15/03/2023
A , também chamada de : é uma dor aguda e em espasmos que pode afetar pacientes do s**o feminino, no período anterior ou mesmo durante a menstruação.
Com intensidade variável, para algumas mulheres a cólica menstrual pode ser uma condição incapacitante, uma vez que pode atrapalhar a rotina de estudos ou de trabalho da paciente, devido ao seu grau.
A cólica menstrual é resultado das movimentações que o útero faz para se livrar do endométrio, um tecido que reveste o útero e que aumenta de tamanho durante o ciclo menstrual. A menstruação é o resultado dessa descamação do útero.
Pacientes com cólicas menstruais muito fortes podem procurar ajuda do médico para checar se há outros quadros clínicos que pioram as cólicas, como a endometriose.
: A cólica menstrual pode ter causas primárias, caracterizada pelo aumento na produção de de prostaglandina pelo endométrio, e secundária, devido a alterações patológicas no aparelho reprodutivo, como , , , , , etc.
: A cólica menstrual é uma dor em espasmos, que varia de intensidade e que, inclusive, pode irradiar para as costas e pernas da paciente.
Além da , a paciente com cólica menstrual pode também apresentar outros sintomas, dependendo da intensidade.
A paciente com fortes cólicas menstruais pode causar e , , e .
: A cólica menstrual pode ser tratada com o uso de medicamentos naturais como o . A paciente também pode fazer o uso de bolsas de água quente para tentar aliviar as dores.
Pacientes com dores e cólicas muito intensas podem realizar exames para o diagnóstico da endometriose e de outras condições que fazem com que essa cólica seja mais intensa.
Inf: 949 909 660
Dr. Inglês