Notícias do Jhony

Notícias do Jhony Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Notícias do Jhony, Medicina e saúde, Lubango, Huila.

05/09/2023
AMIGDALITE A amigdalite é a inflamação com inchaço nas amígdalas. Amígdalas são uma espécie de gânglios linfáticos local...
04/09/2023

AMIGDALITE

A amigdalite é a inflamação com inchaço nas amígdalas. Amígdalas são uma espécie de gânglios linfáticos localizados na parte lateral da garganta e na parte de trás da boca. Elas ajudam a manter bactérias e outros germes longe de locais em que possam causar infecções.
Os sintomas da amigdalite são mais comuns no inverno, época em que o ar seco e aglomeração maior de pessoas em ambientes fechados facilitam a entrada de vírus e bactérias pelas vias aéreas.

TIPOS

O tipo de amigdalite depende da forma de como ela é contraída. Os principais tipos são:

1. Amigdalite bacteriana: Causada pela infecção de bactérias, a manifestação mais comum dessa forma da doença é a amigdalite estreptocócica é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, mais conhecida como estreptococo do grupo A. As amigdalites bacterianas exigem um tratamento mais específico, com antibióticos.

2. Amigdalite viral: A amigdalite viral é o tipo mais comum, sendo causada pela infecção de vírus nas amígdalas. Para essa manifestação da doença, o tratamento pode ser feito em casa à base de medicamentos e cuidados simples.

Além disso, existem dois subtipos de amigdalite que são:
1. Amigdalite crônica: A amigdalite crónica são infecções recorrentes, causando dor de garganta crónica, mau hálito e nódulos cervicais persistentes. Neste tipo, podem acontecer até sete episódios de amigdalite em um ano.
2. Amigdalite aguda: Apesar do tratamento, a amigdalite aguda durar até duas semanas ou mais. A amigdalite aguda causa a obstrução das vias aéreas devido a amígdalas inchadas, ocasionando na dificuldades na respiração, ronco e apneia do sono.

CAUSAS

Amigdalite é geralmente causada por vírus, mas também pode haver infecção bacteriana. A bactéria mais comum entre as causas de amigdalite é a Streptococcus pyogenes, mais conhecida como estreptococo do grupo A, também responsável por outras condições, a exemplo da faringite.

Outras bactérias também podem estar envolvidas no desenvolvimento da doença.

SEJA GENTIL E HUMILDE.Cadê o corpo lindo?Cadê a arrogância?Cadê os milhões de seguidores?Cadê o poderoso chefão?Cadê a r...
03/09/2023

SEJA GENTIL E HUMILDE.

Cadê o corpo lindo?
Cadê a arrogância?
Cadê os milhões de seguidores?
Cadê o poderoso chefão?
Cadê a riqueza?
Cadê os bens que conquistou aqui na Terra?
Cadê? Me mostra?
Do pó viemos e para o pó voltaremos.

Viva sua vida, mas não se ache superior, nem humilhe ninguém, pois independente de quem você seja ou da posição social que ocupe, esse é o futuro que te está reservado.

É forte, mas real pense bem antes de se achar superior que aos outros!!!
F**a dica .
DEUS abençoe e cuide todos vocês💚💜♥🙏

20/08/2023

Os valores de referência para a hemoglobina são:
- Crianças de 2 a 6 anos: 11,5 a 13,5 g/dL;
- Crianças de 6 a 12 anos: 11,5 a 15,5 g/dL;
- Homens : 14 a 18 g/dL;
- Mulheres: 12 a 16 g/dL;
- Grávidas: 11 g/dL.
Diferenças nesses valores podem indicar problemas de saúde:
▶️1. Hemoglobina baixa
- Anemia
- Linfoma
- Hipotiroidismo
- Hemorragia
- Insuficiência renal
▶️2. Hemoglobina alta
- Desidratação
- Enfisema pulmonar
- Tumor nos rins
A hemoglobina na urina (hemoglobinúria) é detectada através de exame. Essa condição pode está relacionada a problemas nos rins, como infecções, pielonefrite ou câncer

20/06/2023

CLASSE DOS MEDICAMENTOS
1. Antibióticos: são substâncias produzidas por células vivas, causando a inibição e matando os micro-organismos;
* Exemplos: azitromicina, clavulin, amoxicilina, neomicina, benzetacil, penicilina, eritromicina, gentamicina, cefalexina.
2. Antimicóticos: combatem infecções causadas por fungos;
* Exemplos: fluconazol, tolmicol, amicozol.
3. Antivirais: grupo de medicamentos que combatem ou controlam doenças virais;
* Exemplos: aciclovir, zovirax, tamiflu, ganciclovir.
4. Antiparasitários: grupo de medicamentos que combatem ou controlam doenças parasitárias ou verminoses;
* Exemplos: metronidazol, albendazol, mebendazol.
5. Sulfonamidas: conhecidas como “sulfa”, age no controle de infecções, prejudicando o crescimento de bactérias;
* Exemplos: sulfadiazina, cotrimoxaxol.
6. Anti-histamínicos: substância que inibe a histamina, um aminoácido encontrado em alguns tipos de tecidos, que causam as reacções alérgicas;
* Exemplos: loperamida, allegra, fenergan.
7. Expectorantes: são medicações usadas no alívio da tosse, pois causam a liquefação do muco nos brônquios facilitando a expulsão do sistema respiratório;
* Exemplos: fluimucil, carbocisteína, bromelin.
8. Broncodilatadores: causam a dilatação dos brônquios, causando melhor troca gasosa, melhorando assim a oxigenação dos tecidos;
* Exemplos: aerolin, aminofilina, teofilina, atrovent, berotec.
9. Cardiotônicos: aumentam a contratibilidade do músculo cardíaco;
* Exemplos: digoxina, acetildigoxina.
10. Beta-bloqueadores: medicamentos com capacidade de bloquear os receptores beta da noradrenalina;
* Exemplos: propranolol, atenolol, metropolol.
11. Vasoconstritores: actuam na contracção dos vasos sanguíneos, usados para diminuir hemorragias superficiais, aumentar a pressão arterial e a força de contracção do músculo cardíaco;
* Exemplos: norepinefrina, epinefrina, angiotensina, vasopressina.
12. Vasodilatadores: produzem a dilatação dos vasos sanguíneos;
* Exemplos: nifedipina

Urinologia(urologia)1- EXAME FÍSICOO exame físico da urina baseia-se em examinar macroscopicamente a urina ( a olho nú)....
20/06/2023

Urinologia(urologia)

1- EXAME FÍSICO
O exame físico da urina baseia-se em examinar macroscopicamente a urina ( a olho nú).
No exame físico examina-se 4 características:
1-cor
2-aspecto
3-cheiro
4-volume
- COR- A cor da urina, varia normalmente de amarelo cítrico à amarelo avermelhado dependendo do grau de concentração . Estás características depende principalmente de dois pigmentos o UROCROMO e UROBILINA.

Em certas circunstâncias patológicas ou não, a urina pode assumir coloração anormais.
1- Por exemplo :Amarelo claro ou incolor (tipo água ) _ ingestão excessiva de água ou características de urina dos diabéticos.

2- Amarelo escuro ou castanho: Estado oligúricos ( diminuição do fluxo urinário), febre e ictericias ( coloração amarelada da pele e membrana, mucosas por excesso de pigmentos biliar no sangue).

3- Avermelhado ( tipo estado de que apresenta a água depois de lavar a carne):Hematúria - presença de sangue na urina, também pode ser ingestão de beterraba .

4- Alaranjado : Ingestão de certos medicamentos.
5- Escuro ou negro : Metamoglobinúria, Hematúria.
6-Verde azulado: Ingestão de azul de metileno.

- ASPECTO: Em condições normais, a urina recém -emitida reacção ácida, é cristalina a translúcida (límpida ). Ao que em condições anormais ou patológicas o aspecto é ligeiro turvo e turvo.

- CHEIRO: A urina recém emitida apresenta cheiro muito característico cujo a causa ainda é uma incerteza, mas presume-se que isso esteja relacionado com a presença de alguns ácidas orgânicos voláteis.Mas quando permanecem em repouso por mais de uma hora, passa a exibir cheiro amoniacal, activo devido a hidrólise bacteriana da uréia que resulta em amónio .

- VOLUME: O volume urinário eliminado diariamente por indivíduos normais é muito variável dependendo sobretudo da quantidade da urina ingerida e da temperatura do meio ambiente.✌️❤️

FEBRE TIFÓIDEINTRODUÇÃO:A febre tifóide, é uma das principais doenças que afecta a saúde pública.• Definição:A febre tif...
24/05/2023

FEBRE TIFÓIDE

INTRODUÇÃO:
A febre tifóide, é uma das principais doenças que afecta a saúde pública.

• Definição:
A febre tifóide, é definida como uma doença bacteriana aguda.

• Sinais e sintomas
Nos sinais e sintomas da febre tifóide, podemos destacar:
- Febre alta;
- Cefaleia;
- Mal-estar geral;
- Anorexia;
- Bradicardia;
- Esplenomegalia;
- Manchas rosadas no tronco;
- Obstipação intestinal ou diarréia;
- Tosse.

• Agente etiológico: O agente causal da febre tifóide chama-se, salmonela Entérica.

• Reservatório: O reservatório da febre tifóide é o homem.

• Modo de transmissão: A bactéria é de veiculação hídrica e alimentar, cuja a transmissão pode ocorrer de forma directa ou principalmente de forma indirecta através do consumo de água e alimentos contaminados com a bactéria.

• Período de incubação: Geralmente é de uma a três semanas.

• Período de transmissibilidade: A transmissão ocorre enquanto a bactéria estiver a ser eliminada nas fezes e na urina do doente.

• Complicações: A principal complicação da febre tifóide é a hemorragia intestinal. Depois segue-se a perfuração intestinal.

• Diagnóstico laboratorial
O diagnóstico laboratorial da febre tifóide é feito através de amostras de sangue(Hemocultura), através de amostras fezes(Coprocultura), através de amostras de urina(Urocultura).

• Tratamento
O tratamento desta doença, pode ser feito com os seguintes medicamentos:
- Ampicilina,
- Amoxicilina,
- Ciprofloxacina,
- Ceftriaxona,
- Sulfamitaxozol,
- Clorafinicol.

Obs: Estes são medicamentos que possivelmente podem erradicar a febre tifóide, não é uma receita propriamente!

• Prevenção: O saneamento básico, o preparo adequado dos alimentos e a higiêne pessoal são as principais medidas de prevenção.

Elaborado por : Jhony CM.✅🙏

Endereço

Lubango
Huila

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Notícias do Jhony publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar