22/09/2022
Tema: DISTÚRBIOS ONCOLOGICOS
Assunto: CÂNCERES NA GESTAÇÃO
DEFINIÇÃO:
Cânceres na gestação é proliferação de tecidos neoplasicos em diferentes órgãos do corpo materno, que podem interferir na saúde do feto. Essas massas neoplásicas surgem devido a característica do tecido embrionário de ter um rápido crescimento e ter um turnover de DNA, que assemelha-se muito ao tecido neoplasico. São eles:
CÂNCERES RESTAIS; câncer na última parte do intestino grosso (Reto). Pode necessitar de uma histerectomia (remoção do útero) para confirmar a completa remoção tumoral. Aqui, primeiro feita uma cesariana durante as 28 semana de gestação e depois, só assim da-se seguimento da remoção do útero.
CÂNCER CERVICAL; câncer no pescoço (colo) do útero. Este câncer pode surgir durante a gestação, mas o seu surgimento não é causado pelo gestação. O seu tratamento geralmente e deixado para depois do parto se for um CARCINOMA IN SITU (câncer estável), já se for um CÂNCER INVASIVO (câncer não estável) o tratamento é logo aplicado, explicando os riscos a paciente, neste também pode ser feita um cesariana seguida da remoção do útero.
CÂNCER DO OVARIO; pode surgir durante as 12 semanas de gestação, o câncer ovariano pode ser fatal caso ele avança de invasiva, e as mulheres acometidas com este câncer necessitam de Ooforectomia (remoção dos ovários) bilateral mais rápido possível. Mas o câncer do ovário pode muitas vezes passar de forma despercebida durante a gestação.
LEUCEMIA E LINFOMAS DE Hodgkin; também podem surgir durante a gestação, mas os fármacos antineoplásicos para estes tipos de cânceres podem aumentar os riscos perda fetal e mal formação congénitas. Tratamento deve ser aplicado de forma rápida no caso das Leucemias pelo seu alto índice de letalidade.
CÂNCER DA MAMA; também pode surgir durante a gravidez, mas o crescimento fisiológica da mama durante a gestação pode confundir o seu diagnóstico.
Outras neoplasias ginecológicas:
-neoplasias endometrias
-neoplasias tubari