Nutricionista Janete Évora

A nutrição presta grande ênfase em promover a saúde, não apenas tratar doenças, evitá-las antes que surjam este deve ser o foco de qualquer individuo #vemcomanutricv

Qual o segredo para ter uma vida longa e com saúde? Com certeza a nutrição é um dos factores para atingir tal objectivo. Convido a todos a fazerem essa viagem. Pagina destinada a amantes e curiosos da alimentação saudavel, sem mimimi.

Funcionando normalmente

Feliz dia das mulheres para todas as maravilhosas que me seguem. A luta pela igualdade é longa mas seguimos firmes. Que esse dia seja de comemorações mas também de reflexões. Muito mais que rosas queremos RESPEITO e LIBERDADE de ser o que bem entendermos. Feliz dia para nós c*d*las, atrevidas, bruxas, santas, lindas, gostosas gordas, magras mães, amigas ... ♥️♥️

Hoje é dia de dor de sodade de nha terra. Quem te conxem sabe manera mi ê dod num Carnaval. Figura ativa desde mnine, há anos que un aposenta k era so pa oia e aprecia o carnaval na sua essência, longe de competitividade etc.
Desde 2018 que un foi Porta Bandeira de Escola de SambaTropical es amor volta mais forte. Ser porta bandeira é algo incrível, carrega manto sagrado de um escola pa quem t fazel que amor (moda un fazel) é emocionante, um energia que te transborda moda nes foto, que nha linda princesa assim moda mi homenagea a musica cabo Verdiana e em especial nôs Diva Cize.
Hoje dor de sodade t perta pa mas un one un k estod la ma nha EST ma ao mesmo tempo un t aliviada que bandeira assim como na 2019 (nha cmad Cynthia Spencer que podia estod mas bem entregue na mon de Leila Leite.
Minha querida, un tem certeza bo ta arraza, porque moda un dze amor a escola é imprescindível pa um porta bandeira. E isso bo tel de sobra, bo k preparam logo tudo nha respeito e consideraçao pa bo. Te desejo toda energia positiva do mundo, a ti e a minha escola do coração.
Vida é um questão de prioridades e mas um vez un t abri mon d sabura pa nhas estudos. Es investimento de nha tempo t bem ser compensod. Nha mantra é "esforço temporário para um futuro permanente" e nha Cabo Verde meste de Jovens moda mi k as vezes (não sempre k ninguem li ê madre Tereza) te abri mon d sabura pa qualifica ses pessoa ainda mas e na um futuro (bem proximo na nha caso) retorna a nôs terra e dal tudo o que jal da nôs.
Mi Cabo Verde já dam txeu (ingratos é que t reconhece), nhas 10 graozinho de terra que formam como gente e acima de tudo como MULHER, é pa el acima de tudo es sacrificio.
É mas um one sem Carnaval, pa um futuro k um data d carnavais hehehehehe bom carnaval pa tud gente e terça feira sem RIOLA DE CMADS por favor.
Nôs Carnaval ê ÚNICO
P. S – Nô bai VO e Estrelas.

Bom dia meus amores, como alguns sabem estou na fase final da minha especialização em Nutrição Pediátrica. Escolhi como tema do meu trabalho final a paralisia cerebral. Nisso, estou estudando e pesquisando sobre o estado nutricional de crianças com paralisia cerebral.
Adoro temas que trabalham a inclusão social. Sinceramente amigos não passei 5 anos de curso mais quase 2 de especialização para “apenas” ajudar pessoas a emagrecer dois quilos (acreditem, tem pessoas que chegam no meu consultório já com essa fala pronta). Adoro trabalhar com adultos obesos (onde trabalho a parte comportamental) e ajudo-os a emagrecer mais de 20 Kgs (tenho vários casos de sucesso – inclusive o meu). Então a maioria do meu publico era da Nutrição estética (emagrecimento, hipertrofia etc.) é o que me dá dinheiro digamos. No entanto hoje já não duvido da qualidade do meu trabalho e percebi que não tenho tanta paciência para a Nutrição Estética. Então, para não perder esse publico que também é importante, pois cada um sabe as suas dores, aqueles 3 quilos podem significar muito para alguém. Hoje encaminho esses pacientes para uma colega maravilhosa da equipe multiprofissional gerida por mim mesmo a distância (a nossa sede é em São Vicente). E nisso, posso focar em quem realmente precisa de mim como essas crianças que são excluídas socialmente devido as suas limitações.
Conheces alguma criança que tenha diagnostico de paralisia cerebral? Como acha que é a alimentação delas em Cabo Verde? Sabias que mais de metade dessas crianças são/estão desnutridas? É de cortar o coração amigos. Mas com calma e com alma vou ajudar muitas crianças desse tipo.
Deixo-vos essa reflexão nessa sexta feira (dia de sabura), farei um post falando de um espaço da Câmara Municipal de São Vicente que atende essas crianças em São Vicente onde já fiz voluntariado e precisam de muitas doações.
P.S - foto do Txiu Google.

"Pesod, t kebra tud balança" saia da frente com a sua gordofobia que estou passando com a minha auto estima e amor próprio. Nutricionista pode ser gordo? A pergunta que vale um milhão. Eu respondo: desde que se sinta bem pode sim. Quer dizer que estimulas a obesidade? Nãooooo muito pelo contrário eu trabalho a aceitação corporal como ferramenta de mudança e não o ÓDIO ao nosso corpo que a sociedade e a media nos impõe. Boa semana a todas da vossa Nutri dodaia bem nutridinha (podia emagrece so ex broçe ma t coool, deus dze un t tranquilo) 😂😂😂 e bô qual é relação ma bo corpo?
Nota: quem ama cuida ♥️

[01/30/20]   Quando o sistema de justiça funciona as pessoas vivem em PAZ. Um cliché que fez sentido na terra estrangeira. Independentemente de todos os meus problemas de saúde e/ou pessoais, aqui sinto-me em paz. Não apenas por ter a minha família e amigos aqui, mas principalmente por ser um país onde: liberté, égalité, fraternité não estão apenas no papel. Aqui as leis funcionam para todos: preto, branco, gordo, magro, rico, pobre, sem documento ou nacional. Aqui as MULHERES e as crianças são MUITO protegidas, e ninguém ousa desafiá-las pois seria desafiar todo um sistema proveniente um dia do ventre de uma MULHER.
Passamos tanto tempo tendo os nossos direitos violentados na nossa Pátria amada Cabo Verde, que por mais viajados que sejamos, por mais cultos que sejamos, ficamos encantados. E olhem que nem é síndrome do “coloniado”, muito menos dar graxa porque aqui a semelhança de o que deveria ocorrer em Cabo Verde não sou “famosa”, as pessoas mal sabem da existência da minha relação familiar com “la grand damme”, “la diva aux pieds nu”, das minhas empresas, do meu trabalho, “rien”. É contato alma, com alma, afeto com afeto. E é de encantar a forma como me tratam apenas por ser uma menina meiga que gosta de aprender. E o que eles mais têm é educação e vontade de ensinar. Estou de veras apaixonada, se Cabo Verde não se cuidar perde essa preciosidade (no caso eu) (risos).
Enfim so queria partilhar essas palavras, pois nem so de tragedia o mundo vive, não digo que a vida aqui é fácil, minhas costas e mãos que o digam (trabalho braçal não é fácil) (ainda bem que estudei e é temporário, obrigada meus educadores), mas cavalo que corre por gosto e amor a PATRIA não se cansa. Desconto aqui para a segurança social, mas sigo investindo na minha terra, estou na fase final da minha especialidade e em breve regresso para avançar com os meus projetos. No entanto, não tenho a mínima pressa. Sinto que Paris vai me surpreender muito.
As vezes so temos de SAIR da ilha (no meu caso literalmente) para vermos a ilha. E de longe ela é muito mais linda. Não te troco por nada São Vicente, eu consegui sair de um relacionamento abusivo tanto a nível pessoal como profissional espero que também consigas. Contagem regressiva para o FIM (levo os queijos “maf” e “champagne” e se deus quiser isso nem vai ser considerado campanha e sim um desabafo de uma cidadã LIVRE que teve de sair do seu país devido a juízos de valor sobre o seu estado mental apenas porque exprime a sua opinião. Uma JOVEM, MULHER, LIVRE e que se afirma é tudo o que o sistema não aguenta.
Mas no meu caso o SISTEMA não tem solução, posso cair mas levanto mais forte. Estudei no Brasil e aprendi que “um filho seu não foge a luta”, minha “pátria, amada, idolatrada” em tons de azul, voltarei mais forte.
Entendam, quando não escrevo adoeço. Não me peçam mais para não escrever, aqui é o meu espaço pessoal, por isso os incomodados façam o favor de parar de me seguir.
#xupaingust #xupachefmaximodopessoalminimo
P.S – Sinto-me em paz como há muito não me sentia e é um amor contagiante mesmo, hoje entendo o porquê da minha avó considerar a França o seu SEGUNDO país.
P.S - seja a revolução que desejas para o mundo

youtube.com

Cesaria Evora - Esperanca Irisada

"Na bo sorriso tem um cabo verde de sonho, cheio de inocência, chei dum bom cristom, um cabo verde k un kre pa bo e tud ses mnine. Mnininha de nha coraçon, traquininha, bnitinha, alegria de ses gente, esperança de nôs CABO VERDE. Recebe um bijim de bo avozinha, k t rodeia mundo ma ki ka ta esquece, ki ta pensa txeu na se netinha triste kel kre oia FELIZ na nôs terrinha doce, onde k no pode tem paz e amizade"

English Lyrics My beloved granddaughter Little girl that I bless With your light and smiling eyes Iridescent hope My beloved granddaughter Little girl that I...

Passando para deixar um beijinho bem "blogueirinha no inverno" a todos 😂
Sei que ando sumida com as publicações mas estou voltando aos poucos meus queridos 🥰
As pessoas que me seguem são para CASAR, pois assim como os sportinguistas - não desistem nunca (mesmo sendo Benfiquista tenho que admitir) 😂
Admiro o vosso carinho e lealdade. Obrigada por me acompanharem e respeitarem as minhas fases 😊

🍼A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas, melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações;

🍼Apenas 40% de todos os bebês com menos de 6 meses são amamentados exclusivamente e 45% continuam amamentando até os 24 meses;

🍼Aumentar a amamentação ideal de acordo com as recomendações poderia evitar mais de 823.000 mortes de crianças e 20.000 óbitos maternos a cada ano;

🍼Não amamentar está associado a menor inteligência e resulta em perdas econômicas de cerca de 302 bilhões de dólares americanos por ano e ainda vários óbitos maternos a cada ano.

Então, porque não estamos conseguindo chegar nesse ideal? Vamos debater um pouco aqui sobre 😊 no próximo post abordarei as dificuldades encontradas.

Vamos reforçar a rede de cuidados e empoderar não só as mães como os papas também. O conhecimento salva vidas. Partilha com os teus.

[08/01/19]   Qual fator mais conta na hora de interromper a amamentação?

De 1 a 7 de Agosto comemora-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A promoção do aleitamento materno é um compromisso de todos e não apenas dos profissionais da saúde. Amamentar, é vida, é amor. Algo indescritível, uma das melhores emoções da minha vida. Sou grata por ter recebido esse amor em dobro, logo, sou suspeita de defender algo tão lindo. Mãe de gémeos, fazendo faculdade em outro país, perdi a minha mãe e ainda assim consegui amamentar exclusivamente os meus filhos até os 6 meses e posteriormente até a vontade deles. Poderia ter fracassado mas acredito que o diferencial foi a minha determinação, além de ser Nutricionista (na altura estudante de Nutrição) sempre defendi e defendo a amamentação com todas as minhas forças e é isso que desejo as outras mães: Determinação. Algumas mulheres não conseguem amamentar, mas as que podem, acredito que todo esforço vale a pena, não cedam por medo ou pressões de ninguém. E sempre que necessário procurem apoio nos centros de saúde/hospitais.❤❤❤💪💪👬

Semana maravilhosa a todos 😊♥️ Acredite em si mesmo, você esta evoluindo. Apesar dos dias parecerem tempestades sem fim, você é forte. Você conseguirá 💪💪💪💪 #motivation #dailyinspirations #mondaymood #nutridicas #vemcomanutricv

Imagine uma nova história para a sua vida e acredite nela. Há um ano atrás por essa altura iniciava a maior batalha da minha vida. Finais de Julho após sair de uma longa depressão minha mente começou a dar sinais de cansaço, ja não conseguia concentrar-me em atividades e o meu pensamento tornou-se super acelerado a ponto de não conseguir dormir por 4 dias. Daí iniciei com crises de pânico, estava muito assustada com tudo aquilo. Fui ao hospital e só queria dormir pois o meu sofrimento psíquico era demais. Nada me fazia dormir, fui para casa. Dias depois perdi o contato com a realidade, clinicamente chamado de psicose - começei a criar teorias na minha cabeça, não confiava em ninguém e só queria andar pelas ruas sem rumo e sem direção. Alguns amigos se preucuparam e finalmente conseguiram ver que ao contrário do que as pessoas diziam não era abuso de corpo. A Janete não estava bem. A minha cabeça trabalhou tanto que cansou. Perdi muitos amigos, fui muito julgada e finalmente internada na psiquiatria do HBS onde fui medicada e finalmente voltei a realidade. Poderia ser definitivo e chegado a loucura. Recebia assim em uma semana o diagnóstico de bipolaridade. Que é um transtorno mental em que as pessoas alternam depressão profunda (1° episódio foi d 5 meses) e mania que é um estado de euforia exagerada. Eu não queria aquele diagnóstico, não queria mais julgamentos. Isolei-me novamente, deixei os meus filhos e vim tratar-me. Aqui mais 6 meses de depressão. Passei esses 6 meses na França isolada sem pedir ajuda. Um dia levantei-me e voltei a acreditar em mim e numa nova história para a minha vida. Hoje ja não pergunto porque aconteceu comigo e sim como não aconteceu antes? Bipolaridade é uma condição genética e para a vida toda com uso de medicação. Aqui meu psiquiatra não concorda com esse diagnostico e estou estável há um bom tempo e sem remédio. Fiz novos amigos e os meus filhos estão novamente comigo. Voltei a estudar e a gostar de mim. Doeu muito ouvir todo o vosso julgamento mas cada um da aquilo que tem. Eu sou luz e vou sempre iluminar as vossas vidas. Os verdadeiros permaneceram e o pior passou. Tenha força a sua crise também vai passar. Da Psiquiatria para a Tour Eiffel 😂😁🙏

Existe um linha que separa aceitação de conformismo. Aceitar-se é abraçar a sua pessoa por dentro, independente do seu peso, forma fisica etc. Aceitar-se é amar-se a tal ponto que queremos sempre a nossa melhor versão. Essa melhor versão somos nós que definimos e depende em parte da nossa visão da realidade. Não aceite críticas a sua imagem, disfarçadas de "cuidado" ou amor. Nunca duvide que és linda, a tua beleza interior ou exterior não cabe em números.
Mas NUTRI eu aceito a minha pessoa, sinto-me linda no entanto quero cuidar melhor da minha alimentação e da minha qualidade de vida. Parabéns, isso é auto-cuidado é amor proprio sem depreciar a tua pessoa. É da aceitação que vem o desejo da mudança. Se eu não aceito posso até tentar mudar por fulano ou sicrano mas não vai ser sustentável e em pouco tempo vou voltar a estaca zero e pior cair dessa vez no conformismo. O conformismo é a vulga "zona de conforto", estou gorda, não estou feliz, mas é "ba dvagar". Esse posicionamento destroi a nossa auto-estima. Nunca se conforme com o que te deixa triste. Aceite-se e escolha sempre a sua melhor versão. Passei muitos anos no conformismo. Após perder 27 Kg no ano passado desenvolvi a aceitação e afastei-me do conformismo. Hoje por motivos vários (principalmente depressão profunda) recuperei esses teimosos. Aceito-os de volta e agradeço a deus a minha vida. Poderia estar morta mas "apenas" recuperei uns quilos. Essa mentalidade muda tudo. Não me conformo e sinto pena da minha pessoa. A tempestade passou e diariamente dou o meu máximo, retornei a atividade fisica e como bem na maioria dos dias. Ou seja, estou agindo, mudando o que não me agrada. Estou na direção certa e isso é mais importante que a velocidade para chegar na forma fisica que eu ja estava. Conta-me, e tu? Estas na aceitação ou conformismo?
Semana maravilhosa a todos. Boas energias.

Quer que o seu negócio seja a primeira Clínicas em Mindelo?

Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.

Vídeos (mostrar todos)

Localização

Categoria

Telefone

Endereço


Rua Capitão Ambrosio
Mindelo
SAMEG
Outra clínicass em Mindelo (mostrar todos)
Educorps Fisioterapia Educorps Fisioterapia
Edifício Copacabana - Laginha - Av.Marginal
Mindelo

Educorps Fisioterapia - Clínica de fisioterapia / Aulas de Pilates / Massagens. Aqui se educa e re-educa o corpo.

AMVCV AMVCV
Mindelo

Associação dos Médicos Veterinários de Cabo Verde

Mmandala, Lda. Mmandala, Lda.
Rua Direita 26-A
Mindelo

Bazar/Espaço de intermediação de artesanato caboverdiano de qualidade, livros e discos de vinil usados (compra e venda), roupas, calçados, perfumaria...

Serviços de Fonoaudiologia Serviços de Fonoaudiologia
Urgimed
Mindelo

Drogaria Picknin Lda Drogaria Picknin Lda
São Vicente
Mindelo, 387

A Drogaria Picknin tem como actividade principal a distribuição a nível Nacional de Equipamentos Sanitários e Vendas de Materiais de Construção.Dispomos de uma estrutura voltada para os nossos clientes, com soluções de construção a sua medida.

Rigoróptica Unipessoal Lda Rigoróptica Unipessoal Lda
Alto São Nicolau Nº 19
Mindelo

Comercialização de lentes oftálmicas, armações e óculos de sol. Consultas de Oftalmologia

Cardio Clinic Cardio Clinic
Rua Eduardo Mondlane
Mindelo, 2110

LivraFisio- Clinica de Fisioterapia LivraFisio- Clinica de Fisioterapia
Monte Sossego- A Frente Do INPS
Mindelo

Fisioterapia Clínica Reabilitaçāo Saúde

Mindelvet Mindelvet
Antigo Largo Dos Bombeiros, 4B
Mindelo, 2110 CABO VERDE

Clínica Veterinária com os serviços de consulta, consultadoria, aconselhamento, análises, ecografia, cirurgia, internamento, domicílios e urgências 24h. Todas espécies.

Medicentro - Clínica de Especialidades Medicentro - Clínica de Especialidades
Av. Alberto Leite, Madeiralzinho
Mindelo, 0762

A clínica especializada no cuidado dos cabo-verdianos. (238) 231 85 15 (238) 230 01 85 (238) 230 01 86 Av. Alberto Leite, Madeiralzinho

Incubadora Mista de São Vicente Incubadora Mista de São Vicente
Rua Alfredo Miranda
Mindelo, RUA ALFREDO MIRANDA

Vitallity Fisioterapia Vitallity Fisioterapia
Avenida Baltazar Lopes Da Silva
Mindelo, 20

Página virtual da Clínica Vitallity Fisioterapia.