19/02/2021
HEMOCULTURAS: Importância do Diagnóstico Laboratorial
Hemocultura é um exame laboratorial que pesquisa microrganismos patogênicos no sangue por meio da utilização de meios de cultura específicos.
A hemocultura detecta bactérias e fungos no sangue. Infecções na corrente sanguínea são provocadas com maior frequência por bactérias (bacteremia), mas também podem ser causadas por fungos ou por vírus. Se o sistema imunológico de uma pessoa não consegue conter uma infecção em seu local de origem, como a bexiga ou os rins em infecções urinárias, ela pode se disseminar pela corrente sanguínea para todo o corpo, infectando outros órgãos e tecidos. Este é um exame auxiliar de grande relevância, uma vez que seu resultado projeta-se na terapêutica.
O exame deve ser solicitado em certos quadros infecciosos, como:
- Suspeita de endocardite;
- Sepse;
- Infecções hospitalares;
- Febre de origem não definida;
- Infecções em pacientes imunodeprimidos;
Meningites;
- Pneumonias graves;
- Bacteremia.
Para o exame devem ser colhidas duas amostras de hemoculturas, de regiões distintas do corpo. Esta deve ser realizada antes do início do tratamento com antibiótico, pois este inibe a multiplicação das bactérias e, de preferência, durante o pico febril, embora isso quase nunca seja possível.
A coleta de sangue para cultura deve ser feita, idealmente, antes do início da antibioticoterapia de pacientes que configurem quadro clínico sugestivo de infecção e sujeitos à internação e que apresentem febre ou hipotermia, leucocitose, especialmente com desvio à esquerda ou granulocitopenia absoluta.
Depois de 24h da colheita, é possível observar se há ou não a presença de bactérias. Caso haja, coloca-se o material em outros meios de cultura para identificar a espécie e, por conseguinte, realiza-se também um antibiograma, para identificar qual o antibiótico adequado para combater a bactéria em questão. Para o resultado final, são necessários cerca de 5 dias.
Dentre as bactérias mais comumente encontradas na corrente sanguínea estão:
- Staphylococcus sp;
- Streptococcus sp. e;
- bacilos gram-negativos.
A bacteremia, comprovada laboratorialmente pela hemocultura, consiste na presença de microrganismos viáveis na corrente sanguínea. É um problema de grande relevância, relacionado diretamente ao aumento nas taxas de morbidade e mortalidade e representa uma das mais significativas complicações no processo infeccioso.
A maioria dos casos de sepse ocorre em ambiente hospitalar e, frequentemente, envolve microrganismos que apresentam grande resistência a antibióticos e estão associados a taxas de mortalidade superiores aos episódios que ocorrem na comunidade.
O laboratório de análises clínicas tem um papel de extrema importância no processamento de amostras de pacientes com bacteremia. Uma vez que a hemocultura se mostra positiva para patógenos, ela se torna um indicador altamente específico de infecção da corrente sanguínea, permitindo que o isolamento do agente e posterior identificação e antibiograma direcione a conduta terapêutica correta e precoce com antimicrobianos, favorecendo a significativa redução na mortalidade.
Deve-se investigar crianças pequenas com quadro de queda do estado geral sem explicação, e idosos, principalmente acompanhado de mal-estar, mialgia ou sinais de acidente vascular cerebral.
Durante episódios sépticos comprovados, recomendam-se coletar no mínimo duas até quatro amostras por episódio infeccioso, favorecendo, desta forma, o isolamento do agente bacteriano ou fúngico em mais de 95 %. Cada amostra de hemocultura corresponde a uma punção, sendo que uma punção corresponde a dois frascos para adultos (um frasco para cultura aeróbia e outro para cultura anaeróbia) e um frasco para pacientes pediátricos até 13 Kg.
O número de hemoculturas positivas em função do número total de amostras coletadas é uma ferramenta útil para interpretação do significado clínico, considerando que os contaminantes geralmente crescem em apenas uma amostra quando duas ou mais são obtidas. Portanto, a coleta de uma amostra única não é recomendada, já que um número substancial de bacteremias pode não ser detectado e impossibilita a discriminação de possíveis contaminantes.
As metodologias atuais para hemocultura automatizada são mais sensíveis e permitem a detecção rápida de baixos níveis de bacteremia mesmo em pacientes em uso prévio de antimicrobianos. O sistema automatizado realiza monitoramento contínuo e existe um menor risco de contaminação laboratorial, pois o repique é realizado somente a partir de cultura positivas. Opcionalmente, pode-se fazer a escolha de frascos de hemocultura com fator neutralizador de antibióticos que permite o desenvolvimento de bactérias em pacientes sob antibioticoterapia. A grande maioria dos resultados positivos ocorre nas primeiras 48 horas de incubação.
* Referências:
- Araujo M.R.E. Hemocultura: recomendações de coleta, processamento e interpretação dos resultados. J Infect Control 2012; 1 (1): 08-19
http://www.rbac.org.br/artigos/perfil-de-resultados-de-hemoculturas-positivas-e-fatores-associados/
- Lee D-H, Kim SC, Bae I-G, Koh E-H, Kim S. Clinical Evaluation of BacT/Alert FA Plus and FN Plus Bottles Compared with Standard Bottles. Journal of Clinical Microbiology. 2013;51(12):4150-4155. doi:10.1128/JCM.01935-13.
http://www.conhecersaude.com/exames-medicos/h/3242-hemocultura.html
http://www.hfcp.com.br/atualizacao_31_07/ccih.pdf
http://www.saude.sp.gov.br/resources/chs/diretoriadepartamento/ccih/protocolomedico/hemocultura__coleta_-_revisado_2008.pdf
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA7n4AJ/hemocultura-tecnica-hemocultura
http://www.afip.com.br/Arquivos/Manuais_Exames/Manual%20Exames%20-%20Microbiologia%20AFIP%20-%202010/6.1%20Hemocultura.htm
AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
☆ Em suas publicações, a página da Bio Saúde - Qualificação E Aperfeiçoamento, tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação da Bio Saúde, tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento.
☆ SE ESTE MATERIAL FOI ÚTIL PARA VOCÊ, COMPARTILHE ESTAS INFORMAÇÕES !