
27/08/2025
A hérnia inguinal é um tipo de hérnia que surge na região da virilha, podendo causar sintomas, como inchaço, dor ou desconforto e sensação de peso ou queimação na região inguinal, que pioram ao realizar esforços.
Em caso de suspeita de hérnia inguinal, é recomendado consultar um cirurgião geral. O tratamento normalmente envolve a sua correção por meio de cirurgia para evitar complicações, como encarceramento e estrangulamento da hérnia.
🔴Os sintomas mais comuns da hérnia inguinal são:
Inchaço na virilha que também pode afetar a bolsa escrotal, nos homens, ou v***a, nas mulheres;
Dor ou desconforto na região da virilha;
Sensação de peso ou queimação na raiz da coxa.
Embora os sintomas da hérnia inguinal nem sempre sejam facilmente notados, especialmente nos casos em que a hérnia é pequena, tendem a piorar ao realizar esforços, tossir ou permanecer de pé por muito tempo.
Além disso, quando não tratada, a hérnia pode se agravar com o tempo, aumentando o risco de complicações como encarceramento, quando o intestino f**a preso, e estrangulamento, em que o sangue não consegue chegar onde a hérnia está.
A hérnia encarcerada é uma complicação grave, devido ao risco de obstrução intestinal. Por isso, em caso de suspeita é recomendado procurar uma emergência para avaliação e iniciar o tratamento adequado.
🔴Como confirmar o diagnóstico?
O diagnóstico de hérnia inguinal pode ser feito por um clínico geral, a partir da realização de exame físico, em que o médico pede para tossir ou fazer força com a barriga, para identif**ar se a hérnia f**a mais saliente, ajudando na identif**ação.
Porém, em alguns casos, o médico também pode indicar exames, como a ultrassonografia ou tomografia computadorizada, para confirmar a presença da hérnia.
🔴Existem 2 tipos de hérnia inguinal:
Hérnia inguinal direta: é mais comum nos adultos e idosos, acontecendo após fazer esforços que aumentam a pressão na barriga, como pegar objetos pesados.