12/08/2025                                                                            
                                    
                                                                            
                                            HMIAM RECEBE DELEGAÇÃO DO KENIA MEDICAL TRAINING COLLEGE
No âmbito do Memorando de Cooperação entre Angola e Quénia, o Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes, recebeu no dia 11 de Agosto de 2025, uma delegação do Kenia Medical Training College (KMTC) – Faculdade de Formação Médica do Quénia.
 
A equipa anfitriã composta pela Directora Geral, Manuela Mendes e sua equipa composta pela Directora Clínica, Elsa Frederico, Directora Pedagógica e Científica, Maria Antónia Sampaio, Directora Administrativa, Henriqueta Hilário, Directora de Enfermagem, Berlinda dos Santos. 
A delegação visitante dirigida pela Embaixadora do Quénia em Angola, Joyce Khasimwa M'maits, ladeada pela Vice Directora para Assuntos Académicos, Nyawira Mwangi que trouxe consigo uma vasta equipa, constituída pelo Presidente do Conselho de Administração, Joseah Kiplagat Cheruiyot, membros do Conselho de Administração, do Conselho Directivo, das Relações intergovernamentais e do Departamento de Saúde Comunitária, bem como funcionários da Embaixada do Quénia em Angola. 
O Kenia Medical Training College é, segundo Nyawira Mwang, uma corporação estatal no Quénia, criada em 1927, sendo a mais antiga e a maior instituição de formação médica de nível intermédio, investigação e consultoria no Quénia e da região da África Oriental. Funciona sob a tutela do Ministério da Saúde e é responsável pela formação em diversas áreas do ramo. O KMTC oferece mais de 70 cursos relacionados à saúde em  71 colégios constituintes distribuídos por todo o país.
Do Ministério da Saúde (MINSA), esteve presente o Director Nacional dos Recursos Humanos, Baptista Monteiro, o Director do Gabinete de Intercâmbio, Júlio de Carvalho, o Director de Especialização em Saúde, Mateus Guilherme e a Directora do Gabinete de Ética e Humanização, Djamila Príncipe. 
Na mensagem de boas vindas, Directora Manuela Mendes mostrou-se muito satisfeita por tão significativa iniciativa de cooperação no ramo da formação científica, ficando com uma visão esclarecida do desempenho do KMTC no ramo da formação, estando convencida para uma futura cooperação. Acredita ainda haver muito que se consertar, baseando-se na explicação positiva que ouviu da delegação, na apresentação feita pela Vice-Directora para os Assuntos Acadêmicos, Nyawira Mwangi.
Dando sequência a actividade, coube a Directora Pedagógica e Científica, Maria António Sampaio apresentar o relatório das acções formativas e do plano de necessidades do HMIAM. Assim, consta que desde a sua inauguração em Junho de 2022, o HMIAM tem vindo a oferecer uma vasta gama de formações para os profissionais do hospital e não só, das mais variadas categorias, totalizando desde o início aproximadamente 30 formações, dentre as quais o curso de Partograma, o 1º Curso de Parteiras, Anestesia e Reanimação, Instrumentação de Cirugias, Agregação Pedagógica, Suporte Básico de Vida para todos os profissionais do hospital, Arquivo e Gestão Documental, Português e Inglês, tendo também numa primeira fase a formação de Reprodução Medicamente Assistida. 
Segundo a Directora Pedagógica e Científica, é também perspectiva da Direcção criar um centro de Vídeolaparoscopia no hospital. Assim, segundo o relatório, o HMIAM conta com 32 orientadores nacionais de formação, sendo 10 da classe de enfermeiros e 22 da classe médica.
O Hospital tem parceria com vários outros hospitais, recebendo do ponto de vista da Pré-Graduação estagiários destas instituições, tendo recebido no ano de 2024, um total de 125 estudantes e no 1º Semestre de 2025 outros 70 estudantes.
Para Maria Antónia Sampaio, a administração destes cursos tem vindo, sem sombra de dúvidas a ajudar corrigir vários erros na prática diária. Neste contexto, actualmente decorrem o 2º Curso de Pós Média de Parteiras,  o Curso de Pós Média de Instrumentação, o Curso Pós Média de Anestesia e Reanimação, o 3º Curso de Ecografia e a formação de médicos e enfermeiros em Cirurgia Robótica. Quanto a Pós-Graduação, a nível do hospital estão em curso 4 especialidades, a de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cuidados Intensivos e Cirurgia Pediátrica.  Ao longo dos três anos de existência, o HMIAM já realizou dois exames de Médicos Especialistas, tendo se especializado 14 médicos.
Quanto ao plano de necessidades, a Directora Pedagógica salienta impor-se a necessidade da realização cursos de emergência, como o Curso de Partograma, Curso de Avaliação dos Sinais Vitais, Curso de Aperfeiçoamento em Instrumentação Cirúgica e o Curso de Métodos de Esterilização de Material Hospitalar. Impõe-se também a necessidade da  implementação do internato na especialidade médica de Cuidados Intensivis Pediátricos e Neonatologia, Anestesia e Reanimação, bem como o da Instrumentação Cirúrgica e Agregação Pedagógica, para os orientadores.
A delegação teve ainda a oportunidade de visitar o hospital nas suas diversas áreas como a Sala de Partos, Neonatologia, Internamento Gineco/ Obstetra e Pediátrico, bem como o laboratório de simulação. A visita, segundo os membros, teve um impacto bastante positivo, mostrando-se impressionados por uma unidade hospitalar pública de tão grande magnitude.
Gabinete de Comunicação e Imagem - HMIAM