Hospital Materno Infantil Dr Manuel Pedro Azancot de Menezes

Hospital Materno Infantil Dr Manuel Pedro Azancot de Menezes Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Hospital Materno Infantil Dr Manuel Pedro Azancot de Menezes, Hospital, Rua lateral ao condomínio Austin, s/n/Camama, Luanda.

Hospital público de referência nacional, integrado no Serviço Nacional de Saúde, dotado de autonomia administrativa e financeira para a prestação diferenciada, especializada e qualificada de assistência à saúde materno-infantil.

Hoje celebramos todos aqueles que, com dedicação se entregam ao serviço de cuidar da vida.A cada profissional de saúde, ...
25/09/2025

Hoje celebramos todos aqueles que, com dedicação se entregam ao serviço de cuidar da vida.

A cada profissional de saúde, o nosso reconhecimento pelo compromisso diário de servir com coragem, humanidade e verdade.

Gabinete de Comunicação e Imagem - HMIAM

🏐✨ Vitória no Dia do Herói Nacional! ✨Hoje, 17 de setembro, data em que celebramos o Dia do Herói Nacional, as Bravas do...
17/09/2025

🏐✨ Vitória no Dia do Herói Nacional! ✨

Hoje, 17 de setembro, data em que celebramos o Dia do Herói Nacional, as Bravas do Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes entraram em campo e conquistaram uma grande vitória contra a forte equipe do Instituto Hematológico Pediátrico Dra Vitória do Espírito Santo, com o placar de 33 - 21. 🎉🔥

Mais do que o resultado, ficou marcado o espírito desportivo e a garra demonstrada por todas as atletas. 💪❤️

Parabéns, Bravas do Azancot! 👏👏

Gabinete de Comunicação e Imagem - HMIAM

HOJE CELEBRAMOS O DIA DA GRÁVIDA!O 9 de setembro é uma data simbólica, escolhida em alusão aos nove meses de gestação, p...
09/09/2025

HOJE CELEBRAMOS O DIA DA GRÁVIDA!

O 9 de setembro é uma data simbólica, escolhida em alusão aos nove meses de gestação, para valorizar todas as mulheres que vivem este momento único e transformador.

Neste dia, reforçamos a importância dos cuidados de saúde materna, da prevenção, da informação e do acompanhamento especializado, garantindo que cada grávida seja tratada com dignidade, respeito e carinho.

O HMIAM, está comprometido em apoiar cada mãe nesta caminhada, desde a primeira consulta até ao parto e pós-parto, promovendo saúde, bem-estar e segurança.

Um tributo especial a todas as grávidas, futuras mães e famílias que acolhem a vida com amor e esperança.


Gabinete de Comunicação e Imagem - HMIAM

Chegou a nossa Newsletter!Com notícias, entrevistas exclusivas  dos nossos especialistas e dicas de saúde para cuidar de...
22/08/2025

Chegou a nossa Newsletter!

Com notícias, entrevistas exclusivas dos nossos especialistas e dicas de saúde para cuidar de si e da sua família.

🌍 A saúde mais perto de si!

👉 Leia agora e fique por dentro: https://tinyurl.com/REVISTAKUVALA

Gabinete de Comunicação e Imagem - HMIAM

HMIAM REALIZA COM SUCESSO CIRURGIA A BEBÉ DE 9 MESES COM TUMOR NO OVÁRIO DE 2 KILOSO Hospital Materno Infantil DR. Manue...
21/08/2025

HMIAM REALIZA COM SUCESSO CIRURGIA A BEBÉ DE 9 MESES COM TUMOR NO OVÁRIO DE 2 KILOS

O Hospital Materno Infantil DR. Manuel Pedro Azancot de Menezes, alcançou mais um marco importante ao realizar, com êxito, a cirurgia de uma criança de 9 meses diagnosticada com um tumor no ovário.
Trata-se de um procedimento raro e de grande complexidade devido à idade precoce da paciente e o tamanho da massa abdominal.

A intervenção contou com a actuação de uma equipa multidisciplinar composta por pediatras, oncologistas pediatras, imagiologistas, cirurgiões pediátricos, anestesistas, enfermeiros e técnicos de apoio, que durante várias horas trabalharam de forma coordenada para garantir a remoção do tumor e a preservação da saúde da criança.

Segundo a equipa de médicos cirurgiões Daniel Alberto e Rossana Chipalavela da equipa responsável pela operação, “trata-se de um caso incomum e complexo pela idade da criança, pela distensão que o abdómem apresentava e pela dilatação das veias superficiais. Houve também dificuldade na dissecação do tumor, pois este estava muito aderido à parede abdominal e ao intestino grosso, tinha muita vascularização, o que exigia da equipa muita calma e perícia para evitar possíveis hemorragias. Todos esses factores tornaram o processo de abertura da cavidade o mais demorado de toda a cirurgia até chegar ao ovário que era a origem do tumor. A cirurgia teve uma duração de 3 horas e o tumor pesou 2 kilogramas”.

O sucesso desta cirurgia demonstra não apenas a capacidade técnica da equipa cirurgiã, mas também o compromisso do hospital com a vida e o bem-estar das crianças.

Actualmente, a bebé encontra-se em recuperação estável nos cuidados intensivos e continuará sob acompanhamento médico especializado para assegurar a sua evolução saudável. Está desperta e já reconhece a mãe.

O HMIAM reafirma o seu papel de referência na saúde materno-infantil, destacando-se pelo profissionalismo, dedicação e resultados que oferecem esperança às famílias.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem - HMIAM

HMIAM RECEBE DELEGAÇÃO DO KENIA MEDICAL TRAINING COLLEGENo âmbito do Memorando de Cooperação entre Angola e Quénia, o Ho...
12/08/2025

HMIAM RECEBE DELEGAÇÃO DO KENIA MEDICAL TRAINING COLLEGE

No âmbito do Memorando de Cooperação entre Angola e Quénia, o Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes, recebeu no dia 11 de Agosto de 2025, uma delegação do Kenia Medical Training College (KMTC) – Faculdade de Formação Médica do Quénia.

A equipa anfitriã composta pela Directora Geral, Manuela Mendes e sua equipa composta pela Directora Clínica, Elsa Frederico, Directora Pedagógica e Científica, Maria Antónia Sampaio, Directora Administrativa, Henriqueta Hilário, Directora de Enfermagem, Berlinda dos Santos.

A delegação visitante dirigida pela Embaixadora do Quénia em Angola, Joyce Khasimwa M'maits, ladeada pela Vice Directora para Assuntos Académicos, Nyawira Mwangi que trouxe consigo uma vasta equipa, constituída pelo Presidente do Conselho de Administração, Joseah Kiplagat Cheruiyot, membros do Conselho de Administração, do Conselho Directivo, das Relações intergovernamentais e do Departamento de Saúde Comunitária, bem como funcionários da Embaixada do Quénia em Angola.

O Kenia Medical Training College é, segundo Nyawira Mwang, uma corporação estatal no Quénia, criada em 1927, sendo a mais antiga e a maior instituição de formação médica de nível intermédio, investigação e consultoria no Quénia e da região da África Oriental. Funciona sob a tutela do Ministério da Saúde e é responsável pela formação em diversas áreas do ramo. O KMTC oferece mais de 70 cursos relacionados à saúde em 71 colégios constituintes distribuídos por todo o país.

Do Ministério da Saúde (MINSA), esteve presente o Director Nacional dos Recursos Humanos, Baptista Monteiro, o Director do Gabinete de Intercâmbio, Júlio de Carvalho, o Director de Especialização em Saúde, Mateus Guilherme e a Directora do Gabinete de Ética e Humanização, Djamila Príncipe.

Na mensagem de boas vindas, Directora Manuela Mendes mostrou-se muito satisfeita por tão significativa iniciativa de cooperação no ramo da formação científica, ficando com uma visão esclarecida do desempenho do KMTC no ramo da formação, estando convencida para uma futura cooperação. Acredita ainda haver muito que se consertar, baseando-se na explicação positiva que ouviu da delegação, na apresentação feita pela Vice-Directora para os Assuntos Acadêmicos, Nyawira Mwangi.

Dando sequência a actividade, coube a Directora Pedagógica e Científica, Maria António Sampaio apresentar o relatório das acções formativas e do plano de necessidades do HMIAM. Assim, consta que desde a sua inauguração em Junho de 2022, o HMIAM tem vindo a oferecer uma vasta gama de formações para os profissionais do hospital e não só, das mais variadas categorias, totalizando desde o início aproximadamente 30 formações, dentre as quais o curso de Partograma, o 1º Curso de Parteiras, Anestesia e Reanimação, Instrumentação de Cirugias, Agregação Pedagógica, Suporte Básico de Vida para todos os profissionais do hospital, Arquivo e Gestão Documental, Português e Inglês, tendo também numa primeira fase a formação de Reprodução Medicamente Assistida.

Segundo a Directora Pedagógica e Científica, é também perspectiva da Direcção criar um centro de Vídeolaparoscopia no hospital. Assim, segundo o relatório, o HMIAM conta com 32 orientadores nacionais de formação, sendo 10 da classe de enfermeiros e 22 da classe médica.

O Hospital tem parceria com vários outros hospitais, recebendo do ponto de vista da Pré-Graduação estagiários destas instituições, tendo recebido no ano de 2024, um total de 125 estudantes e no 1º Semestre de 2025 outros 70 estudantes.

Para Maria Antónia Sampaio, a administração destes cursos tem vindo, sem sombra de dúvidas a ajudar corrigir vários erros na prática diária. Neste contexto, actualmente decorrem o 2º Curso de Pós Média de Parteiras, o Curso de Pós Média de Instrumentação, o Curso Pós Média de Anestesia e Reanimação, o 3º Curso de Ecografia e a formação de médicos e enfermeiros em Cirurgia Robótica. Quanto a Pós-Graduação, a nível do hospital estão em curso 4 especialidades, a de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cuidados Intensivos e Cirurgia Pediátrica. Ao longo dos três anos de existência, o HMIAM já realizou dois exames de Médicos Especialistas, tendo se especializado 14 médicos.

Quanto ao plano de necessidades, a Directora Pedagógica salienta impor-se a necessidade da realização cursos de emergência, como o Curso de Partograma, Curso de Avaliação dos Sinais Vitais, Curso de Aperfeiçoamento em Instrumentação Cirúgica e o Curso de Métodos de Esterilização de Material Hospitalar. Impõe-se também a necessidade da implementação do internato na especialidade médica de Cuidados Intensivis Pediátricos e Neonatologia, Anestesia e Reanimação, bem como o da Instrumentação Cirúrgica e Agregação Pedagógica, para os orientadores.

A delegação teve ainda a oportunidade de visitar o hospital nas suas diversas áreas como a Sala de Partos, Neonatologia, Internamento Gineco/ Obstetra e Pediátrico, bem como o laboratório de simulação. A visita, segundo os membros, teve um impacto bastante positivo, mostrando-se impressionados por uma unidade hospitalar pública de tão grande magnitude.

Gabinete de Comunicação e Imagem - HMIAM

05/08/2025
ARRANCA SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO 2025O Hospital Materno Infantil DR. Manuel Pedro Azancot de Menezes, acolh...
01/08/2025

ARRANCA SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO 2025

O Hospital Materno Infantil DR. Manuel Pedro Azancot de Menezes, acolheu hoje, 1 de Agosto de 2025, o acto de abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno.

O acto foi presidido por sua Excelência Senhora Ministra da Saúde, Dra Sílvia Lutucuta, sob o lema “Priorizemos o Aleitamento Materno: Criemos sistemas de apoio sustentável”.

No seu discurso de abertura, a senhora Ministra reiterou a importância do aleitamento materno como pilar estratégico das políticas de saúde em Angola; uma vez que esta prática é capaz de salvar vidas, melhorar o desenvolvimento infantil e proteger a saúde materna e da criança.

Ao longo da sua abordagem, a Senhora Ministra, apelou o envolvimento conjunto das famílias, das instituições e das comunidades em prol desta grande causa, afirmando que “cada gota de leite materno é um investimento no futuro de Angola, é uma vacina natural (...), é um acto de amor.”

Para a Senhora ministra, é preciso, dentre outras estratégias, investir na formação contínua de práticas de apoio à amamentação para os profissionais de saúde; que haja campanhas comunitárias de sensibilização com líderes religiosos e tradicionais, bem como a importância da promoção de licenças de maternidade e paternidade reforçadas. A fim de se conseguir atingir os objectivos preconizados.

Por seu turno, a Senhora Elsa Frederico, Directora Clínica do Hospital Azancot de Menezes, em representação da Directora Geral, na sua mensagem de boas-vindas, resumiu este acto como sendo de especial significado, pois reafirma o compromisso de todos nós com a promoção, protecção e apoio ao aleitamento materno, um gesto simples e natural, mas que representa a base para uma vida saudável e o desenvolvimento pleno das crianças.

Intervieram também neste acto o Dr. Ketha Francisco, em representação do Director da Saúde Pública, a Dra Liliana Cassule, a Dra Claudeth Wanambela, como moderadora, Dra Andrea Assis.

Na sessão de encerramento o Senhor Secretário de Estado para a Saúde Pública, Dr. Carlos Pinto de Sousa, agradeceu o apoio dos parceiros nacionais e internacionais nesta missão, não deixando de felicitar todos os intervenientes que souberam transmitir de forma extensiva os seus temas, tendo conseguido que neste primeiro dia se levantassem discussões em torno dos temas apresentados por parte da plateia.

Na sua óptica, o tema de Aleitamento Materno não é um tema para se discutir em apenas um dia. É um tema que deve continuar a ser discutido também em outros fóruns, pois ajuda a melhorar os indicadores, como a mortalidade infantil e neonatal. “O Aleitamento materno deve ser visto em toda sua extensão porque há um conjunto de factores intrínsecos e extrínsecos à saúde que têm que ser abordados. E para isso, deve-se melhorar a comunicação para que a mensagem seja reproduzida para todos”, disse.

Assim, ficaram dois desafios lançados pela Dra Natália da Conceição, Médica Nutricionista que propõe a abertura do “Hospital Amigo da Criança” e pela Dra Fuka André da Associação Angolana dos Nutricionistas que igualmente propõe a criação de salas de amamentação nas unidades hospitalares, empresas e direcções municipais e provinciais. Que todos os presentes levem esta mensagem.

Durante a semana serão desencadeadas uma série de actividades em torno desta nobre causa nas diferentes unidades hospitalares. E tudo isso contando com o apoio do: Ministério da Saúde, Hospital Materno Infantil DR. Manuel Pedro Azancot de Menezes, Maternidade Lucrécia Paim, UNICEF, Banco BAI, Programa Alimentar Mundial, MEDIAG Análises Clínicas, Shalina, Universidade Privada de Angola e da Pura Água de Mesa.

Gabinete de Comunicação e Imagem - HMIAM

HOSPITAL MATERNO INFANTIL AZANCOT DE  MENEZES RECEBE DELEGAÇÃO DE HOSPITAL TURCO MEDICAL PARK O Hospital Materno Infanti...
23/07/2025

HOSPITAL MATERNO INFANTIL AZANCOT DE MENEZES RECEBE DELEGAÇÃO DE HOSPITAL TURCO MEDICAL PARK

O Hospital Materno Infantil Dr Manuel Pedro Azancot de Menezes, recebeu hoje a visita de uma delegação de Hospital Turco Mefical Park, considerado como o maior hospital privado da Turquia. O referido hospital é especializado em transplantes de alto nível, robótica cirúrgica e outros serviços.

A delegação recebida pela Directora Clínica, Elsa Frederico, em representação da Directora Geral, composta dentre outros membros, pela Sra Haja M'beirick e sua Excelência o Cônsul Honorário de Angola na Mauritânia, Ahmedou Bouvecha, foi conduzida por membros do Gabinete do Secretário de Estado para a Área hospitalar.

O objectivo dessa visita foi de apreciar a organização e funcionamento da unidade hospitalar, à semelhança de outras unidades igualmente visitadas; no âmbito das relações de cooperação político – diplomático e comercial, consideradas boas entre Angola e Turquia.

O balanço da visita foi bastante positivo, tendo a delegação reconhecido os esforços do governo angolano na promoção de serviços de saúde de qualidade, abrindo a possibilidade de se estabelecerem parcerias em prol de uma melhor capacitação técnica para os cuidados.

Gabinete de Comunicação e Imagem - HMIAM

Endereço

Rua Lateral Ao Condomínio Austin, S/n/Camama
Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Hospital Materno Infantil Dr Manuel Pedro Azancot de Menezes publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram

Categoria