Consulta Com Dr.Roman

Consulta Com Dr.Roman Vem e marca já atua consulta virtual estamos sempre disponível.

31/10/2023

O que é Fobia?

A fobia é um medo persistente e irracional de um determinado objeto, animal, atividade ou situação que represente pouco ou nenhum perigo real, mas que, mesmo assim, provoca ansiedade extrema.

Fobia nem sempre é uma doença em si. Pode ser um sintoma de outra causa subjacente – geralmente um transtorno mental. De qualquer forma, o medo sentido por pessoas que têm fobia é completamente diferente da ansiedade que é natural dos seres humanos. O medo, por si só, é uma reação psicológica e fisiológica perfeitamente que surge em resposta a uma possível ameaça ou situação de perigo. Já a fobia não segue uma lógica propriamente dita, e a ansiedade nesses casos é incoerente com o perigo real que aquilo representa.

A fobia costuma ser de longa duração, provoca intensas reações físicas e psicológicas e pode comprometer seriamente a qualidade de vida de quem a tem.

Tipos

Existem diversos tipos de fobias, que vão desde o medo intenso de situações sociais (fobia social), de lugares cheios de pessoas (agorafobia) até o medo de animais, objetos ou situações específicas (fobia simples).

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais, a fobia simples pode ser dividida em, pelo menos, cinco categorias:

Animais (aranhas, cobras, sapos, etc.)

Aspectos do ambiente natural (trovoadas, terremotos, etc.)

Sangue, injeções ou feridas

Situações (alturas, andar de avião, elevador ou metrô, etc.)

Outros tipos (medo de vomitar, contrair uma doença, etc.).

Causas

A causa de muitas fobias ainda é desconhecida pelos médicos. Apesar disso, há fortes indícios de que a fobia de muitas pessoas possa estar relacionada ao histórico familiar, levando a crer que fatores genéticos possam representar um papel importante na origem do medo persistente e irracional.

No entanto, sabe-se também que as fobias podem ter uma ligação bastante direta com traumas e situações passadas. Isso acontece porque a maioria dos problemas emocionais e comportamentais é desencadeada

29/10/2023

O que é Saciedade precoce?
Saciedade precoce é quando a pessoa se sente satisfeita antes de ingerir uma quantidade normal ou suficiente de alimentos.

Várias doenças, como cânceres, úlceras e diabetes, podem estar ligadas a esse sintoma, que se dura mais de alguns dias demanda atenção.

Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que analisou pacientes com tumores malignos no aparelho digestório entre 2006 e 2011, chegou à conclusão que o segundo principal sintoma para a diminuição da ingestão de alimentos – que agrava a condição dos pacientes – é a saciedade precoce, com 74,5% de incidência.

Causas
Problemas no estômago
Qualquer tipo de desordem na região do estômago, desde tumores até dificuldade para esvaziá-lo após a alimentação, podem fazer com que a pessoa se sinta satisfeita antecipadamente, causando a saciedade precoce.

Dentre os problemas que causam a lentidão para o estômago se esvaziar estão a cicatrização ou compressão do duodeno, ou problemas na inervação do estômago e/ou duodeno.

Outro problema bastante comum é gastroparesia, que é a ausência ou diminuição dos movimentos estomacais necessários para a digestão. Muitas vezes a causa dessa doença é desconhecida, mas acredita-se que possa estar ligada ao diabetes, doença de Parkinson, esclerose múltipla, cirurgias intestinais e uso de medicamentos.

Problemas no sistema nervoso
Dentre as doenças que afetam o sistema nervoso causando a saciedade precoce, a principal é o diabetes. Ele pode causar dano na inervação responsável por regular os movimentos estomacais.

Câncer
Vários tipos de câncer podem estar ligados ao surgimento da saciedade precoce. Dentre os principais locais afetados que causam o sintoma estão:

Estômago
Pâncreas
Vesícula biliar
Intestino
Fígado
Ovário
Tumores na região do abdômen que pressionam o estômago.
Outras possíveis causas
Úlcera estomacal
Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
Obstrução da saída gástrica, que bloqueia a entrada de alimentos no intestino delgado. 🔬🔬

14/09/2023

O que é Varize?
Varizes são veias com tortuosas, dilatadas e insuficientes. Qualquer veia pode ficar varicosa, mas é mais comum as varizes afetarem as pernas e pés – isso porque ficar em pé parado ou assentado por longos períodos aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo.

Para muitas pessoas, as varizes e vasinhos (uma variação mais leve de varizes) são uma preocupação puramente estética. Para outras pessoas, varizes podem causar dor, desconforto e até mesmo problemas mais graves, como aumentar o risco de doenças circulatórias. O tratamento pode envolver medidas de autocuidado ou procedimentos para fechar ou remover as veias.

Causas
Varizes são veias dilatadas que geralmente ocorrem na parte mais superficial da pele. A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Pode-se herdar veias mais frágeis que com a idade e fatores de risco predispõem ao aparecimento das varizes.

Menos comumente, as varizes podem ser um sinal de um problema mais grave que pode, por vezes, precisar de tratamento. Estes problemas graves podem incluir:

Coágulos de sangue ou bloqueio nas veias
Veias profundas danificadas
Vasos sanguíneos anormais (fístulas arteriovenosas)
Tumores (muito raramente).

16/07/2023

que é Hepatite B?

Sinônimos: hepatite infecciosa, amarelão

A hepatite B é uma doença transmitida por vírus e que causa irritação e inflamação do fígado. Este é um dos tipos de hepatites virais que existem, que são classificadas por letras A, B, C, D e E. No Brasil, estima-se que 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica da doença.

Causas

A hepatite B é causada pelo vírus B (chamado também de VHB). Uma vez dentro do organismo humano, o vírus ataca os hepatócitos – as células do fígado – e começa a se multiplicar, levando à inflamação do órgão.

Transmissão

As formas de transmissão do vírus B são: sexual, sanguínea e vertical.

A hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), pois pode ser transmitida de pessoa a pessoa por meio do contato com sêmen, saliva e secreções vaginais durante relação sexual desprotegida. Isso acontece porque o vírus atinge concentrações muito altas em secreções se***is.

A transmissão sanguínea ocorre por meio do compartilhamento de seringas com sangue contaminado, que é uma prática comum entre usuários de dr**as injetáveis, em acidentes com material perfurante contaminado, entre trabalhadores da área da saúde, por meio de pequenos ferimentos presentes na pele e nas mucosas, hemodiálise, por transfusão de sangue - principalmente quando a contaminação acontece do doador de sangue para o receptor. Felizmente, desde que a avaliação de sangue doado tornou-se uma prática obrigatória nos bancos de sangue, a contaminação de hepatite B por meio de transfusão é cada vez mais rara.

A transmissão vertical é quando a contaminação acontece de mãe portadora do vírus B para a criança, que se dá durante o parto.

16/03/2023

O que é Amebíase?
A amebíase é uma infecção parasitária que acomete o intestino. Ela é bastante comum em áreas do mundo onde o saneamento básico é deficiente, permitindo que alimentos e água sejam expostos à contaminação f***l.

Causas
Amebíase é causada pelo parasita Entamoeba histolytica, que entra no organismo principalmente por meio da ingestão de água ou comida contaminadas. Esse parasita também pode entrar no corpo por meio do contato direto com a matéria f***l. Entamoeba histolytica libera cistos, que são uma forma relativamente inativa do parasita e que pode viver por vários meses no ambiente em que foram depositados, geralmente nas fezes, no solo e na água. Eles também podem ser transmitidos por manipuladores de alimentos e por meio de relação sexual desprotegida.

Fatores de risco
Alguns fatores são considerados de risco para infecção por amebíase, como:

Alcoolismo
Câncer
Desnutrição
Idade infantil ou idade avançada
Gravidez
Viagem recente a uma região que não dispõe de boas condições sanitárias e de higiene
Uso de corticoide para inibir o sistema imunológico
Manter relações se***is desprotegidas
Sintomas
Sintomas de Amebíase
A maioria das pessoas com amebíase não manifesta sintomas. Quando eles surgem, no entanto, costumam aparecer de sete a dez dias após a exposição ao parasita.

Sintomas leves de amebíase
Cólicas abdominais
Evacuação de fezes pastosas com muco e sangue ocasional
Fadiga
Gases em excesso
Dor retal durante evacuação (tenesmo)
Perda de peso involuntária

09/03/2023

O que é Agitação?
Agitação significa atividade desordenada. Em termos médicos, entende-se este problema como alterações de comportamento (um misto de nervosismo com excitação) que tornam a pessoa inquieta, com picos de tensão e irritabilidade.

Causas
A agitação, geralmente, não é um sintoma isolado. As crises de agitação podem vir acompanhadas de outros sintomas, a exemplo de febre, dores e estresse. Diversas condições podem estar envolvidas nas causas. Veja algumas:

Distúrbios cerebrais e mentais
Ansiedade
Transtorno bipolar
Doença de Alzheimer
Depressão
Esquizofrenia
Outros tipos de demência.

18/09/2022

Boa noite pessoal!
Vamos falar sobre saúde.

O que é Febre tifoide?

Doença de distribuição mundial associada a baixos níveis sócio-econômicos, situação precária de saneamento básico, higiene pessoal e ambiental. Por isso, está praticamente extinta em países onde esses problemas foram superados. mas existem países que a doença ocorre de forma endêmica, com algumas epidemias onde as condições são mais precárias.

Obs: Com isso eu quero dizer que em Angola temos tudo para reduzir essa doença, é só melhorar o saneamento básico e as pessoas serem mas rigorosos no que tange a higiene.

Para mais informações deixa atua mensagem...

24/07/2022

O que é uma alergia?

Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos suscetíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.

Obs: para mais detalhes envia a sua mensagem e terás todas informações...

30/06/2022

OS TRÊS ESTÁGIO DA DÚVIDA

A dúvida tem três estágios: ausência da dúvida, a presença inteligente da dúvida, a presença excessiva da dúvida.
A ausência da dúvida gera pessoas psicopatas. Quem nunca dúvida de si mesmo, quem se acha infalível e perfeito nunca terá compaixão dos outros.
A presença inteligente da dúvida abre as janelas da inteligência e estimula a criatividade e a produção de novas respostas.
A presença excessiva da dúvida leva as pessoas a retrair suas inteligência e suas atitudes pela insegurança. Tornam-se excessivamente tímidas e e autopunitivas.
A dúvida inteligente esvazia o orgulho. Jesus contava ricas parábolas levando as pessoas a confrontar-se com seu orgulho e rigidez, desse modo ele objectivamente estimulava o espírito delas romper seu cárcer intelectual.

Obs: o grande mestre

23/06/2022

O QUE É A CISTITE?

Cistite é uma infecção bacteriana que infecta a bixiga...

Quer saber mais? Deixa teu like na página e envia uma mensagem terás toda informação.

17/05/2022

O que é Tosse?

Tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo. Em muitos aspectos, esse reflexo é benéfico, pois ajuda a expulsar secreção ou corpos estranhos, impedindo que desçam até o nível dos pulmões. Em outros, no entanto, tosse pode ser sinal de algum problema de saúde mais grave – ainda mais quando a tosse for excessiva e vier acompanhada de secreção.

Tipos

Existem dois tipos de tosse: a tosse seca e a tosse produtiva. A tosse produtiva vem acompanhada de secreção, que pode ser muco (secreção clara, produzida pelo organismo) ou purulenta (indicando um processo infeccioso).

Há ainda outra classificação possível para tosse: a tosse aguda, a tosse subaguda e a tosse crônica. Veja:

A tosse aguda geralmente começa de maneira repentina e, muitas vezes, se deve a um resfriado, gripe ou sinusite. Ela desaparece em até três semanas.
A tosse subaguda dura de três a oito semanas.
A tosse crônica dura mais de oito semanas.
Causas

Infecções recentes das vias aéreas superiores, como o resfriado comum ou a gripe, podem provocar tosse. Outras causas comuns são:

Inibidores da ECA (medicamentos usados para controlar a pressão arterial)
Rinossinusite alérgica (inflamação do nariz e dos seios nasais)
Asma
Doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema ou bronquite crônica)
Tabagismo
Exposição à fumaça do cigarro
Doença do refluxo gastroesofágico
Doenças pulmonares, como bronquiectase, doença pulmonar intersticial ou tumores
Infecções do pulmão, como pneumonia ou bronquite aguda
Sinusite levando a gotejamento pós-nasal
Tuberculose.

05/05/2022

O que é Alcoolismo?

Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis.

A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.

O que é o abuso de álcool?

O abuso de álcool é diferente do alcoolismo porque não inclui uma vontade incontrolável de beber, perda do controle ou dependência física. E ainda o abuso de álcool tem menos chances de incluir tolerância do que o alcoolismo (a necessidade de aumentar as quantias de álcool para ficar "alto").

Sintomas

Sintomas de Alcoolismo

A palavra alcoolismo é conhecida de todos. Porém, são poucos os que sabem exatamente o seu significado. Portanto, vamos lá.

O alcoolismo, também conhecido como "síndrome da dependência do álcool", é uma doença caracterizada pelos seguintes elementos:

Compulsão: uma necessidade forte ou desejo incontrolável de beber
Perda de controle: a inabilidade frequente de parar de beber uma vez que a pessoa já começou
Dependência física: a ocorrência de sintomas de abstinência, como náusea, suor, tremores e ansiedade, quando se pára de beber após um período bebendo muito. Tais sintomas são aliviados bebendo álccol ou tomando outra droga sedativa
Tolerância: a necessidade de aumentar as quantias de álcool para sentir-se "alto.

30/04/2022

Ola pessoal hoje vamos falar de um tema muito importante.

O que é Alergia?

Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos suscetíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.

Tipos

Alimentar

Leite de vaca
Ovos
Amendoim
Soja
Peixes e frutos do mar
Nozes
Pele

Manifesta-se com lesões e coceira intensa. Em alguns casos, pode ser muito grave, acometendo o corpo inteiro.

Nariz

A inflamação alérgica da mucosa do nariz, conhecida como rinite alérgica, pode ocorrer de forma repetida. Sua principal causa são os alérgenos inalantes, como ácaros e poeira doméstica.

Vias respiratórias

Aasma é uma doença acompanhada de inflamação alérgica das vias respiratórias. Também é conhecida como bronquite alérgica ou bronquite asmática. É provocada, principalmente, por:

Alérgenos e irritantes
Infecções de vias aéreas
Exercício físico inadequado
Refluxo gastro-esofágico
Medicações e alimentos
Causas emocionais, como a ansiedade.

Endereço

Rua Da Missão
N'dalatando

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Consulta Com Dr.Roman publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar