29/05/2023
7 sinais de que seu filho pode ser uma criança hiperativaTempo de leitura estimado: 8 min.

Já parou para pensar que seu pequeno pode ser uma criança hiperativa? Confira 7 dos principais sinais que podem indicar esse comportamento.
Pode ser um tanto desafiador cuidar de uma criança que nunca para e que está sempre atenta a alguma atividade diferente da proposta. Muitos pais ficam com dúvidas, pensando que podem estar educando seu filho de forma “errada”. Mas, talvez, a fonte dessa inquietude seja um dos assuntos mais buscados, estudados e discutidos no mundo da educação: a hiperatividade.
De acordo com dicionários, hiperatividade é o excesso de atividade que se manifesta de variadas formas. Consiste, basicamente, em comportamento fora do comum, que se caracteriza pelo excesso de atividade motora, déficit de atenção, descontrole, entre outros. Também conhecido como “transtorno de déficit de atenção com hiperatividade”, TDAH, estima-se que atinge de 3% a 6% da população mundial, segundo o Ministério da Saúde.
Já parou para pensar que seu pequeno também pode ser uma criança hiperativa? Frequentemente consideradas como crianças que “vivem no mundo da lua” ou “a mil por hora”, há uma incompreensão grande, e o diagnóstico da hiperatividade requer atenção, observação e cuidados. Ao suspeitar de algum sintoma, é importante que a família procure um profissional de sua confiança para realização de diagnóstico.
A fim de esclarecer suas dúvidas e compreender se alguns comportamentos da criança podem decorrer de hiperatividade, listaremos, a seguir, 7 dos principais sinais apresentados em um quadro de hiperatividade motora e/ou mental. Estando atento a eles, você pode procurar um profissional, além de aprender a lidar melhor com a situação. Confira este artigo para entender um pouco mais sobre o assunto.
1. Ele se cansa muito rápido das atividades
Quantas vezes você já viu seu filho imergir em uma atividade e, depois de pouco tempo, parar