17/10/2023
. . Coisa Linda.❤️🙏🏿
(( ))
●SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.
CORAÇÃO: Órgão responsável por garantir o bombeamento do sangue;
O coração dos seres humanos, assim como o dos outros mamíferos, é um órgão muscular oco, formado por quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios são as câmaras responsáveis por garantir o recebimento do sangue no coração, enquanto os ventrículos são as câmaras responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para a fora
No lado esquerdo do coração, percebe-se a presença apenas de sangue rico em oxigênio, enquanto do lado direito observa-se a presença apenas de sangue rico em gás carbônico.
No coração, apresenta quatro válvulas que impedem o refluxo do sangue, permitindo, desse modo, um fluxo contínuo.
O coração apresenta três camadas ou túnicas: o endocárdio, o miocárdio e o epicárdio. O endocárdio é a camada mais interna, o miocárdio é a camada média, a qual é formada por tecido muscular estriado cardíaco, sendo ela, portanto, a responsável por assegurar que o sangue seja bombeado adequadamente devido às contrações musculares, é a camada mais espessa do coração; e o epicárdio, que é a camada mais externa, no epicárdio se acumula a camada de tecido adiposo que geralmente envolve o órgão.
O coração é capaz de contrair e também de relaxar, sendo chamada a contração de sístole e o relaxamento de diástole. Quando ele contrai, bombeia sangue e quando relaxa, enche-se de sangue. Nos seres humanos, os batimentos cardíacos originam-se no próprio coração. A região que origina o batimento cardíaco é chamada de nodo sinoatrial e ele é caracterizado por ser um aglomerado de células que produzem impulsos elétricos.
O coração se encontra no meio do mediastino, envolvido em um s**o seroso de duas camadas denominado pericárdio; possui a forma de uma pirâmide quadrangular, e é orientado como se esta pirâmide tivesse caído para um dos lados de forma que a sua base se orienta para a parede posterior do tórax, e seu ápice aponta para a parede torácica anterior; possui cinco superfícies: base (posterior), diafragmática (inferior), esternocostal (anterior), e superfícies pulmonares direita e esquerda.
VALVAS CARDIACAS
As valvas cardíacas separam os átrios dos ventrículos, e os ventrículos dos grandes vasos.
As valvas incorporam dois ou três folhetos (cúspides) nos orifícios atrioventriculares e nas raízes dos grandes vasos. As cúspides são abertas para permitir que o sangue flua em uma direção, e em seguida são fechadas para selar os orifícios e impedir o refluxo do sangue.
O prolapso posterior das cúspides é evitado pelas cordas tendíneas, cordões fibrosos que conectam os músculos papilares da parede ventricular às valvas atrioventriculares.
Existem dois conjuntos de valvas:
ATRIOVENTRICULARES
SEMILUNARES
ATRIOVENTRICULARES: Impedem o fluxo reverso dos ventrículos para os átrios:
A valva atrioventricular direita ou valva tricúspide: Encontra-se entre o átrio e o ventrículo direito. Ela possui três cúspides/folhetos: anterior/ântero-superior, septal e posterior/inferior.
A valva atrioventricular esquerda ou valva bicúspide ou ainda valva mitral possui somente duas cúspides. Ela situa-se entre o átrio e o ventrículo esquerdos e possui duas cúspides/folhetos: anterior/aórtico e posterior/mural.
SEMILUNARES: Impedem fluxo reverso dos grandes vasos para os ventrículos.
A valva semilunar pulmonar: Situa-se entre o ventrículo direito e a abertura do tronco pulmonar. Ela possui três cúspides/folhetos: anterior/não adjacente, esquerda/adjacente esquerda e direita/adjacente direita.
A valva semilunar aórtica: Situa-se entre o ventrículo esquerdo e a abertura da aorta. Ela possui três cúspides/folhetos semilunares: esquerda/coronária, direita/coronária e direita posterior/não adjacente.
Valva Átrio Ventricular Direito
Valva Átrio Ventricular Esquerdo
●VASOS SANGUÍNEOS
Os vasos sanguíneos são um grande sistema de tubos fechados por onde o sangue circula. Os três principais vasos sanguíneos encontrados no corpo são as artérias, veias e os capilares. Veja, a seguir, algumas características básicas desses três vasos:
Artérias: As artérias são vasos que levam o sangue, a partir do coração, para os órgãos e tecidos do corpo. Nesses vasos, o sangue corre em alta pressão. As artérias possuem paredes mais elásticas do que as veias. Com isso, as artérias ajudam a controlar a pressão sanguínea. As artérias ramificam-se em arteríolas.
Capilares: São vasos sanguíneos muito delgados possuem apenas a camada mais interna de células endoteliais e garantem a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos do corpo.
Veias: Os capilares sanguíneos convergem para as chamadas vênulas, as quais convergem para as veias. As veias são vasos que garantem que o sangue retorne ao coração. Nesses vasos, o sangue corre em baixa pressão e para evitar o refluxo do sangue as veias são dotadas de valvas.
▪︎ Artérias
As artérias formam uma rede de vasos ramificados que transportam o sangue arterial do coração para o corpo. O sangue é bombeado do ventrículo esquerdo e distribuído pela artéria principal do corpo: a aorta. Dela partem ramos arteriais, que se ramificam cada vez mais para irrigar todos os tecidos. As artérias pulmonares agem de outro modo, levam o sangue venoso do coração (que sai do ventrículo direito) até os pulmões para ser oxigenado.
As artérias de grande calibre são chamadas elásticas, as de médio calibre são as musculares e as mais finas são as arteríolas.
▪︎Veias
As veias são vasos que conduzem o sangue venoso do corpo para o coração, através das aurículas ou átrios. As veias pulmonares são diferentes, elas recebem o sangue oxigenado dos pulmões e levam até o coração.
Existem veias profundas e superficiais, como o nome indica, as primeiras são encontradas em regiões mais profundas; enquanto as outras estão na superfície da pele, sendo facilmente visualizadas. As veias mais finas são chamadas vênulas e fazem a comunicação entre vasos.
▪︎ Capilares
Os capilares são vasos de diâmetro bem reduzido, que se ramificam formando uma ampla rede de túbulos. Eles fazem a comunicação dos outros vasos, além disso, são responsáveis pelas trocas gasosas.