Maitê Ferreira

Maitê Ferreira Espero te incentivar a se conhecer melhor, para fazer escolhas melhores, do seu jeito. E para lidar bem com o que não se pode escolher.

Meu trabalho envolve oferecer sessões de terapia individuais ou em casal, organizar e facilitar grupos terapêuticos e de estudos, fazer curadoria e produção de conteúdos relevantes que incentivem ao autoconhecimento. Para saber mais, entre em contato comigo e marque uma conversa sem compromisso.

O Dia Internacional das Mulheres é sobre direitos, equidade e liberdade – e a não monogamia caminha lado a lado com essa...
08/03/2025

O Dia Internacional das Mulheres é sobre direitos, equidade e liberdade – e a não monogamia caminha lado a lado com essas lutas. Ela questiona o controle sobre os corpos femininos, desmonta o mito do amor romântico como destino obrigatório e propõe relações baseadas em escolha real e consentimento.

Mas será que a não monogamia é sempre vivida de forma igual para homens e mulheres? Quais desafios ainda enfrentamos nesse modelo? 🤔

Deslize para entender como a não monogamia pode ser uma ferramenta de libertação para as mulheres! 💜

Será mesmo? Encontro com pessoas que se orgulham em dizer que sim, por não nutrirem preconceitos com relações homossexua...
03/02/2025

Será mesmo? Encontro com pessoas que se orgulham em dizer que sim, por não nutrirem preconceitos com relações homossexuais, bissexuais, mas que "fecham a cara” quando fala-se de relações consensuais que envolvem mais de uma pessoa.

A ideia de que interessar-se afetiva-sexualemente por mais de uma pessoa está tão imbrincada em nossa cultura e estrutura social, que outras possibilidades são consideradas imorais.

Inclusive, juridicamente, avançamos com o reconhecimento de uniões homoafetivas, mas ainda não é permitido tal reconhecimento para uniões de mais de uma pessoa.

E tudo isso se embasa no conceito do amor romântico: uma construção cultural que valoriza a exclusividade e a ideia de "alma gêmea".

Se pensamos que não há amor verdadeiro, conexões profundas e sentimentais (para além do s**o) em modelos de relação diferentes do padrão, se as julgamos como “promíscuas”, não permitimos que toda forma de amor aconteça e, definitivamente, não estamos sendo justas.

Amizades são fundamentais! 🌟👭Muitas vezes subestimamos o valor das amizades e das comunidades de apoio em nossa vida afe...
31/01/2025

Amizades são fundamentais! 🌟👭

Muitas vezes subestimamos o valor das amizades e das comunidades de apoio em nossa vida afetiva. No entanto, elas podem ser tão importantes quanto os relacionamentos românticos. Vamos explorar como:

1. Investimento emocional: Amizades oferecem um espaço seguro para compartilhar emoções e receber apoio incondicional.
2. Redes de suporte: Comunidades de apoio podem proporcionar recursos e conselhos valiosos, especialmente em momentos difíceis.
3. Diversidade de conexões: Ter várias fontes de apoio emocional diminui a pressão sobre um único relacionamento para satisfazer todas as necessidades emocionais.
4. Crescimento pessoal: Interagir com diferentes pessoas enriquece nossas perspectivas e nos ajuda a crescer.
5. Valorização da autonomia: Amizades saudáveis incentivam a independência e o respeito mútuo, criando um equilíbrio entre conexão e autonomia.

Como suas amizades

Registros da Roda de Conversa sobre Não-monogamia que rolou em Campinas, como ação de participação na 1a Mobilização Nac...
27/01/2025

Registros da Roda de Conversa sobre Não-monogamia que rolou em Campinas, como ação de participação na 1a Mobilização Nacional sobre o assunto!

Estamos nos organizando como movimento e quero agradecer a cada pessoa corajosa que esteve conosco fazendo história e fortalecendo a comunidade em nossa região e no país!

Em breve teremos mais divulgação de próximos eventos para mantermos aquecida a vontade de colaborar e socializar.

Gratidão especial aos perfis e pela organização e articulação das cidades no país e divulgação, com tanto empenho e atenção, cuidado.

Gratidão também pelos queridos do
Nina e Ale pelo carinho aos nos receber, no restaurante deles que é inspirador, acolhedor e cheio de comida vegana deliciosa.

Gratidão a todes! Que venha mais!

Que tal bater um papo assim gostoso com alguém!?” Vamos juntes falar sobre não monogamia? Se você tem interesse, ou mesm...
22/01/2025

Que tal bater um papo assim gostoso com alguém!?” Vamos juntes falar sobre não monogamia? Se você tem interesse, ou mesmo curiosidade pelo tema, está convidade à comparecer no 1º DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO NÃO MONOGÂMICA E POLIFAMILIAS na Boa do Dia Vegan!
Teremos uma roda de conversa muito leve e dinâmica, guiada pela psicoterapeuta Maitê Ferreira, com uma breve pauta explicativa sobre não monogamia e suas implicações.
Começaremos a roda às 17h, com previsão de se estender até as 19h ~ou até enquanto o papo tiver bom~.
Venha participar com a gente, com certeza será um domingo muito gostosinho, com boas trocas, risadas e suco de (c)limão à vontade! Rs

"Freqüentemente nossas relações dependem quase que exclusivamente de nossas próprias atitudes, mesmo que não estejamos c...
05/06/2024

"Freqüentemente nossas relações dependem quase que exclusivamente de nossas próprias atitudes, mesmo que não estejamos conscientes desse fato."(C. G. Jung, em prefácio ao livro i Ching, 1949).

É um ciclo. A maneira como nos posicionamos nas relações as impactam e as consequencias disso retornam para nós.

Como você vem agindo nos seus relacionamentos?


Adotar a postura de vitima quando as coisas não estão indo bem é tentador, afinal, realmente precisamos simplesmente rec...
28/05/2024

Adotar a postura de vitima quando as coisas não estão indo bem é tentador, afinal, realmente precisamos simplesmente reclamar quando algo dá errado, quando nos frustramos. Mas manter essa perspectiva tem influência em como nos relacionamos e lidamos com a situação, uma influência normalmente negativa.

Quando temos dificuldade de superar a posição de vítima, não criamos meios de adaptação e, assim, nos mantemos em posição de desvantagem. Isso corrobora com o pensamento de vítima de que não é possível escapar do que está acontecendo. É um ciclo vicioso, uma crença limitante.

Saúde emocional depende do desenvolvimento da criatividade psicológica para lidar com as adversidades. Ou seja, precisamos construir caminhos de saída das situações difíceis.

Para sair da posição de vítima, comece considerando que você pode encontrar meios para agir a seu favor. Permita-se observar as situações e a si mesma a partir de novas perspectivas que te engrandeçam, te validem, te priorizem.

Ver a si mesma como protagonista na sua vida é um chamado para não terceirizar as (culpas) responsabilidades. Você pode não ter causado o que de ruim lhe aconteceu, mas é você que vai precisar mover-se para sair dessa.

Peça ajuda, sempre que necessário.

Talvez você se identifique com essa situação: alguém falhou com você e, além de se magoar, você sentiu culpa. Isso acont...
23/05/2024

Talvez você se identifique com essa situação: alguém falhou com você e, além de se magoar, você sentiu culpa.

Isso acontece porque a culpa serve como punição. Desde crianças, aprendemos que a punição é a consequência dos erros, e acreditamos que sem ela, não haverá correção.

Então, em vez de punir o outro, nos punimos pelo erro alheio. Isso ocorre por várias razões, dentre elas:

1) Proteger os sentimentos positivos: Culpar-se mantém o afeto pela pessoa que errou, essencial para nosso bem-estar emocional.

2) Manter a imagem da pessoa: Preferimos nos culpar para preservar a imagem idealizada do outro, evitando a confusão e perda de referências.

3) Sensação de controle: Culpar-se dá a ilusão de controle, acreditando que podemos evitar futuros erros ajustando-nos.

No entanto, essa estratégia tem armadilhas:

- Você sofre duas vezes: pelas ações do outro e pela culpa.
- Não podemos controlar as ações dos outros, levando à sobrecarga e estresse.

Para lidar com isso, mapeie:
- O que está sob sua responsabilidade?
- O que é responsabilidade do outro?

Refletir sobre isso pode ajustar suas emoções e trazer novas perspectivas.

Carinhosamente, apelidei essa citação da Brené Brown de “mantra da vulnerabilidade".Ter medo, sentir-se frágil, fraca, e...
21/05/2024

Carinhosamente, apelidei essa citação da Brené Brown de “mantra da vulnerabilidade".

Ter medo, sentir-se frágil, fraca, envergonhada, cansada, incapaz... Nada disso deveria fazer com que deixassemos de nos amar, não deveria fazer com que a gente se achasse menos digna de amor.

Mas quando a gente se esconde para não mostrar que está triste e abalada, será que não é justamente a gente se permitindo crer que não merecemos acolhimento?

São as vulnerabilidades que ajudam a desenvolver coragem em nós. E começa por permitir expor a quem você confia, que você está vulnerável e que receber acolhimento pode lhe fazer bem. Isso por si só é um ato de coragem, especialmente em uma sociedade que vende a ideia de que devemos nutrir e manter apenas emoções positivas.

Perceba que o sucesso vem juntamente com a coragem de estar vulnerável (não apesar disso).

Fazer bem aos outros proporciona bem-estar emocional que reflete em bem-estar físico. Não precisamos esperar tragédias a...
15/05/2024

Fazer bem aos outros proporciona bem-estar emocional que reflete em bem-estar físico. Não precisamos esperar tragédias acontecerem para exercermos generosidade e altruísmo. Mas já que estamos nesse momento difícil com a situação do RS (e tantas outras questões sociais), que isso nos contagie positivamente, para que o bem que isso faz nos ajude a enfrentar adversidades.

Deixo essas sugestões de como praticar gentileza e generosidade.

Se fizer, compartilha como se sentiu!?

O Instituto MHS utiliza uma abordagem que combina ciência, tecnologia, multidisciplinaridade e empatia para oferecer um ...
08/01/2024

O Instituto MHS utiliza uma abordagem que combina ciência, tecnologia, multidisciplinaridade e empatia para oferecer um tratamento completo e eficaz, no qual a saúde é vista e cuidada de maneira integral, ou seja, considerando aspectos físicos e mentais e suas correlações.
Isso que me encantou no projeto e me fez querer fazer parte da equipe, o que fico feliz em anunciar ter dado certo.
Acesse o perfil e o site para conhecer mais sobre essa incrível proposta e para agendar seu horário.

Adresse

Democratic Republic Of The

Site Web

Notifications

Soyez le premier à savoir et laissez-nous vous envoyer un courriel lorsque Maitê Ferreira publie des nouvelles et des promotions. Votre adresse e-mail ne sera pas utilisée à d'autres fins, et vous pouvez vous désabonner à tout moment.

Contacter La Pratique

Envoyer un message à Maitê Ferreira:

Partager