Análises Clínicas e Saúde Pública

Análises Clínicas e Saúde Pública Esta pagina serve para os profissionais de saúde e o público em geral, vamos dessiminar conhecimentos sobre saúde na prevenção de doenças.

Esta é uma pagina voltada para dessiminação dos cuidados primários de saúde, com o objectivo de informar a população por meio desta rede social. O nosso objectivo principal é prevenção de doenças

Feliz dia Internacional da Mulher.
08/03/2022

Feliz dia Internacional da Mulher.

HEMOCULTURAS: Importância do Diagnóstico Laboratorial     Hemocultura é um exame laboratorial que pesquisa microrganismo...
19/02/2021

HEMOCULTURAS: Importância do Diagnóstico Laboratorial

Hemocultura é um exame laboratorial que pesquisa microrganismos patogênicos no sangue por meio da utilização de meios de cultura específicos.

A hemocultura detecta bactérias e fungos no sangue. Infecções na corrente sanguínea são provocadas com maior frequência por bactérias (bacteremia), mas também podem ser causadas por fungos ou por vírus. Se o sistema imunológico de uma pessoa não consegue conter uma infecção em seu local de origem, como a bexiga ou os rins em infecções urinárias, ela pode se disseminar pela corrente sanguínea para todo o corpo, infectando outros órgãos e tecidos. Este é um exame auxiliar de grande relevância, uma vez que seu resultado projeta-se na terapêutica.

O exame deve ser solicitado em certos quadros infecciosos, como:

- Suspeita de endocardite;

- Sepse;

- Infecções hospitalares;

- Febre de origem não definida;

- Infecções em pacientes imunodeprimidos;
Meningites;

- Pneumonias graves;

- Bacteremia.

Para o exame devem ser colhidas duas amostras de hemoculturas, de regiões distintas do corpo. Esta deve ser realizada antes do início do tratamento com antibiótico, pois este inibe a multiplicação das bactérias e, de preferência, durante o pico febril, embora isso quase nunca seja possível.

A coleta de sangue para cultura deve ser feita, idealmente, antes do início da antibioticoterapia de pacientes que configurem quadro clínico sugestivo de infecção e sujeitos à internação e que apresentem febre ou hipotermia, leucocitose, especialmente com desvio à esquerda ou granulocitopenia absoluta.

Depois de 24h da colheita, é possível observar se há ou não a presença de bactérias. Caso haja, coloca-se o material em outros meios de cultura para identificar a espécie e, por conseguinte, realiza-se também um antibiograma, para identificar qual o antibiótico adequado para combater a bactéria em questão. Para o resultado final, são necessários cerca de 5 dias.

Dentre as bactérias mais comumente encontradas na corrente sanguínea estão:

- Staphylococcus sp;

- Streptococcus sp. e;

- bacilos gram-negativos.

A bacteremia, comprovada laboratorialmente pela hemocultura, consiste na presença de microrganismos viáveis na corrente sanguínea. É um problema de grande relevância, relacionado diretamente ao aumento nas taxas de morbidade e mortalidade e representa uma das mais significativas complicações no processo infeccioso.

A maioria dos casos de sepse ocorre em ambiente hospitalar e, frequentemente, envolve microrganismos que apresentam grande resistência a antibióticos e estão associados a taxas de mortalidade superiores aos episódios que ocorrem na comunidade.

O laboratório de análises clínicas tem um papel de extrema importância no processamento de amostras de pacientes com bacteremia. Uma vez que a hemocultura se mostra positiva para patógenos, ela se torna um indicador altamente específico de infecção da corrente sanguínea, permitindo que o isolamento do agente e posterior identificação e antibiograma direcione a conduta terapêutica correta e precoce com antimicrobianos, favorecendo a significativa redução na mortalidade.

Deve-se investigar crianças pequenas com quadro de queda do estado geral sem explicação, e idosos, principalmente acompanhado de mal-estar, mialgia ou sinais de acidente vascular cerebral.

Durante episódios sépticos comprovados, recomendam-se coletar no mínimo duas até quatro amostras por episódio infeccioso, favorecendo, desta forma, o isolamento do agente bacteriano ou fúngico em mais de 95 %. Cada amostra de hemocultura corresponde a uma punção, sendo que uma punção corresponde a dois frascos para adultos (um frasco para cultura aeróbia e outro para cultura anaeróbia) e um frasco para pacientes pediátricos até 13 Kg.

O número de hemoculturas positivas em função do número total de amostras coletadas é uma ferramenta útil para interpretação do significado clínico, considerando que os contaminantes geralmente crescem em apenas uma amostra quando duas ou mais são obtidas. Portanto, a coleta de uma amostra única não é recomendada, já que um número substancial de bacteremias pode não ser detectado e impossibilita a discriminação de possíveis contaminantes.

As metodologias atuais para hemocultura automatizada são mais sensíveis e permitem a detecção rápida de baixos níveis de bacteremia mesmo em pacientes em uso prévio de antimicrobianos. O sistema automatizado realiza monitoramento contínuo e existe um menor risco de contaminação laboratorial, pois o repique é realizado somente a partir de cultura positivas. Opcionalmente, pode-se fazer a escolha de frascos de hemocultura com fator neutralizador de antibióticos que permite o desenvolvimento de bactérias em pacientes sob antibioticoterapia. A grande maioria dos resultados positivos ocorre nas primeiras 48 horas de incubação.

* Referências:

- Araujo M.R.E. Hemocultura: recomendações de coleta, processamento e interpretação dos resultados. J Infect Control 2012; 1 (1): 08-19

http://www.rbac.org.br/artigos/perfil-de-resultados-de-hemoculturas-positivas-e-fatores-associados/

- Lee D-H, Kim SC, Bae I-G, Koh E-H, Kim S. Clinical Evaluation of BacT/Alert FA Plus and FN Plus Bottles Compared with Standard Bottles. Journal of Clinical Microbiology. 2013;51(12):4150-4155. doi:10.1128/JCM.01935-13.

http://www.conhecersaude.com/exames-medicos/h/3242-hemocultura.html

http://www.hfcp.com.br/atualizacao_31_07/ccih.pdf

http://www.saude.sp.gov.br/resources/chs/diretoriadepartamento/ccih/protocolomedico/hemocultura__coleta_-_revisado_2008.pdf

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA7n4AJ/hemocultura-tecnica-hemocultura

http://www.afip.com.br/Arquivos/Manuais_Exames/Manual%20Exames%20-%20Microbiologia%20AFIP%20-%202010/6.1%20Hemocultura.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

☆ Em suas publicações, a página da Bio Saúde - Qualificação E Aperfeiçoamento, tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação da Bio Saúde, tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento.

☆ SE ESTE MATERIAL FOI ÚTIL PARA VOCÊ, COMPARTILHE ESTAS INFORMAÇÕES !

COVID-19: MAIS DOIS ÓBITOS E 16 NOVOS CASOS O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, deu a conhe...
01/08/2020

COVID-19: MAIS DOIS ÓBITOS E 16 NOVOS CASOS

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, deu a conhecer neste sábado, 1 de Agosto, no ponto informativo sobre a doença, que nas últimas 24 horas foram registados dois óbitos, 23 recuperados e 16 novos casos positivos.

A Clínica Girassol reportou um óbito de uma adolescente de 16 anos, que esteve internada com doença crónica descompensada e descompensação respiratória aguda.

O segundo óbito foi de um ancião de 69 anos, admitido no banco de urgência do Hospital Militar, com o quadro respiratório agudo grave e foi transferido para Zona Económica Especial, onde chegou a falecer.

No grupos dos novos doentes da Covid-19, um foi diagnosticado na província do Bié e igual número no Zaire, sendo que Luanda registou 14 casos nos municípios de Talatona, Belas, Viana, Cacuaco.

O caso positivo do Bié é importado de Luanda. O cidadão violou a cerca sanitária, fugiu da quarentena e foi capturado.

Quanto ao caso do Zaire, trata-se de mais um funcionário da Base do Kwanda.

Angola regista actualmente 1.164 casos confirmados de COVID-19, dos quais 54 óbitos, 460 recuperados e 650 activos.
Entre os activos, 18 estão em estado grave, cinco em estado crítico todos ventilados e um necessitando de hemodiálise.

Os laboratórios contam com um acumulado de 64.696 te**es realizados na base da biologia molecular, dos quais 1.164 positivos e 37.251 te**es rápidos serológicos, sendo 2.163 reactivos.

O Ministério da Saúde exorta mais uma vez à população em geral no cumprimento escrupuloso das medidas básicas de prevenção, como a lavagem regular das mãos, saída desnecessária as ruas e que se evitem locais com aglomerado, com vista a conter a propagação da pandemia.

Fonte: GCII/MINSA

COVID-19: ANGOLA REGISTA MAIS UM ÓBITO E 39 NOVOS CASOS EM 24 HORASNas últimas 24 horas uma pessoa morreu e 39 testara...
31/07/2020

COVID-19: ANGOLA REGISTA MAIS UM ÓBITO E 39 NOVOS CASOS EM 24 HORAS

Nas últimas 24 horas uma pessoa morreu e 39 testaram positivo à Covid-19, anunciou na noite desta sexta-feira, 31 de Julho, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, no ponto informativo sobre a doença.

Uma angolana com 62 anos, internada em estado crítico no Hospital Militar, viu o seu quadro clínico agravar-se com complicações de hipertensão arterial, que evoluiu para um quadro respiratório grave e testou positivo à COVID-19.

Entre os novos casos encontram-se 28 homens e 11 mulheres, sendo 34 casos diagnosticados na província de Luanda, quatro no Zaire e um no Moxico. Este último, tratar-se de um caso importado de Luanda. Um cidadão de 37 anos que esteve internado no centro de quarentena do Luena, testou positivo na base do exame RT-PCR, disse o secretário de Estado.

Os casos diagnosticados na província de Luanda foram nos municípios de Talatona, Cacuaco e nos distritos urbanos do Rangel, Ingombota e Maianga.

Relactivamente aos casos do Zaire, estão relacionados aos trabalhadores da Base do Kwanda e todos eles apresentam manifestações leves.

Nas últimas 24 horas, 279 pessoas provenientes de Portugal que cumpriam quarentena institucional receberam alta, neste grupo uma pessoa permanecerá em observação por testar positivo à Covid-19.

Angola tem agora 1.148 casos positivos, dos quais 52 óbitos, 437 recuperados e 659 activos.

Até ao momento foram colhidas e processadas 64.109 amostras, sendo 1.148 positivas.

Quanto aos te**es rápidos serológicos foram realizados 36.736, dos quais 2.114 foram reactivos.

O Ministério da Saúde exorta mais uma vez à população em geral no cumprimento escrupuloso das medidas básicas de prevenção, como a lavagem regular das mãos, saída desnecessária as ruas e que se evitem locais com aglomerado, com vista a conter a propagação da pandemia.
Fonte: GCII/MINSA

09/07/2020

IgG e IgM positivo para Covid: entenda significado das siglas

E o que apontam os anticorpos IgM e IgG?
Em resumo:

IgM reagente ou positivo: paciente está ou esteve infectado, contaminado recentemente e o corpo ainda pode estar lutando contra a infecção

IgG reagente ou positivo: paciente teve infecção anterior, com pelo menos 3 semanas, e está possivelmente imunizado

Ig é a sigla para imunoglobulina. A imunoglobulina é um tipo de anticorpos produzidas pelo sistema imunológico contra um agente invasor. IgM e IgG, então, são imonuglobinas das classes M e G. A presença deles nos te**es atuais indica se houve contato com o vírus e, também, em que estágio do doença a pessoa infectada se encontra. Vale lembrar: os te**es devem ser feitos, no mínimo, dez dias depois dos primeiros sintomas.

O que é Anemia falciforme?Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela ...
19/06/2020

O que é Anemia falciforme?

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.

Sintomas

A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais. Os sintomas geralmente aparecem na segunda metade do primeiro ano de vida da criança.

Crise de dor: é o sintoma mais freqüente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice. A dor é mais frequente nos ossos e nas articulações, podendo, porém atingir qualquer parte do corpo. Essas crises têm duração variável e podem ocorrer várias vezes ao ano.

Geralmente são associadas ao tempo frio, infecções, período pré-menstrual, problemas emocionais, gravidez ou desidratação;

Icterícia (cor amarela nos olhos e pele): é o sinal mais frequente da doença. O quadro não é contagioso e não deve ser confundido com hepatite. Quando o glóbulo vermelho se rompe, aparece um pigmento amarelo no sangue que se chama bilirrubina, fazendo com que o branco dos olhos e a pele fiquem amarelos;

Síndrome mão-pé: nas crianças pequenas as crises de dor podem ocorrer nos pequenos vasos sanguíneos das mãos e dos pés, causando inchaço, dor e vermelhidão no local;

Infecções: as pessoas com doença falciforme têm maior propensão a infecções e, principalmente as crianças podem ter mais pneumonias e meningites. Por isso elas devem receber vacinas especiais para prevenir estas complicações. Ao primeiro sinal de febre deve-se procurar o hospital onde é feito o acompanhamento da doença. Isto certamente fará com que a infecção seja controlada com mais facilidade;

Úlcera (ferida) de Perna: ocorre mais frequentemente próximo aos tornozelos, a partir da adolescência. As úlceras podem levar anos para a cicatrização completa, se não forem bem cuidadas no início do seu aparecimento. Para prevenir o aparecimento das úlceras, os pacientes devem usar meias grossas e sapatos;

Sequestro do Sangue no Baço: o baço é o órgão que filtra o sangue. Em crianças com anemia falciforme, o baço pode aumentar rapidamente por sequestrar todo o sangue e isso pode levar rapidamente à morte por falta de sangue para os outros órgãos, como o cérebro e o coração. É uma complicação da doença que envolve risco de vida e exige tratamento emergencial.

Diagnóstico e Exames

A detecção é feita através do exame eletroforese de hemoglobina. O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.

Tratamento e Cuidados

Quando descoberta a doença, o bebê deve ter acompanhamento médico adequado baseado num programa de atenção integral. Nesse programa, os pacientes devem ser acompanhados por toda a vida por uma equipe com vários profissionais treinados no tratamento da anemia falciforme para orientar a família e o doente a descobrir rapidamente os sinais de gravidade da doença, a tratar adequadamente as crises e a praticar medidas para sua prevenção. A equipe é formada por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, dentistas, etc. Além disso, as crianças devem ter seu crescimento e desenvolvimento acompanhados, como normalmente é feito com todas as outras crianças que não têm a doença.

Prevenção

Recomenda-se o aconselhamento genético.

19 de Junho dia Mundial da conscientização da Anemia falciforme.
19/06/2020

19 de Junho dia Mundial da conscientização da Anemia falciforme.

 Os vírus circulam as pessoas é que fazem os vírus circular.
22/05/2020



Os vírus circulam as pessoas é que fazem os vírus circular.

Temos recebido muitas inquietações sobre o sangramento na na gestão, razão pela qual elaboramos este artigo.   Na Gravid...
18/05/2020

Temos recebido muitas inquietações sobre o sangramento na na gestão, razão pela qual elaboramos este artigo.

Na Gravidez

O sangramento va**nal não é um sintoma de gravidez comum e geralmente é preocupante, pois a expectativa pela evolução normal é muito grande, principalmente na gravidez desejada e planejada.No entanto, nem sempre é um sinal de problemas, embora muito raro existem mulheres que menstruam até o quarto mês de gestação.

O sangramento na gestação pode ser dividido em primeira metade e segunda metade.

Causas

Primeira metade:
Sangramento de implantação: Pode acontecer sangramento normal dentro das primeiras seis a 12 dias de gravidez. Algumas mulheres não percebem que estão grávidas nesse período porque confundem esse sangramento com a menstruação. Geralmente a hemorragia é muito leve e dura de algumas horas a alguns dias. O sangramento de implantação acontece quando o óvulo fertilizado se prende ao revestimento do útero, e essa implantação pode danificar alguns dos vasos sanguíneos da mãe no útero, resultando em uma pequena perda de sangue.

Ab**to espontâneo: os sangramentos na primeira metade da gestação pode ainda indicar abortamento evitável ou ameaça de ab**to que pode evoluir para uma gestação normal ou para um abortamento inevitável no primeiro caso o sangramento é discreto ou moderado acompanhado de cólicas leve. No caso de inevitável o sangramento é intenso, as cólicas são mais fortes e não cedem com analgésicos comuns.

Gravidez ectópica: Em uma gravidez ectópica, o embrião fertilizado se implanta fora do útero, geralmente na trompa de Falópio. Outros sintomas da gravidez ectópica são dor na parte inferior do abdômen e tontura.

Gravidez molar (também chamada de doença trofoblástica gestacional): Esta é uma condição mais rara em que um tecido anormal cresce dentro do útero, em vez de um embrião.

Que pode se transformar embora que raro em tecido canceroso e pode disseminar para outras partes do corpo. Outros sintomas da gravidez molar além de sangramento intenso são náuseas, vômitos e crescimento do útero em desproporção com a idade da gravidez.

Sangramento da segunda metade:

Sangramento na segunda metade da gestação tende a ser mais grave, e pode sinalizar um problema com a mãe ou o feto. É necessário buscar ajuda médica o mais rápido possível.

As possíveis causas deste sangramento são:

Placenta prévia: este é um evento raro da gravidez, ocorre uma para cada 200 gestações na qual a placenta desenvolvese na parte mais baixa do útero e cobre toda ou parte da abertura do cérvice uterina. A placenta prévia causa um sangramento geralmente indolor, é uma emergência que requer atenção médica imediata.

Descolamento prematuro da placenta: acontece em cerca de 0,5 a1% das gestações .A placenta se desprende da parede do útero antes ou durante o trabalho de parto, causando um sangramento que as vezes não aparece pela va**na é oculto . Outros sintomas de descolamento prematuro da placenta são dor abdominal, coágulos da va**na e dor nas costas. Emergência obstétrica responsável por altos índices de mortalidade materna e perinatal.

Ruptura uterina: em casos raros, uma cicatriz de cesárea anterior pode rasgar durante a gravidez. A ruptura uterina pode ser fatal, e requer uma cirurgia de emergência para retirada do bebê. Outros sintomas de ruptura uterina são dor e sensibilidade no abdômen.
Vasa prévia: nessa condição muito rara, os vasos sanguíneos no cordão umbilical ou placenta do bebê em desenvolvimento atravessam a abertura para o canal de parto.

Vasa prévia pode ser muito perigosa para o bebê, porque os vasos sanguíneos podem rasgar, fazendo com que o bebê receba menos oxigênio. Outros sinais de vasa prévia incluem baixa frequência cardíaca fetal anormal e sangramento excessivo.

Trabalho de parto prematuro: sangramento va**nal no final da gravidez pode ser apenas um sinal de que seu corpo está se preparando para o parto. Alguns dias ou semanas antes do início do trabalho, o muco que cobre a abertura do útero vai passar para fora da va**na, e geralmente terá pequenas quantidades de sangue. Se o sangramento e sintomas do trabalho de parto começarem antes da 37ª semana de gravidez, entre em contato com seu médico imediatamente, pois você pode estar em trabalho de parto prematuro. Outros sintomas de trabalho de parto prematuro incluem contrações, duas ou mais contrações a cada 10 minutos corrimento va**nal, pressão abdominal, e dor na parte inferior das costas.

Diagnóstico e Exames

O sangramento na gravidez pode ser um sinal de um problema em qualquer trimestre. Por isso, se ocorrer um sangramento na gravidez, entre contato com seu médico ou médica.

Buscar assistência médica

Manter o controle de quanto você está sangrando e registrar o tipo de sangue (rosa, marrom ou vermelho; liso ou cheia de coágulos) pode ajudar no diagnóstico. Não use absorvente interno ou tenha relações se***is enquanto estiver sangrando.

Dirigir-se para a emergência imediatamente se apresentar alguns destes sintomas, que podem ser sinais de um problema grave:

Dor ou cólicas intensas no baixo abdômen;
Hemorragia grave, com ou sem dor;
Corrimento va**nal sanguinolento que contém tecido;
Tonturas ou desmaios;
Febre acima de 38°C ou calafrios.

17/05/2020

Temos recebido muitas inquietações sobre o sangramento na na gestão, razão pela qual elaboramos este artigo.

Na Gravidez

O sangramento va**nal não é um sintoma de gravidez comum e geralmente é preocupante, pois a expectativa pela evolução normal é muito grande, principalmente na gravidez desejada e planejada.No entanto, nem sempre é um sinal de problemas, embora muito raro existem mulheres que menstruam até o quarto mês de gestação.

O sangramento na gestação pode ser dividido em primeira metade e segunda metade.

Causas

Primeira metade:
Sangramento de implantação: Pode acontecer sangramento normal dentro das primeiras seis a 12 dias de gravidez. Algumas mulheres não percebem que estão grávidas nesse período porque confundem esse sangramento com a menstruação. Geralmente a hemorragia é muito leve e dura de algumas horas a alguns dias. O sangramento de implantação acontece quando o óvulo fertilizado se prende ao revestimento do útero, e essa implantação pode danificar alguns dos vasos sanguíneos da mãe no útero, resultando em uma pequena perda de sangue.

Ab**to espontâneo: os sangramentos na primeira metade da gestação pode ainda indicar abortamento evitável ou ameaça de ab**to que pode evoluir para uma gestação normal ou para um abortamento inevitável no primeiro caso o sangramento é discreto ou moderado acompanhado de cólicas leve. No caso de inevitável o sangramento é intenso, as cólicas são mais fortes e não cedem com analgésicos comuns.

Gravidez ectópica: Em uma gravidez ectópica, o embrião fertilizado se implanta fora do útero, geralmente na trompa de Falópio. Outros sintomas da gravidez ectópica são dor na parte inferior do abdômen e tontura.

Gravidez molar (também chamada de doença trofoblástica gestacional): Esta é uma condição mais rara em que um tecido anormal cresce dentro do útero, em vez de um embrião.

Que pode se transformar embora que raro em tecido canceroso e pode disseminar para outras partes do corpo. Outros sintomas da gravidez molar além de sangramento intenso são náuseas, vômitos e crescimento do útero em desproporção com a idade da gravidez.

Sangramento da segunda metade:

Sangramento na segunda metade da gestação tende a ser mais grave, e pode sinalizar um problema com a mãe ou o feto. É necessário buscar ajuda médica o mais rápido possível.

As possíveis causas deste sangramento são:

Placenta prévia: este é um evento raro da gravidez, ocorre uma para cada 200 gestações na qual a placenta desenvolvese na parte mais baixa do útero e cobre toda ou parte da abertura do cérvice uterina. A placenta prévia causa um sangramento geralmente indolor, é uma emergência que requer atenção médica imediata.

Descolamento prematuro da placenta: acontece em cerca de 0,5 a1% das gestações .A placenta se desprende da parede do útero antes ou durante o trabalho de parto, causando um sangramento que as vezes não aparece pela va**na é oculto . Outros sintomas de descolamento prematuro da placenta são dor abdominal, coágulos da va**na e dor nas costas. Emergência obstétrica responsável por altos índices de mortalidade materna e perinatal.

Ruptura uterina: em casos raros, uma cicatriz de cesárea anterior pode rasgar durante a gravidez. A ruptura uterina pode ser fatal, e requer uma cirurgia de emergência para retirada do bebê. Outros sintomas de ruptura uterina são dor e sensibilidade no abdômen.
Vasa prévia: nessa condição muito rara, os vasos sanguíneos no cordão umbilical ou placenta do bebê em desenvolvimento atravessam a abertura para o canal de parto.

Vasa prévia pode ser muito perigosa para o bebê, porque os vasos sanguíneos podem rasgar, fazendo com que o bebê receba menos oxigênio. Outros sinais de vasa prévia incluem baixa frequência cardíaca fetal anormal e sangramento excessivo.

Trabalho de parto prematuro: sangramento va**nal no final da gravidez pode ser apenas um sinal de que seu corpo está se preparando para o parto. Alguns dias ou semanas antes do início do trabalho, o muco que cobre a abertura do útero vai passar para fora da va**na, e geralmente terá pequenas quantidades de sangue. Se o sangramento e sintomas do trabalho de parto começarem antes da 37ª semana de gravidez, entre em contato com seu médico imediatamente, pois você pode estar em trabalho de parto prematuro. Outros sintomas de trabalho de parto prematuro incluem contrações, duas ou mais contrações a cada 10 minutos corrimento va**nal, pressão abdominal, e dor na parte inferior das costas.

Diagnóstico e Exames

O sangramento na gravidez pode ser um sinal de um problema em qualquer trimestre. Por isso, se ocorrer um sangramento na gravidez, entre contato com seu médico ou médica.

Buscar assistência médica

Manter o controle de quanto você está sangrando e registrar o tipo de sangue (rosa, marrom ou vermelho; liso ou cheia de coágulos) pode ajudar no diagnóstico. Não use absorvente interno ou tenha relações se***is enquanto estiver sangrando.

Dirigir-se para a emergência imediatamente se apresentar alguns destes sintomas, que podem ser sinais de um problema grave:

Dor ou cólicas intensas no baixo abdômen;
Hemorragia grave, com ou sem dor;
Corrimento va**nal sanguinolento que contém tecido;
Tonturas ou desmaios;
Febre acima de 38°C ou calafrios.

Covid-19
05/04/2020

Covid-19

A prevenção é mais importante
05/04/2020

A prevenção é mais importante

Endereço

Camama
Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Análises Clínicas e Saúde Pública publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Análises Clínicas e Saúde Pública:

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram