Clínica Saudável Primavera

Clínica Saudável Primavera Precisa de cuidados médico? Visite-nos já! Serviços de saúde de alta qualidade à preços acess? Clinica geral/Ginecologia/Otorrinolaringologia/Dental/Pediaria/

VERNIX CASEOSAA natureza encarrega-se de proteger a pele do feto ainda no ventre materno, revestindo-a com uma camada de...
19/09/2018

VERNIX CASEOSA

A natureza encarrega-se de proteger a pele do feto ainda no ventre materno, revestindo-a com uma camada de gordura que também o ajudará, também, a deslizar para o exterior no trabalho de parto.

A pele do recém-nascido é particularmente frágil e sensível. Mas a natureza encarregou-se de a proteger ainda no ventre materno revestindo-a com uma camada de gordura que também ajuda o bebé a deslizar para o exterior durante o trabalho de parto.

Quando nasce, a pele do bebé está revestida por uma camada branca de gordura denominada vernix (vernix caseosa que signif**a, verniz cremoso).
Esta camada de gordura, protege a pele contra os efeitos do contacto permanente com o meio húmido do útero e atua como um lubrif**ante durante o trabalho de parto , ajudando o bebé a deslizar pelo canal de parto até ao exterior.

QUANDO SE FORMA O VERNIX?

Durante os últimos meses da gestação, as glândulas sebáceas tornam-se particularmente ativas e revestem todo o corpo do bebé com esta substância esbranquiçada. Esta cor resulta da mistura da gordura produzidas pelas glândulas sebáceas e das células de descamação do feto.

QUAL A FUNÇÃO DO VERNIX DEPOIS DO NASCIMENTO?

Após o nascimento, o vernix atua como uma camada isoladora ajundando o recém-nascido a lidar com a descida repentina de temperatura. Habituado a viver num ambiente protegido, com uma temperatura amena e constante, o recém-nascido é empurrado para um mundo completamente hóstil e frio.
Esta camada de gordura também atua como um agente protetor contra infeções ligeiras durante os primeiros dias de vida.

DEVE RETIRAR-SE O VERNIX DA PELE DO RECÉM-NASCIDO?

Algumas mães deixam que esta camada protetora fique na pele do bebé até desaparecer naturalmente. Outras preferem limpar a pele do bebé no banho.
Como a pele do recém-nascido é extremamente sensível, os banhos devem ser rápidos e usados produtos adequados à pele frágil do bebé. Não são necessários produtos distintos para lavar a cabeça e o corpo do bebé.

MITO
* Algumas pessoas ainda acreditam que este mesmo pó ou creme que nasce com o recém-nascido é devido a prática do ato sexual durante a gravidez insinuando ser o '' es***ma '' .

18/09/2018

É NORMAL TER UM SEIO MAIOR QUE O OUTRO?
----------------------------------------------------------------------------------------------
“Eu tenho um seio maior que o outro. Já fiz mamografia e tudo parece bem. ''..
Ter seios de tamanhos diferentes é muito normal e acontece com todas as mulheres. Se você prestar bastante atenção vai perceber que ninguém tem os dois lados do corpo absolutamente idênticos. Nossas orelhas variam um pouco do formato e tamanho, nossas mãos podem ter unhas diferentes e uma perna pode ter mais pelos que a outra. Assim acontecem com os seios, eles podem não só apresentar tamanhos diferentes como também o formato de um bico pode diferenciar do outro...
É fato que em cerca de 70% das mulheres o seio esquerdo é maior que o direito, uma diferença muitíssimo sutil (pouca coisa, apenas 4% na maioria). Essa assimetria das mamas está associada a surtos de crescimento rápido, antes e durante a puberdade. O desequilíbrio hormonal e problemas de desenvolvimento, podem acentuar a assimetria...
A diferença no tamanho dos seios é comum, especialmente no início da adolescência. Nessa fase, os seios ainda estão se desenvolvendo e, possivelmente, chegarão à vida adulta com tamanhos bem parecidos. Em alguns casos, as diferenças persistem após a puberdade.
---
MAS, POR QUE DO LADO ESQUERDO?
--------------------------------------------------------------------------------------------
Existe uma discussão de que as batidas do coração estimulam um desenvolvimento maior dos músculos do seio esquerdo. Outra razão interessante para o desenvolvimento maior da mama esquerda é devido ao sistema imunológico. Sabe-se que nosso Sistema Imunológico é conhecido por ser funcionalmente assimétrico, e a hipersensibilidade imunológica é maior no lado esquerdo do corpo. Essa assimetria imune também pode explicar o fato do câncer de mama tem maior incidência no seio esquerdo..
Ainda existe outra explicação: a amamentação. Para ter a mão direita livre enquanto amamentam seus bebês, a maioria das mulheres prefere oferecer a mama esquerda ao bebê, e isso estimula o desenvolvimento maior do seio esquerdo. Mas mesmo com tantas explicações, nada disso foi comprovado cientif**amente.

12/09/2018

Conhecendo o Pronto-socorro (PS)..
Acredita-se que as mudanças sociais e no estilo de vida têm aumentado o número de pessoas que necessitam de atendimento de emergência provoca
do por acidentes de trânsito, homicídio, ingestão acidental de substância nociva, problemas cardíacos e outros agravos...
Considerando a responsabilidade implícita em seu desempenho, o atendimento de emergência, quando realizado de forma errada, demo-
rada ou após decorrido um intervalo de tempo signif**ativo para o atendimento, pode representar para a vítima danos irreversíveis e até mes-
mo a morte...
Tal circunstância implica desafios para a reformulação da assis-
tência à saúde: incentivo à disseminação do conhecimento de primeiros socorros e formação de socorristas junto à população; ampliação do atendimento pré-hospitalar (serviços de resgate) nos centros urbanos e rodovias; melhoria dos recursos diagnósticos terapêuticos dos estabelecimentos assistenciais de saúde; e capacitação técnica dos pro-
fissionais...
Por atenderem clientes com alterações súbitas em sua condição de saúde, as unidades de emergência estão estruturadas para realizar de imediato as atividades diagnósticas e terapêuticas necessárias para a preservação da vida, alívio do sofrimento e prevenção de complicações...
É importante lembrar que as unidades de atendimento de emergência também representam uma porta de entrada ao sistema de saúde, muito procurada pela população que não consegue ter acesso a serviços de menor complexidade da rede assistencial, tais como as unidades básicas de saúde...
Dentre as chamadas unidades de emergência, destacam-se:
! o pronto-atendimento (PA) - presta atendimento imediato
aos usuários, com ou sem risco de vida, dentro do horário
de funcionamento do estabelecimento assistencial de saúde;.
! o pronto-socorro (PS) - dispõe de leitos de observação e presta
atendimento imediato aos usuários, com ou sem risco de vida,
durante as 24 horas do dia.

--
A planta física do pronto-socorro deve propiciar facilidade e segurança ao acesso e fluxo dos clientes, além de diminuir os riscos de infecção e facilitar o trabalho da equipe. Geralmente, localiza-se na entrada do estabelecimento de saúde e é constituída pelas seguintes áreas:
..
! sala para recepção, registro e espera de atendimento aos usuári-
os; local para a guarda de maca e cadeiras de rodas; e sanitários
para o público;
! consultórios médicos;
! sanitário e sala de higienização para os clientes;
! sala para atendimento de clientes graves (como sala de parada
cardiorrespiratória) e outras salas para procedimentos específi-
cos (sutura, gesso e outros);
! sala de repouso e observação;
! salas de enfermagem, guarda de materiais, expurgo, rouparia e
copa...
A unidade deve garantir a circulação interna adequada e livre de
obstáculos, bem como facilitar o acesso dos clientes ao centro cirúr-
gico, UTI, serviço de radiologia e elevadores. Além disso, deve man-
ter estreito entrosamento com outras unidades de apoio técnico e
diagnóstico terapêutico (laboratório, banco de sangue e outros).

PLACENTA PRÉVIAA placenta prévia é a implantação da placenta na porção mais baixa da cavidade uterina, recobrindo o orif...
11/09/2018

PLACENTA PRÉVIA

A placenta prévia é a implantação da placenta na porção mais baixa da cavidade uterina, recobrindo o orifício interno do colo do útero (canal do parto) ou perto deste. A placenta é uma estrutura que fornece alimentos e oxigénio ao bebê, além de remover os resíduos no sangue do feto.
Durante a gravidez , a placenta se move conforme o útero se estende e cresce.

No geral, a placenta está mais baixa no início da gravidez, mas tende a se movimentar para cima conforme a gravidez progride. No terceiro trimestre, a placenta deve estar perto do topo do útero, de modo que o colo do útero tenha um caminho claro para o parto. Se a placenta está muito próxima ao orifício interno do colo uterino ou então implantada parcialmente ou totalmente sobre ele, essa é uma condição conhecida como placenta prévia ou placenta baixa, e pode aumentar o risco de hemorragia grave antes ou durante o parto.

TIPOS

Existem quatro tipos de placenta prévia. O tipo de placenta prévia define o tratamento mais indicado e se a mãe deve fazer uma cesárea ou poderá optar pelo parto normal . É importante ressaltar que todos os tipos de placenta prévia podem causar hemorragia intensa em algum momento, implicando na necessidade de cesárea de emergência.

1. Placenta prévia parcial
A placenta cobre parcialmente a abertura do colo do útero. Nesse caso, o parto va**nal ainda é possível, mas depende do quanto a placenta está cobrindo a abertura uterina. Se necessário, será feita cesárea.

2. Placenta baixa
Este tipo começa no início da gravidez, com a placenta já localizada mais baixo do que o normal. Entretanto, o canal não f**a obstruído, havendo a possibilidade de realizar parto va**nal.

3. Placenta prévia marginal
A placenta prévia marginal acontece quando a parte inferior na placenta encosta nas margens do orifício interno do colo uterino. Qualquer sobreposição durante o parto pode causar pequenos sangramentos. No entanto, partos va**nais são normalmente seguros.

4. Placenta prévia completa
Este é o tipo mais grave, com a placenta cobrindo a totalidade do orifício interno do colo do útero. A cesárea é recomendada e, em casos graves, o bebê pode precisar nascer prematuramente.

CAUSAS

Quando ocorre a fecundação do óvulo, este apresenta 2 regiões distintas, uma que vai dar origem ao embrião e a outra que dará origem à placenta. Normalmente, a placentação ocorre na região corporal ou perto do fundo da cavidade uterina, portanto longe do orifício interno do colo uterino. Em alguns casos, essa implantação se dá na porção mais baixa da cavidade uterina, o que pode predispor à ocorrência da placenta de inserção baixa ou mesmo à placenta prévia.

Não se sabe exatamente o que causa a placenta prévia. No entanto, os tipos persistentes de placenta prévia têm sido associados com:
- Cicatrizes do revestimento do útero, como aquelas formadas em cirurgias
- Placentas grandes, como aquelas formadas em gestações múltiplas
- Mulheres que tem 35 anos ou mais durante a gravidez
- Histórico pessoal de placenta prévia.

FACTORES DE RISCO

O de placenta prévia é maior em pessoas que fizeram cirurgias anteriores envolvendo o útero, tais como:
- Cesárea
- Remoção de mioma uterino
- Dilatação e curetagem.

A placenta prévia também é mais comum entre as mulheres que:
- Já fizeram um parto anteriormente
- Sofreram com placenta prévia em gravidez anterior
- Estão gerando mais de um feto
- Tem 35 anos ou mais
- Fumam
- Usam co***na.

SINAIS E SINTOMAS

É comum a placenta prévia não apresentar nenhum sintoma, sendo diagnosticada em exames de rotina. No entanto, podem acontecer alguns sinais de alerta, como:
- Cólicas
- Sangramento que inicia, para e começa de novo dias ou semanas mais tarde
- Sangramento após relação sexual
- Sangramento na gravidez , principalmente na segunda metade.

TRATAMENTO

O tipo de tratamento irá depender:
- Da quantidade de sangramento
- De quanto o problema está afetando a sua saúde e a saúde do seu bebê
- Do quão perto está a data do parto.

Se a placenta prévia é descoberta no início da gestação, as chances de melhorar por conta própria são altas. A posição da placenta pode mudar à medida que o útero cresce. Assim, até ao final da gravidez, a placenta pode estar no lugar correto.

Caso o diagnóstico aconteça após a vigésima semana de gravidez e não há sangramento, serão necessários alguns cuidados para evitar uma visita de emergência ao hospital:
Evite todas as atividades extenuantes, como:
1. Corrida ou levantamento de peso
2. Não faça s**o, nem coloque nada em sua va**na
3. Procure ajuda médica de emergência se houver algum sangramento va**nal.
4. Se há algum sangramento, pode ser necessária internação. Se a data prevista para o parto está próxima, pode ser feita uma cesárea de emergência, uma vez que o parto va**nal poderia perturbar a placenta e causar hemorragia grave.

Se o sangramento pode ser retardado ou interrompido, a equipe médica pode atrasar o parto e acompanhar você e seu bebê de perto. O médico pode fazer:
1. Monitoramento cardíaco fetal para verif**ar a condição do seu bebê
2. Amniocentese para saber se os pulmões do bebê estão totalmente “amadurecidos”.

Você pode precisar de:
1. Uma transfusão de sangue, se perder muito sangue
2. Medicamentos esteroides, se você não está perto de sua data provável de parto. Os remédios ajudam a acelerar o desenvolvimento dos pulmões e preparar seu bebê para o parto
3. Manobras para retardar ou parar as contracções se você estiver em trabalho de parto prematuro.

PROGNÓSTICO

Coletar informações sobre o seu estado pode ajudar a reduzir o medo. Fale com seu médico ou médica, faça alguma pesquisa e se conecte com outras mulheres que já tiveram placenta prévia:
1. Prepare-se para uma cesárea
2. Aproveite o repouso
3. Cuide-se

COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS

Se você tiver placenta prévia, precisará de acompanhamento para reduzir o risco de complicações, como:
- Sangramento va**nal grave, que pode ocorrer durante o trabalho de parto ou nas primeiras horas após o parto
- Parto prematuro, uma vez que hemorragias graves podem requerer cesárea de emergência.

PREVENÇÃO

Como as causas de placenta prévia não são conhecidas, não é possível prevenir o problema. O ideal é fazer o acompanhamento pré-natal e notif**ar seu médico ou médica se notar alguma alteração ou sangramento durante a gravidez.

ANGIOEDEMA NOS LÁBIOSO angioedema é um “inchaço” semelhante à urticária, mas que acontece nas camadas mais profundas da ...
10/09/2018

ANGIOEDEMA NOS LÁBIOS

O angioedema é um “inchaço” semelhante à urticária, mas que acontece nas camadas mais profundas da pele.

CAUSAS

Angioedema pode ter diversas causas. Veja:

1. Alimentos
Muitos alimentos podem desencadear reações alérgicas. Marisco, peixe, amendoim, nozes, ovos e leite são alguns bons exemplos.

2. Medicações
Quase qualquer medicação pode causar angioedema. Analgésicos e medicamentos para pressão arterial são os principais vilões.

3. Alergias mais comuns
Outras substâncias que podem causar angioedema incluem pólen, pelos de animais, látex e picadas de insetos.

4. Fatores ambientais
Exemplos incluem o calor, o frio, a luz solar, água, a pressão sobre a pele, o estresse emocional e exercício físico.

5. Condições médicas subjacentes
Angioedema também pode ocorrer, ocasionalmente, como uma resposta a:
- Transfusões de sangue
- Perturbações do sistema imunológico, como doenças autoimunes
- Alguns tipos de câncer (por exemplo, um linfoma )
- Distúrbios da tireoide
- Infecções por bactérias ou vírus, tais como hepatite, HIV, citomegalovírus ou o vírus de Epstein-Barr.

6. Genética
O angioedema hereditário é raro e está relacionado com níveis baixos ou funcionamento anormal de determinadas proteínas do sangue, responsáveis pela regulação do sistema imunológico.

FACTORES DE RISCO

Angioedema é uma condição comum, mas alguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento desta doença. Você pode vir a ter angioedema se:
1. Já foi diagnosticado com angioedema anteriormente
2. Tiver ou tiver tido outras reacções alérgicas
3. Tiver um distúrbio associado à angioedema, como lúpus , linfoma ou alguma doença da tireoide
4. Ter histórico familiar de angioedema ou angioedema hereditário.

SINAIS E SINTOMAS

O principal sintoma do angioedema é a ocorrência de um inchaço repentino sob a pele, em suas camadas mais profundas. Também é possível desenvolver vergões ou inchaços na superfície da pele, embora esta condição não possa ser confundida com urticária. Importante: as duas doenças estão relacionadas, mas podem ocorrer separadamente ou ao mesmo tempo. É possível uma pessoa apresentar angioedema e não ter urticária, por exemplo.

O inchaço geralmente ocorre ao redor dos olhos e dos lábios. Ele também pode se manifestar nas mãos, pés e na garganta.
Os vergões são doloridos e podem causar coceira. Eles f**am pálidos e incham se estiverem irritados. O inchaço mais profundo de um angioedema também pode causar dor.
Outros sintomas podem incluir:
- Cólica abdominal
- Dificuldade para respirar
- Olhos e boca inchados
- Inchaço na conjuntiva ocular (quemose ).

TRATAMENTO

Sintomas leves podem não precisar de tratamento, mas sinais moderados e graves da doença precisam ser manejados. Neste caso, o tratamento para angioedema é feito basicamente com o uso de medicamentos.
Podem ser usados, principalmente, anti-histamínicos e anti-inflamatórios hormonais (corticosteroides).

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.

PROGNÓSTICO

Durante o tratamento de angioedema, algumas medidas caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas. Confira:
- Evite contacto com possíveis desencadeadores alérgicos como alimentos, medicamentos, pólen, pêlos de animais, látex e picadas de insectos
- Use um anti-histamínico de venda livre para ajudar a aliviar a coceira
- Experimente aplicar compressas frias sob o inchaço na pele. Cobrindo a área afetada com ataduras e curativos também pode ajudar a acalmar a pele e evitar coçar
- Tome banho, nem muito quente, nem muito frio
- Prefira roupas largas e de textura fina, como as de algodão. Evite roupas apertadas, de lã ou que possam piorar a lesão já presente na pele. Isso ajuda a evitar irritação.

COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS

Angioedema pode colocar a vida da pessoa em risco se levar a uma reação anafilática e, principalmente, se o inchaço provocado pela doença bloquear as vias respiratórias (caso ocorra na região da garganta).

Angioedema tem cura?
O angioedema que mais oferece riscos à saúde é aquele que ocorre na região da garganta, pois o inchaço pode bloquear as vias aéreas e dificultar a respiração. Quando o angioedema não afeta a respiração, ele pode ser desconfortável, mas geralmente é inofensivo e desaparece em alguns dias.

PREVENÇÃO

Para evitar angioedema ou sua reincidência:
- Evite irritar a área afectada, usando roupas mais largas e de tecido mais confortável;
- Fique longe de alérgenos conhecidos, como os já mencionados alimentos, pólen, poeira, pelos de animais, entre outros exemplos.

07/09/2018

KWASHIORKOR
--------------------------------------------------------------------------------------------
O QUE É KWASHIORKOR?
-----------------------------------------------------------------------------------------
A Kwashiorkor é causada pela grave deficiência de proteínas no organismo, caracterizando uma desnutrição proteico-energética.­ O nome curioso provém de um dos dialetos de Gana (país da África ocidental), “primeira criança segunda criança” que refere-se à condição nutricional em que a criança mais velha é retirada do peito quando nasce um novo irmão. A Kwashiorkor foi descoberta pelo pediatra Cicely Williams.

Das doenças nutricionais é considerada a mais grave e pode ser encontrada em qualquer lugar, porém, em países muitos pobres é comum aparecer nas famílias em situação extrema de pobreza. Cita-se maior ocorrência no primeiro filho porque quando nasce o segundo filho, a mãe tem a necessidade de alimentá-lo com todo o seu leite.

QUAL PROFISSIONAL DEVO PROCURAR?
------------------------------------------------------------------------------------------
Adultos são pacientes raros, mas o diagnóstico e tratamento são os mesmos indicados para as crianças, ambos podem procurar um clínico geral. As crianças, os casos mais comuns, podem ser tratadas pelo pediatra. O diagnóstico é simples, pois as manifestações clínicas são evidentes, e o médico também consultará o histórico médico do paciente.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
-------------------------------------------------------------------------------------------
Anorexia.
Aumento do fígado (com infiltrados).
Caquexia (grau extremo de enfraquecimento).
Desnutrição.
Despigmentação da pele (pele xerótica).
Edemas dos pés e tornozelos.
Inchaço e distensão do abdome (por causa da falta de proteínas não há pressão suficiente para extrair fluidos ).
Irritabilidade.
Marasmo (nos locais em que o clima é muito seco).
Perda de dentes.
Queda de cabelo.

Os doentes com Kwashiorkor não produzem mais anticorpos após a vacinação contra doenças.

O QUE CAUSA? QUAL A SUA FISIOPATOLOGIA?
-----------------------------------------------------------------------------------------
A Kwashiorkor é causada pela deficiência extrema de proteínas no organismo (mesmo que o paciente consuma calorias) o que provoca um desequilíbrio osmótico no sistema gastrointestinal provocando edema e/ou retenção de líquidos. A retenção de fluidos acontece por causa do mau funcionamento do sistema linfático (responsável por recuperar os fluidos, manter a imunidade e absorver os lipídios) e das trocas capilares.

A KWASHIORKOR TEM CURA? QUAL É O TRATAMENTO?
--------------------------------------------------------------------------------------------
Sim. Quando a Kwashiorkor é descoberta precocemente, o tratamento é bem sucedido. Basicamente, a Kwashiorkor é tratada com a inclusão de proteína na dieta alimentar. Contudo, muitas crianças chegam ao óbito por causa da desnutrição.

Para mais informação sobre o tratamento procure um Médico em uma Unidade Hospitalar mais próximo de Si!

COMO PREVENIR?
---------------------------------------------------------------------------------------------
A prevenção ocorre por meio da ingestão de alimentos que contenham proteína.

Muitas crianças ainda morrem devido a complicações da subnutrição. As que sobrevivem, mesmo depois de tratadas, ainda correm o risco de ter um retardo mental e/ou físico no desenvolvimento, além de infecções e doenças cardíacas.

Como cada um de nós pode contribuir para a diminuição desta doença?

Comente e também compartilhe para que outras pessoas saibam os problemas que a desnutrição pode acarretar!

Obrigado Por Ficar até Aqui
Curtiu(?)) - Comente!
Marque os Seus Amigos!
Curta A Nossa Página!
Fique Ligado Nas Próximas Publicações!

06/09/2018

GORDURA NAS FEZES O QUE PODE SER ?
--------------------------------------------------------------------------------------------------
A esteatorreia é a presença de gordura nas fezes, que normalmente acontece devido ao consumo excessivo de alimentos ricos em gordura, como frituras, embutidos e, até, abacate, por exemplo.
---
No entanto, a presença de gordura nas fezes, especialmente no bebê, também pode acontecer quando existe alguma doença que está impedindo o organismo de absorver correctamente os alimentos, como:
- Intolerância à lactose;
- Doença celíaca;
- Fibrose cística;
- Doença de Crohn;
- Doença de Whipple.
---
Além disso, no adulto, situações como a retirada do intestino delgado, de partes do estômago ou o pós-operatório em casos de obesidade também podem provocar má-absorção e levar ao surgimento da esteatorreia.
Assim, caso surjam manchas esbranquiçadas nas fezes com aparência oleosa ou a fezes fiquem mais esbranquiçadas ou alaranjadas, ou o exame nas fezes apresente alterações, é recomendado consultar um clínico geral ou um gastroenterologista para fazer outros exames, como colonoscopia ou exames de intolerância, para identif**ar a causa específ**a e iniciar o tratamento adequado.
--
SINAIS E SINTOMAS
------------------------------------------------------------------------------------------------
Os sintomas de gordura nas fezes normalmente aparecem associados a fezes de grande volume, com mau cheiro, de aspeto gorduroso e que flutuam na água. P-
Porém os sintomas também podem ser:
- Cansaço extremo;
- Diarreia excessiva ou de coloração laranja;
- Perda brusca de peso;
- Alongamento abdominal com cólicas;
- Náuseas e vômitos.
---
Quando o indivíduo apresenta alguns destes sintomas deve procurar um médico gastrenterologista para diagnosticar a causa do excesso de gordura nas fezes e iniciar o tratamento adequado. Em de caso de presença de fezes amalareladas,.
---
Já no caso do bebê, também é comum surgir dificuldade para aumentar de peso e fezes com aspeto muito pastoso ou, até, diarreia.
--
TRATAMENTO
---------------------------------------------------------------------------------------------
Para eliminar o excesso de gordura nas fezes, que é identif**ado no exame de fezes quando a quantidade de gordura se encontra acima de 6%, é recomendado reduzir a ingestão de gorduras na alimentação e, por isso, é muito importante evitar incluir na dieta alimentos com gorduras ruins como carne vermelha, queijo amarelo ou bacon.
---
No entanto, quando não é possível tratar a esteatorreia apenas com alterações na alimentação é aconselhado consultar um gastroenterologista para fazer exames de diagnóstico, como colonoscopia ou exame de fezes, que ajudam a identif**ar se existe alguma doença que possa estar causando o surgimento da gordura nas fezes. Nesses casos, o tipo de tratamento varia de acordo com o problema identif**ado, podendo incluir o uso de remédios ou cirurgia, por exemplo.

VITAMINAS-------------------------------------------------------------------------------------------------As vitaminas s...
04/09/2018

VITAMINAS
-------------------------------------------------------------------------------------------------
As vitaminas são substâncias orgânicas essenciais, necessárias em pequenas quantidades diariamente, para que o organismo desempenhe bem suas funções. Podem estar ligadas às gorduras, como as vitaminas A, D, E e K, ou não, como as vitaminas do complexo B e a vitamina C.

As vitaminas do complexo B e a vitamina C não são armazenadas no organismo e o seu excesso é eliminado pela urina – o que ocorre mais facilmente quando a temperatura aumenta e ou na presença de luz, ar e umidade.

As vitaminas A, D, E e K podem ser armazenadas no organismo quando consumidas em quantidade maior que a necessária. Não se perdem com tanta facilidade quando passam por processos de cocção.

Funções, Principais Fontes, Deficiência e Excesso Das Vitaminas
-------------------------------------------------------------------------------------------------
As vitaminas, com uma ou mais funções no organismo, têm papel fundamental na utilização de carboidratos, proteínas e lipídios, ajudando nas reações bioquímicas. A vitamina A, por exemplo, desempenha importante função na visão, crescimento e imunidade.

Vejamos as principais fontes e funções das vitaminas e o que pode ocorrer quando de seu consumo inadequado:

VITAMINAS
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Vitamina A - retinol

Principais Fontes
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Leite, manteiga, margarina enriquecida, folhas verde-escuras e alimentos alaranjados, como a manga, cenoura e mamão (pró-vitamina A)

Funções
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Crescimento e manutenção do tecido epitelial; desenvolvimento dos ossos e manutenção da acuidade visual.

Deficiência
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Cegueira noturna ou cegueira irreversível, diminuição da resistência às
infecções.

Excesso
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Dor de cabeça, vômitos, descamação da pele, perda de apetite e aumento dos ossos longos.

Vitaminas do Complexo B
-------------------------------------------------------------------------------------------------
B1 – tiamina
B2 – riboflavina
B3 ou PP – niacina
B5 – ácido pantotênico
B6 – Piridoxina
B12 –cianocobalamina
Bc – ácido fólico (folacina)
Vit. H - biotina

Principais Fontes
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Carnes de um modo geral, cereais, leguminosas. A vitamina B12,
ausente nos alimentos de origem vegetal, está presente em ovos, laticínios, peixes e fígado.

Funções
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Envolvidas na utilização de carboidratos, proteínas e lipídios.

Deficiência
-------------------------------------------------------------------------------------------------
B1 – Beribéri
B2 – Queilose e lesões oculares
B3 – Pelagra
B5 – Fadiga, insônia, depressão
B6 – Dermatite, irritabilidade e cálculos renais
B12 – Anemia perniciosa ou megaloblástica
Bc – Anemia
Vit. H – Fadiga, depressão e dores musculares

Excesso
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Não relatado, com exceção da niacina, que pode ocasionar vermelhidão, ardência e formigamento em torno do pescoço, na face e mãos.

Vitamina C - Ácido Ascórbico

Principais Fontes
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Frutas cítricas, tomate, pimentão verde, verduras, açaí, caju e acerola

Funções
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Manutenção da matriz de cartilagem intercelular, do osso e da dentina; importante na síntese de colágeno.

Deficiência
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Escorbuto (degeneração da pele, dos dentes, dos vasos sanguíneos, hemorragias epiteliais)

Excesso
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Não Relatado.

Vitamina D - Calciferol

Principais Fontes
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Exposição ao sol, leite enriquecido, óleo de fígado de peixes, manteiga e
gema de ovo.

Funções
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Crescimento e remineralização dos ossos; aumento da absorção de cálcio.

Deficiência
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Raquitismo em crianças; osteomalácia em adultos.

Excesso
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Vômitos, diarreia, perda de peso, lesão renal.

Vitamina E - Tocoferol

Principais Fontes
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Sementes, verduras, margarina e manteiga.

Funções
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Como antioxidante, previne a lesão da membrana celular.

Deficiência
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Possivelmente anemia.

Excesso
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Relativamente atóxica

Vitamina K - Naftoquinonas

Principais Fontes
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Verduras, pequenas quantidades em cereais, frutas e carnes.

Funções
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Importância na coagulação do sangue.

Deficiência
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Deficiências oriundas de sangramento intenso.

Excesso
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Relativamente atóxica

Os alimentos ricos em vitaminas C e E, associados com a vitamina A, podem proteger o organismo de muitos tipos de câncer e doenças do coração. Servem como antioxidantes naturais e combatem as substâncias químicas adquiridas no meio ambiente, pela fumaça do cigarro ou poluição do ar, ou formadas pelo próprio organismo.

Obrigado Por Chegar de Ler até Aqui
Curtiu(?)) - Comente!
Marque os Seus Amigos!
Curta A Nossa Página!
Compartilhe Com os Seus Amigos!
Fique Ligado Nas Próximas Publicações!

Endereço

Sector 1, Rua A, Bairro Do Panguila
Bengo

Telefone

931253914

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Clínica Saudável Primavera publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Clínica Saudável Primavera:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

Categoria