01/11/2021
ASSUNTO: CORES DA MENSTRUAÇÃO.
A ginecologista e obstetra Karina Tafner esclarece a diferença entre os tipos e cores da menstruação, e o LOUCOS PELA SAÚDE fez questão de trazer para você algumas aclarações. Confira abaixo:
MENSTRUAÇÃO ESCURA (borra de café): Quando a menstruação vem em pequena quantidade, é possível que o sangue fique retido no fundo do s**o va**nal, demorando mais para escoar pela va**na. A cor escurecida, em tom de marrom ou preto, deve-se à coagulação que ocorre, geralmente, no início ou final do ciclo.
MENSTRUAÇÃO ROSA: Este tipo ocorre quando o fluxo vem em pequena quantidade e se mistura ao muco va**nal, que pode ser branco ou amarelado. Pode acontecer também quando há baixos níveis de estrógenio no organismo. Se o sangramento ocorrer fora do período menstrual e permanecer por mais dias, pode ser um sintoma de gravidez.
MENSTRUAÇÃO VERMELHO VIVO: Ocorre predominantemente em mulheres que utilizam métodos contraceptivos hormonais. Este sangramento é chamado de "menstruação artificial", pois não é a menstruação consequente do preparo do endométrio para receber o embrião. Ela acontece por uma privação hormonal, que não leva à descamação completa do endométrio e o sangue, por consequência, é vermelho vivo e liquefeito.
MENSTRUAÇÃO COM PEDAÇOS OU COÁGULOS: Este tipo de menstruação ocorre quando o fluxo menstrual é muito intenso, pois o sangue coagula ainda dentro do corpo da mulher e logo é expelido - por isso não f**a escuro.
MENSTRUAÇÃO ALARANJADA: A cor laranja pode vir de uma mistura cinza-vermelho que, geralmente, indica uma infecção.
ATENÇÃO: A menstruação normal é vermelha escura. Geralmente a cor da menstruação vai alterando ao longo dos dias da menstruação, podendo variar entre vermelho vivo e marrom.
MENSTRUAÇÃO COM MAU CHEIRO
Alguns fatores podem contribuir para o mau cheiro, dores e dificuldades em ter relações se***is.
Segue a página :