendo a uma possível sobreinfecção bacteriana, que obrigue a alterar o esquema terapêutico.

No tratamento das faringites bacterianas, para além das medidas referidas acima, impõ-se uma antibioterapia. Os antibióticos B lactâmicos, como a amoxaciclina e as cefalosporinas, e os macrolídeos como a eritromicina, são os antibióticos mais frequentes.


Ao contrário das faringites agudas que são mais frequentes em crianças, atendendo a sua imaturidade imunitária, as faringites crônicas ocorrem preferencialmente nos adultos.
Apesar de,por regra, não ser uma doença grave, e não dar febre,dão queixas persistentes de dor de garganta, ardor, picadas, pigarro faríngeo,etc...que se tornam muito incomodativas, levando o doente a múltiplas consultas médicas.


Uma observação cuidadosa e atempada de toda área da faringe e estruturas adjacentes, incluindo a endoscopia nasal e faringolaríngea, bem como uma boa anamnese, são fundamentais para que o médico possa estruturar o diagnóstico e a consequente abordagem terapêutica.

31/07/2022

É MEDICINA FM
AULA N-º6
TEMA: Faringite

A faringite consiste na inflamação da faringe, causada por infecções, alergias, entre outras. A faringite tanto pode ocorrer em bebés e crianças(,Faringite infantil) sendo as causas infeciosas mais frequentes neste grupo etário, atendendo a imaturidade do seu sistema imunitário, como também podem ocorrer no adúlto devido a uma multiplicidade de fatores.

Sintomas como a dor de garganta a deglutição(odinofagia), arritação, o ardor,o pigarro, são frequentes na faringite, associando-se frequentemente com cefaleias(dor de cabeça), febre, expectoração e mal estar geral.

A amigdalite,a adenóide e a laringite estão frequentemente associadas com a faringite, sendo a sintomatologia idêntif**a e possuem em geral as mesmas causas.


A faringite é causada por bactérias,vírus, alérgenos, agentes tóxicos(fumo industrial,cigarro,etc)

As causas da faringite podem se agrupar em:

*Causas infeciosas- distinguindo-se neste caso a faringite vírica, bacteriana, à faringite fúngica.

*Causas não infeciosas: Caso das alergias respiratórias(alergias aos ácaros, aos pólens das flores,etc..).

Os factores agressores como o tabaco, a inflamação de tóxicos ambientais, o álcool, o refluxo esofágico, que provocam uma irritação persistente na mucosa respiratória, facilitam os processos infeciosos, são muito importantes na etiopatogenia da faringite.


Os sinais e sintomas da faringite variam muito consoante a causa da infecção, assim:

*Ordinofagia(dor na garganta ao engolir) de instalação progressiva para sólidos e líquidos é comum na causa vírica e bacteriana;

*A tosse, a expectoração e a roquidão, que traduzem o envolvimento das vias respiratórias inferiores, são sintomas frequentes na faringites vírica;

*A secura faríngea, o ardor, o pigarro, as picadas, são frequentes nas faringites crônicas;

*A febre, as cefaleias, o mal estar em geral, são comuns nas faringites infeciosas,particularmente nas víricas;

*Adenopatia cervicais;

CRÔNICA

CONTINUA...



VEMO-NOS NA PRÓXIMA AULA!

29/07/2022

É MEDICINA FM
AULA N-º5
TEMA: FARINGE(CONTINUAÇÃO)


Na faringe é possível identif**ar a presença de tonsilas, Órgãos formados por tecido linfático e que atuam na defesa do organismo contra antígenos presentes nos alimentos e no ar. Nas tonsilas são produzidos linfócitos, células de defesa do organismo. De acordo com a posição que ocupam na região da boca e da faringe, podem ser divididas em PALATINAS, FARINGIANAS e LINGUAIS.

Tonsilas Palatinas: São encontradas em número de duas e estão presentes na parede lateral da orofaringe. São frequentemente chamadas de amígdalas, quando inflamadas, desencadeiam uma uma doença denominada AMIGDALITE. Essas tonsilas são maiores nas crianças do que nos adúltos, sendo observada sua involução pouco depois da puberdade.

Tonsila faringiana: É única e está localizada na porção superoposterior da faringe, próximo das coanas. Quando aumentada de volume, ela forma a adenoide, que pode provocar a obstrução da respiração, sendo necessário,muitas vezes, intervenção cirúrgica.

Tonsilas Linguais: São pequenas e numerosas, estão localizadas na base da língua, na região da orofaringe.

Mais uma aula concluída! Estudem e não desistam,pois, tem alguém que acredita em vocês.

Continuação de um Bom Dia!

Endereço

Estalagem
Barrio Popular

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando É Medicina ”FM" publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram