22/06/2025
𝐇𝐁𝐒 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐰𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐧𝐜𝐡𝐞𝐬𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐒𝐢𝐭𝐮𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐄𝐱𝐜𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨/𝐂𝐚𝐭𝐚́𝐬𝐭𝐫𝐨𝐟𝐞 𝐞 𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚-𝐬𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐏𝐫𝐨𝐦𝐨𝐭𝐨𝐫 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭𝐞́𝐠𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐩𝐨𝐢𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐬 𝐢𝐥𝐡𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐍𝐨𝐫𝐭𝐞 𝐞𝐦 𝐬𝐢𝐭𝐮𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐭𝐚́𝐬𝐭𝐫𝐨𝐟𝐞
O Hospital Dr. Baptista de Sousa assinalou o 1º aniversário do Grupo de Triagem de Manchester e a comemoração do dia Internacional do Enfermeiro com um workshop sobre a “Triagem de Manchester- Situações de Exceção de Catástrofe”, reunindo profissionais de saúde e forças vivas da ilha de São Vicente, nomeadamente a Câmara Municipal, Bombeiros, Polícia Nacional, Forças Armadas, Proteção Civil, Aeroportos, empresas de combustíveis, entre outras.
O evento decorreu em torno de como o Protocolo de Triagem de Manchester pode apoiar a Implementação de um Plano de Catástrofe e, ainda, foi abordado o papel do HBS como Centro Estratégico de Apoio para as Ilhas do Norte em tempos de crise, tema que foi abordado pelo Dr. António Marques, especialista em organização e gestão de situações e exceção/catástrofe.
Durante a intervenção, a PCA do HBS, Helena Rebelo Rodrigues que presidiu o evento, sublinhou a importância do sistema de triagem de Manchester que chegou a Cabo Verde em 2014 através do Hospital Dr. Baptista de Sousa, destacando-se dos demais por ter um grande número de vantagens, que o tornam internacionalmente reconhecido, com uma utilização que se expandiu rapidamente.
Ainda na sua intervenção, a PCA referiu que, durante os 10 anos da implementação do protocolo de triagem o HBS assinalou ganhos relevantes, consistentes e tem direcionado a ação para a diminuição da sobrecarga nas urgências, a melhoria da Integração com outros sistemas de saúde, a dinamização de programas contínuos de capacitação das equipas, a disponibilidade de recursos, com ênfase para os recursos humanos, têm impactos significativos na eficácia da triagem.
Com isto o HBS, pretende potencializar os ganhos obtidos, tais como melhorar a eficiência do atendimento, melhorar os resultados clínicos, reduzir o tempo de espera para os casos mais graves, a utilização de forma mais eficiente os recursos permitindo direcionar recursos e pessoal para onde são mais necessários, melhorando a gestão do fluxo de pacientes.
A consolidação dos ganhos requer dos profissionais do HBS, a preparação e a resposta a catástrofes e a aplicação da Triagem de Manchester em situação de catástrofe, já consubstanciadas no Plano de Catástrofe elaborado pelo Hospital Baptista de Sousa.
Por sua vez, o diretor do Grupo Cabo-verdiano de Triagem, Paulo Almeida referiu que o workshop não foi apenas uma oportunidade de celebração, mas também para reforçar as competências dos profissionais de saúde, e de forma cientifica abordar temas sobre a triagem e avaliação dos doentes no serviço de urgência em caso de catástrofe.
Realçou ainda que, o workshop foi essencial para as ilhas de São Vicente e Santo Antão, sendo que essas regiões enfrentam diversos riscos, tais como incêndios, deslizamentos e inundações, que podem comprometer a segurança e o bem-estar da população. Ademais, a questão do armazenamento e da venda de combustíveis demanda atenção especial por sua potencial ameaça à segurança.
Por seu turno, a Superintendente de Enfermagem do HBS Vera Monteiro, destacou a importância fundamental do papel dos enfermeiros no processo do Protocolo de Triagem de Manchester, referindo-se que estes profissionais são responsáveis e capacitados para realizar a avaliação primária dos pacientes e o diagnóstico de enfermagem.
Além disso, enfatizou que, por meio dos discriminadores utilizados na Triagem de Manchester, os enfermeiros conseguem realizar uma gestão eficiente, avaliar adequadamente e classificar os casos que chegam à urgência. Esta abordagem permite estabelecer prioridades com base nos sintomas e queixas dos pacientes, garantindo uma assistência rápida e segura, sem colocar vidas em risco.
De referir que, do evento resultou uma parceria entre o Hospital Dr. Baptista de Sousa e o Grupo Caboverdeano de Triagem.