23/10/2022
⚠️ CÁLCULO RENAL ⚠️
Hoje iremos fazer uma curta abordagem sobre o cálculo renal, preferimos falar essencialmente sobre isso porque os rins parecem ser um dos órgãos do nosso corpo que aparentemente são os que recebem menos cuidados apesar de desempenharem funções importantíssimas para o nosso organismo.
1. CONCEITO
O cálculo renal, também denominado por pedra no rim, litíase ou ainda nefrolitíase é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário. Este tipo de pedra surge principalmente devido a uma alimentação rica em proteína e/ou sódio, mas também pode ser resultado do baixo consumo de líquidos durante o dia.
O principal sintoma de pedra nos rins é a dor intensa no fundo das costas que pode limitar os movimentos. No entanto, também pode surgir dor para urinar, urina turva e febre acima dos 38ºC.
2. CAUSAS
As pedras nos rins são formadas quando a urina apresenta quantidades maiores que o normal de determinadas substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico. Essas substâncias podem se aglutinar e formar pequenos cristais – que, depois, se transformarão em pedras, literalmente.
3. SINTOMAS
Uma ou mais pedras no rim podem não apresentar sintomas no início. Quando elas começam a se movimentar dentro do rim ou de outros órgãos do trato urinário é que a dor começa. Dentre os sintomas mais frequentes destacam-se:
● Dores intensas e que se espalham pela região abdominal;
● Dores que vêm e vão, variando de intensidade;
● Dor ao urinar;
● Urina com sangue, avermelhada, amarronzada ou rosada;
● Urina com cor anormal, geralmente escura e mal cheirosa;
● Náuseas e vômitos;
● Necessidade persistente de urinar, levando a pessoa ao banheiro muitas vezes ao dia;
4. PREVENÇÃO
Para prevenir o cálculo renal, é necessário tomar muito cuidado com a alimentação. Podemos destacar as seguintes medidas:
● Beba muita água durante o dia, pelo menos 2 à 3 litros;
● Reduza as quantidades de sal em suas refeições;
● Continue alimentando-se de comidas ricas em cálcio.
● Faça exercícios físicos com uma frequência de pelo menos 3 vezes por semana;