19/08/2025
O que é prostatite?
A prostatite é o termo clínico utilizado para designar a inflamação da próstata, podendo ser subdividida em prostatite crónica e prostatite aguda consoante o tempo de evolução dessa mesma inflamação.
Tipos:
Prostatite aguda – a prostatite aguda é a inflamação súbita da próstata, geralmente relacionada com uma infeção aguda que condiciona febre, aumento do volume da próstata, aumento da temperatura da próstata e que pode evoluir inclusive para a formação de abcessos da próstata e retenção urinária aguda.
Prostatite crónica – a prostatite crónica é uma inflamação crónica da próstata, relacionada com um aumento do número das células inflamatórias no tecido prostático e que pode estar associado ou não à presença de bactérias ou outros microoganismos. Nestes casos o quadro sintomático usualmente é mais ténue, descrevendo-se desconforto pélvico, sensação de peso sobre a região púbica, desconforto perineal (região entre a raiz do escroto e o â**s), necessidade imperiosa de urinar (urgência) ou aumento do número de micções ao longo do dia (poliaquiuria).
Causas da prostatite
As infeções urinárias são a principal causa para as prostatites agudas, sendo estas denominadas prostatites infecciosas. Estas são geralmente provocadas por bactérias (Escherichia coli, Pseudomonas, Klebsiela e Proteus) que migram da bexiga ou da uretra para a próstata. A presença de infeções urinárias frequentes, problemas de esvaziamento da bexiga, uso de sonda vesical e uretrites de repetição aumentam a probabilidade de vir a desenvolver uma prostatite bacteriana.
Sintomas da prostatite
Na maioria dos casos a prostatite aguda cursa com:
• Febre e tremores;
• Dificuldade e dor a urinar;
• Sensação de esvaziamento vesical incompleto;
• Dor perineal ou pélvica;
• Mal estar geral;
• Urina turva ou com mau cheiro.
Os sintomas da prostatite crónica costumam ser mais discretos e indolentes, manifestando-se por:
• Dificuldade em esvaziar a bexiga totalmente;
• Desconforto ou dor a urinar, ejacular ou defecar;
• Necessidade imperiosa de urinar várias vezes ao dia ou de se levantar durante a noite para urinar;
• Desconforto referido a nível do â**s ou alterações do intestino, períneo, região supra-púbica ou escroto.
Como prevenir a prostatite?
Para prevenir a prostatite devem ser adoptados todos os mecanismos necessários para evitar as infeções do trato urinário baixo, como seja o reforço da hidratação oral, as micções regulares, assegurar esvaziamento vesical completo.
Procure ajuda profissional se estiver com algum problema de saúde..