30/10/2022
República de Angola
Governo Provincial de Malanje
Gabinete Provincial da Saúde
Hospital Provincial Materno Infantil
COMUNICADO DE IMPRENSA
Cresce nos últimos dias uma série de informações, equivocadas relacionadas ao Hospital Provincial Materno Infantil, que dão conta de suposto aumento de mortes nesta unidade hospitalar de referência na província.
Além de caluniosas, as informações, espalhadas principalmente nas redes sociais, constituem um acto de irresponsabilidade, porquanto pode perigar a vida de quem realmente precisa dos serviços de saúde ao não se deslocar a nossa unidade, por medo ou por se sentir desencorajado com falsas notícias.
Por este facto, o Hospital Provincial Materno Infantil esclarece o seguinte:
1. As mortes registadas têm diagnóstico clínico comprovado. Ou seja, não são causadas por nenhum erro do corpo clínico do hospital, por avaria de equipamentos, especialistas ou fármacos.
2. Embora as pessoas relacionem as mortes com a avaria de alguns equipamentos, o Hospital Materno Infantil esclarece que estes equipamentos não têm interferência alguma nas mortes que ocorreram no Hospital Provincial Materno Infantil, uma vez que o Bloco Operatório continua a funcionar sem sobressaltos.
Aliás, o ventilador, aparelho utilizado para proporcionar respiração mecânica, o aparelho de anestesiologia e os dois monitores já foram substituídos por outros que estavam em estoque e aguarda-se a chegada no país de mais equipamentos, uma vez que não é possível encontrar-se a venda no mercado local.
3. O Hospital Materno Infantil apela a população malanjina a máxima calma e aconselha a todos a procurar as unidades de saúde nos primeiros sinais de doença, uma vez que se assim proceder f**a mais fácil de tratar. Por outro lado, o Hospital Provincial Materno Infantil desencoraja a distribuição de informações falsas sobre qualquer que seja o assunto e está disponível à imprensa para melhores esclarecimentos sendo apenas a direcção do Hospital a única entidade que pode prestar informações verdadeiras sobre o seu estado.
Malanje, 30 de Outubro de 2022
A Directora Geral do Hospital,
Elsa Fortes