04/05/2025
“Cada imagem conta uma história única, e a minha começa aqui...”
Chamam-me Etelvina Praia, Angola de 29 anos de idade, licenciada em psicologia Clínica.
Em 2021 graduei-me em psicologia Clínica pela Universidade Agostinho Neto no Instituto Superior de Ciências da Saúde ( ISCISA) tendo obtido uma média de 17v e reconhecida como uma das melhores estudantes do curso.
Estudar psicologia nunca foi um sonho, sempre desejei ser Médica Cirurgiã, porém ao longo da orientação vocacional feita pela minha mãe descobri que sou altamente sensível a sangue( desmaio) desde este momento minha mãe aconselhou-me a mudar de profissão, mais não sair da área da saúde pois, era meu grande sonho trabalhar na saúde.
Então ingressei para Psicologia Clínica e como uma cuidadora nata, dei-me tão bem que muitas vezes eu mesma duvido (rsrs).
Comecei a trabalhar em instituições de ensino onde implementei um programa denominado GIVA ( Gabinete de Intervenção a Vida Activa), Trabalhei instruções de formação de petróleo, auxiliando os estudantes no seu percurso académico.
Após um tempo, mudei para prática Clínica em hospitais públicos e clínicas privadas; várias vezes fui convidada em cadeias televisiva para abordar temas sobre Saúde mental outras.
Todas experiências obtidas foram extremamente enriquecedora para formar a profissional que sou hoje. Em 2024 decidi começar a vida em outro País por razões pessoas e profissionais, não sabia que que havia uma grande missão e propósito por trás desta decisão.
Hoje vivo e trabalho em Portugal como psicóloga, em tão pouco tempo tenho me visto em um cenário internacional (parece Sonho).
Internacional? Sim!? Tenho pacientes em várias partes do mundo como; Portugal, Brasil, Angola, África do Sul, Cabo Verde e outros…parece pouco? Mas não é! É reflexo do trabalho e dedicação de anos, em não ser uma psicóloga comum, mas uma profissional que muda mentes e transforma vidas.
Neste momento estou inundada por um sentimento de gratidão imensurável por viver tudo isso.
Partilho com vocês, por que fazem parte disso.
A todos que acreditam em mim e no meu trabalho o meu muito Obrigada!
Juntos podemos fazer melhor🫂