Grupo Caboverdeano de Triagem

Grupo Caboverdeano de Triagem Protocolo de Triagem de Manchester

20/07/2025

𝐈𝐧𝐚𝐮𝐠𝐮𝐫𝐚çã𝐨 𝐝𝐚 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐌𝐚𝐭𝐞𝐫𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞 𝐏𝐞𝐝𝐢𝐚𝐭𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐇𝐨𝐬𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐃𝐫. 𝐁𝐚𝐩𝐭𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐨𝐮𝐬𝐚

A cerimónia está prevista para o dia 22 de julho e será presidida por Sua Excelência, o Primeiro-Ministro Dr. José Ulisses Correia e Silva.
Trata-se de um grande edifício construído de raiz, 𝐜𝐨𝐦 𝟒 𝐩𝐢𝐬𝐨𝐬, 𝐧𝐮𝐦𝐚 á𝐫𝐞𝐚 𝐝𝐞 5.768 𝐦𝐞𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐚𝐝𝐫𝐚𝐝𝐨𝐬, 𝐜𝐨𝐦 𝐜𝐚𝐩𝐚𝐜𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝟏𝟐𝟓 𝐜𝐚𝐦𝐚𝐬.
O edifício alberga cerca de 𝟏𝟎 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢ç𝐨𝐬, nomeadamente:
Serviço de Urgência de Maternidade, Serviço de Urgência de Pediatria, Ambulatório, Pediatria, Internamento, Unidade de Cuidados Intensivos de Pediatria, Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, Ginecologia e Obstetrícia, Bloco Operatório com duas salas para cirurgias, Banco de Leite e Salas de Parto.
No que se refere à zona técnica, esta inclui cave, central de oxigénio, central de ar comprimido, posto de transformação e gerador de emergência.

Este é um 𝐢𝐧𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝟏,𝟐 𝐦𝐢𝐥𝐡õ𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐜𝐚𝐛𝐨-𝐯𝐞𝐫𝐝𝐢𝐚𝐧𝐨𝐬, fruto da cooperação entre o Governo de Cabo Verde e o Governo da China, que visa ampliar e melhorar os serviços de saúde destinados às mulheres e crianças, promovendo um atendimento de qualidade, mais acessível e humanizado.

A nova Maternidade e Pediatria do Hospital Dr. Baptista de Sousa foi concebida com foco nas pessoas, especialmente mulheres e crianças, e tem como objetivo melhorar significativamente as condições de trabalho dos profissionais de saúde, bem como oferecer um serviço de elevada qualidade no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, em São Vicente e em toda a região norte do país.

Mensagem do Presidente do Grupo Caboverdeano de Triagem no seu 1º aniverárioCelebramos com orgulho o 1º aniversário do G...
22/06/2025

Mensagem do Presidente do Grupo Caboverdeano de Triagem no seu 1º aniverário
Celebramos com orgulho o 1º aniversário do Grupo Caboverdeano de Triagem (GCT)!

O Grupo Caboverdeano de Triagem (GCT) é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Mindelo, dedicada ao desenvolvimento e a promoção da triagem em Cabo Verde. Sua missão consiste em estabelecer parcerias estreitas com as estruturas de saúde do país, reconhecendo a importância de uma abordagem multidisciplinar. Em homenagem ao papel fundamental dos profissionais de enfermagem na triagem de prioridades nos serviços de urgência, o GCT alia-se às celebrações do Dia da Enfermagem.

Ao longo deste primeiro ano de atividades, o GCT tem desempenhado um papel de liderança na promoção e implementação de boas práticas de triagem nos serviços de urgência em Cabo Verde. Destacam-se, entre suas realizações, a realização do Simpósio comemorativo dos 10 anos de implementação do Protocolo de Triagem de Manchester no Hospital Baptista de Sousa (HBS), marco importante na melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.

Adicionalmente, o GCT promoveu, em colaboração com a Região Sanitária de Santo Antão e o Hospital João Morais, atividades científicas relacionadas à triagem, bem como formações realizadas em Porto Novo, e no hospital João Morais. Várias ações de formações em triagem foram já realizadas no Hospital Dr. Baptista de Sousa, um marco na colaboração entre as duas instituições. Essas ações têm contribuído para o fortalecimento do conhecimento e das competências dos profissionais de saúde. Participamos igualmente na formação de triagem no Hospital Agostinho Neto, em fevereiro deste ano, reforçando o contínuo processo de capacitação dos profissionais daquela unidade.

O GCT tem atuado como um agente de sensibilização e divulgação de boas práticas de triagem em Cabo Verde, com ações voltadas à promoção do Protocolo de Triagem de Manchester na Região Sanitária de Santiago Norte e na Delegacia de Saúde de Porto Novo, fortalecendo o compromisso com a excelência na assistência emergencial.

Nesta ocasião comemorativa, em parceria com o Hospital Baptista de Sousa, a Região Sanitária de Santo Antão e o Hospital João Morais, o GCT realizamos um evento especial nas ilhas de São Vicente e Santo Antão, dedicado a abordar questões relacionadas a situações de exceção e catástrofe. Essas regiões enfrentam diversos riscos, tais como incêndios, deslizamentos e inundações, que podem comprometer a segurança e o bem-estar da população. Ademais, a questão do armazenamento e da venda de combustíveis demanda atenção especial por sua potencial ameaça à segurança.

Parabéns a todos os membros e parceiros que possibilitaram a concretização destas ações no primeiro ano de atividades, marcando nosso progresso e dedicação.

Que venham muitos mais anos de avanços na saúde em Cabo Verde.
Paulo Almeida-Presidente do Grupo Caboverdeano de Triagem -GCT

𝐇𝐁𝐒 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐰𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐧𝐜𝐡𝐞𝐬𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐒𝐢𝐭𝐮𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐄𝐱𝐜𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨/𝐂𝐚𝐭𝐚́𝐬𝐭𝐫𝐨𝐟𝐞 𝐞 𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚-𝐬𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐏...
22/06/2025

𝐇𝐁𝐒 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐰𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐧𝐜𝐡𝐞𝐬𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐒𝐢𝐭𝐮𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐄𝐱𝐜𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨/𝐂𝐚𝐭𝐚́𝐬𝐭𝐫𝐨𝐟𝐞 𝐞 𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚-𝐬𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐏𝐫𝐨𝐦𝐨𝐭𝐨𝐫 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭𝐞́𝐠𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐩𝐨𝐢𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐬 𝐢𝐥𝐡𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐍𝐨𝐫𝐭𝐞 𝐞𝐦 𝐬𝐢𝐭𝐮𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐭𝐚́𝐬𝐭𝐫𝐨𝐟𝐞
O Hospital Dr. Baptista de Sousa assinalou o 1º aniversário do Grupo de Triagem de Manchester e a comemoração do dia Internacional do Enfermeiro com um workshop sobre a “Triagem de Manchester- Situações de Exceção de Catástrofe”, reunindo profissionais de saúde e forças vivas da ilha de São Vicente, nomeadamente a Câmara Municipal, Bombeiros, Polícia Nacional, Forças Armadas, Proteção Civil, Aeroportos, empresas de combustíveis, entre outras.
O evento decorreu em torno de como o Protocolo de Triagem de Manchester pode apoiar a Implementação de um Plano de Catástrofe e, ainda, foi abordado o papel do HBS como Centro Estratégico de Apoio para as Ilhas do Norte em tempos de crise, tema que foi abordado pelo Dr. António Marques, especialista em organização e gestão de situações e exceção/catástrofe.
Durante a intervenção, a PCA do HBS, Helena Rebelo Rodrigues que presidiu o evento, sublinhou a importância do sistema de triagem de Manchester que chegou a Cabo Verde em 2014 através do Hospital Dr. Baptista de Sousa, destacando-se dos demais por ter um grande número de vantagens, que o tornam internacionalmente reconhecido, com uma utilização que se expandiu rapidamente.
Ainda na sua intervenção, a PCA referiu que, durante os 10 anos da implementação do protocolo de triagem o HBS assinalou ganhos relevantes, consistentes e tem direcionado a ação para a diminuição da sobrecarga nas urgências, a melhoria da Integração com outros sistemas de saúde, a dinamização de programas contínuos de capacitação das equipas, a disponibilidade de recursos, com ênfase para os recursos humanos, têm impactos significativos na eficácia da triagem.
Com isto o HBS, pretende potencializar os ganhos obtidos, tais como melhorar a eficiência do atendimento, melhorar os resultados clínicos, reduzir o tempo de espera para os casos mais graves, a utilização de forma mais eficiente os recursos permitindo direcionar recursos e pessoal para onde são mais necessários, melhorando a gestão do fluxo de pacientes.
A consolidação dos ganhos requer dos profissionais do HBS, a preparação e a resposta a catástrofes e a aplicação da Triagem de Manchester em situação de catástrofe, já consubstanciadas no Plano de Catástrofe elaborado pelo Hospital Baptista de Sousa.
Por sua vez, o diretor do Grupo Cabo-verdiano de Triagem, Paulo Almeida referiu que o workshop não foi apenas uma oportunidade de celebração, mas também para reforçar as competências dos profissionais de saúde, e de forma cientifica abordar temas sobre a triagem e avaliação dos doentes no serviço de urgência em caso de catástrofe.
Realçou ainda que, o workshop foi essencial para as ilhas de São Vicente e Santo Antão, sendo que essas regiões enfrentam diversos riscos, tais como incêndios, deslizamentos e inundações, que podem comprometer a segurança e o bem-estar da população. Ademais, a questão do armazenamento e da venda de combustíveis demanda atenção especial por sua potencial ameaça à segurança.
Por seu turno, a Superintendente de Enfermagem do HBS Vera Monteiro, destacou a importância fundamental do papel dos enfermeiros no processo do Protocolo de Triagem de Manchester, referindo-se que estes profissionais são responsáveis e capacitados para realizar a avaliação primária dos pacientes e o diagnóstico de enfermagem.
Além disso, enfatizou que, por meio dos discriminadores utilizados na Triagem de Manchester, os enfermeiros conseguem realizar uma gestão eficiente, avaliar adequadamente e classificar os casos que chegam à urgência. Esta abordagem permite estabelecer prioridades com base nos sintomas e queixas dos pacientes, garantindo uma assistência rápida e segura, sem colocar vidas em risco.
De referir que, do evento resultou uma parceria entre o Hospital Dr. Baptista de Sousa e o Grupo Caboverdeano de Triagem.

𝐑𝐒𝐒𝐀 𝐚𝐜𝐨𝐥𝐡𝐞 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 𝐞𝐦 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐌𝐚𝐧𝐜𝐡𝐞𝐬𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐒𝐢𝐭𝐮𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐄𝐱𝐜𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨/ 𝐂𝐚𝐭𝐚́𝐬𝐭𝐫𝐨𝐟𝐞A Região Sanitária de Santo Antão acol...
22/06/2025

𝐑𝐒𝐒𝐀 𝐚𝐜𝐨𝐥𝐡𝐞 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩 𝐞𝐦 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐌𝐚𝐧𝐜𝐡𝐞𝐬𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐒𝐢𝐭𝐮𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐄𝐱𝐜𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨/ 𝐂𝐚𝐭𝐚́𝐬𝐭𝐫𝐨𝐟𝐞
A Região Sanitária de Santo Antão acolheu no dia 22 de maio, na Sala de reuniões do HJM, o Workshop com o tema central "𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐌𝐚𝐧𝐜𝐡𝐞𝐬𝐭𝐞𝐫 𝐞 𝐒𝐢𝐭𝐮𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐄𝐱𝐜𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨/ 𝐂𝐚𝐭𝐚́𝐬𝐭𝐫𝐨𝐟𝐞”, que contou com a colaboração do Grupo Caboverdeano de Triagem, e em parceria com a Câmara Municipal de Ribeira Grande.

Neste seu aniversário, o GCT, em parceria com o Hospital Dr. Baptista Sousa (HBS) a Região sanitária de Santo Antão e o Hospital João Morais realizou um evento especial nas ilhas de Santo Antão que abordou questões cruciais relacionadas a situações de exceção e catástrofe. Estas ilha enfrenta diversos riscos, como serão os incêndios, as derrocadas e as inundações, que podem afetar gravemente a segurança e o bem-estar das pessoas. Além disso, existem riscos inerentes ao armazenamento e à venda de combustíveis, que demandam atenção especial. Neste contexto, tivemos a presença de um especialista em situações de emergência e catástrofe enriqueceu o conhecimento dos participantes e forneceu informações valiossa para a mitigação do risco e a resposta a esses desafios. Ao celebrar este marco, temos a oportunidade simultânea de formar e preparar a comunidade para melhor enfrentar as situações de risco, promovendo a consciencialização a favor da segurança de todos.
Divido em 3 painéis, foi possível debruçar em temas de extrema relevância destacando a importância e estruturação de um plano de Catástrofe Integrado para a ilha de Santo Antão, apresentados no 1º e 3º painel pelo Dr. Paulo Almeida, Presidente do Grupo Caboverdeano de Triagem e que pelo Dr. António Marques de Portugal.
No 2º painel, intitulado “A Cooperação Institucional e o Papel do HBS como Centro Estratégico de Apoio às Ilhas do Norte em Tempos de Crise”, contou com a participação da PCA do do HBS, Dra. Helena Rebelo Rodrigues, que participou de forma online.

Mais um evento de sucesso realizado no HBS em uma forte parceria entre o Grupo Caboverdeano de Triagem e o HBS. Juntos p...
29/05/2025

Mais um evento de sucesso realizado no HBS em uma forte parceria entre o Grupo Caboverdeano de Triagem e o HBS. Juntos poderemos vencer os desafios nesta área.

𝐂𝐎𝐍𝐕𝐈𝐓𝐄 | 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩

O Hospital Dr. Baptista de Sousa e o Grupo Cabo-verdiano de Triagem têm a honra de convidá-los a participar do Workshop Triagem Manchester Situações de Exceção/ Catástrofe, que terá lugar no dia 𝟐𝟑 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 (𝐬𝐞𝐱𝐭𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚), 𝐩𝐞𝐥𝐚𝐬 𝟗𝐡 𝐧𝐨 𝐀𝐧𝐟𝐢𝐭𝐞𝐚𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐨 𝐇𝐁𝐒.
Este workshop enquadra no programa de comemorações do Primeiro Aniversário do GCT e do Dia Internacional do Enfermeiro, que se celebra em maio.

Poderá assistir online

Microsoft Teams
Participar na reunião agora
ID da Reunião: 332 370 863 908 6
Código de acesso: H6MS6vW7

Mais uma iniciativa em prol de uma maior eficiência e eficácia na gestão de situações de exceções e catastrofe na ilha d...
29/05/2025

Mais uma iniciativa em prol de uma maior eficiência e eficácia na gestão de situações de exceções e catastrofe na ilha de Santo Antão. Mais uma forte parceria entre o Grupo Caboverdeano de Triagem, Hospital Dr. Baptista de Sousa, Hospital Regional João Morais e Gabinete da Região Sanitária de Santo Antão.

𝐂𝐎𝐍𝐕𝐈𝐓𝐄 | 𝐖𝐨𝐫𝐤𝐬𝐡𝐨𝐩

O Hospital Dr. João Morais em parceria com o Grupo Cabo-verdiano de Triagem, a Região Sanitária de Santo Antão e a Câmara Municipal da Ribeira Grande têm a honra de convidá-los a participar do Workshop Triagem Manchester Situações de Exceção/ Catástrofe, que terá lugar no dia 𝟐𝟐 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐢𝐨 (𝐪𝐮𝐢𝐧𝐭𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚), 𝐩𝐞𝐥𝐚𝐬 𝟗𝐡 𝐧𝐚 𝐒𝐚𝐥𝐚 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐮𝐧𝐢𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐇𝐨𝐬𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐃𝐫. 𝐉𝐨𝐚̃𝐨 𝐌𝐨𝐫𝐚𝐢𝐬.

O HJM reforçando as competência dos seus profissionais no Atendimento de Urgência!!!
29/05/2025

O HJM reforçando as competência dos seus profissionais no Atendimento de Urgência!!!

𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐇𝐨𝐬𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐑𝐞𝐠𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐃𝐫. 𝐉𝐨𝐚̃𝐨 𝐌𝐨𝐫𝐚𝐢𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐦 𝐝𝐨 𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐢𝐨𝐫𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐧𝐚 𝐔𝐫𝐠𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 - 𝐏𝐫𝐨𝐭𝐨𝐜𝐨𝐥𝐨 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐧𝐜𝐡𝐞𝐬𝐭𝐞𝐫.

O Hospital Regional Dr. João Morais em colaboração com o Grupo Caboverdeano de Triagem, promoveu durante dois dias (18 e 20 de março) o Curso de Triagem de Prioridade na Urgência (Protocolo de Manchester), direcionado aos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros ,com intuito de capacitar e atualizar os profissionais de saúde sobre a matéria de gestão clínica dos pacientes no serviço de urgência.

O Hospital almeja à implementação desse sistema nos serviços de urgência, o que contribuirá para um atendimento mais ágil e eficaz em situações críticas.

É importante destacar que esta ação de capacitação faz parte das atividades comemorativas do 1º aniversário do Grupo Caboverdeano de Triagem.

𝐎 𝐆𝐫𝐮𝐩𝐨 𝐂𝐚𝐛𝐨𝐯𝐞𝐫𝐝𝐞𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐞 𝐚 𝐑𝐞𝐠𝐢ã𝐨 𝐒𝐚𝐧𝐢𝐭á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐀𝐧𝐭ã𝐨, 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨𝐯𝐞𝐫𝐚𝐦 𝐚çã𝐨 𝐜𝐚𝐩𝐚𝐜𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐢𝐨𝐫𝐢...
18/03/2025

𝐎 𝐆𝐫𝐮𝐩𝐨 𝐂𝐚𝐛𝐨𝐯𝐞𝐫𝐝𝐞𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐞 𝐚 𝐑𝐞𝐠𝐢ã𝐨 𝐒𝐚𝐧𝐢𝐭á𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐀𝐧𝐭ã𝐨, 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨𝐯𝐞𝐫𝐚𝐦 𝐚çã𝐨 𝐜𝐚𝐩𝐚𝐜𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐢𝐨𝐫𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐧𝐚 𝐔𝐫𝐠ê𝐧𝐜𝐢𝐚

O Grupo Caboverdeano de Triagem em parceria com a Região Sanitária de Santo Antão, realizaram no dia 17 de março, uma ação de capacitação sobre o Protocolo de Triagem de Manchester nas urgências, destinada aos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros das Delegacias de Saúde do Porto Novo e do Paul.

Está acção de capacitação, enquadra-se nas atividades comemorativas do 1° aniversário do Grupo Caboverdeano de Triagem, sob o lema " Celebrando um ano de Impacto e Conquistas ".
Do programa de atividades, consta também duas ações de capacitação destinadas aos profissionais do Hospital Regional Dr. João Morais, e uma conferência sobre o referido tema.

Agradecimentos à Região Sanitária de Santo Antão

O Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto (HUAN) prevê implementar o protocolo de Triagem de Manchester nas urgências ...
25/02/2025

O Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto (HUAN) prevê implementar o protocolo de Triagem de Manchester nas urgências até o final de março, com o apoio do Grupo Caboverdeano de Triagem.
🎥 Assista à reportagem.

HUAN prevê a implementação do protocolo de Triagem de Manchester nos serviços de urgência para o final de março--RTC Online. Aqui, você está em Cabo Verde!We...

𝐒𝐢𝐦𝐩ó𝐬𝐢𝐨 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐧𝐜𝐡𝐞𝐬𝐭𝐞𝐫 - 𝐜𝐞𝐥𝐞𝐛𝐫𝐚çã𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝟏𝟎 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐢𝐦𝐩𝐥𝐞𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚çã𝐨.O Simpósio Triagem de Manchester “2014 – 20...
21/02/2025

𝐒𝐢𝐦𝐩ó𝐬𝐢𝐨 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐧𝐜𝐡𝐞𝐬𝐭𝐞𝐫 - 𝐜𝐞𝐥𝐞𝐛𝐫𝐚çã𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝟏𝟎 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐢𝐦𝐩𝐥𝐞𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚çã𝐨.

O Simpósio Triagem de Manchester “2014 – 2024: 10 anos de avanços e desafios no HBS” destacou no dia 26 de novembro, os avanços realizados nos últimos anos sobre a implementação do Protocolo de Triagem de Manchester nas urgências do Hospital Baptista de Sousa (HBS).

O primeiro simpósio sobre triagem de Manchester foi uma iniciativa organizada pelo Grupo Caboverdeano Triagem e pelo Hospital Dr. Baptista de Sousa, uma oportunidade para refletir sobre os avanços alcançados, compartilhar experiências e discutir os desafios e oportunidades futuras na área da triagem e atendimento de emergência.

A sessão de abertura foi presidida pela Ministra da Saúde, Dra. Filomena Gonçalves, com a participação da PCA do Hospital Dr. Baptista de Sousa e pelo Presidente do Grupo Caboverdeano de Triagem, Dr. Paulo Almeida.

A PCA do Hospital Dr. Baptista de Sousa, na sua intervenção referiu que o Protocolo de Triagem de Manchester chegou ao nosso país, há 10 anos, pelo Hospital Baptista de Sousa, “os pacientes dos Bancos de Urgência de Adultos e Pediátrico passaram a ser atendidos em função da prioridade clinica, distinguindo-se entre o doente verdadeiramente urgente, que depende de atenção médica imediata, e o doente que tem condições para aguardar, com segurança, o atendimento. Passa-se a priorizar os casos mais graves, aumentando a possibilidade de salvar vidas em situações de risco.”
Por fim, enalteceu o importante papel do recém instituído Grupo Cabo-verdiano de Triagem, que tem sido um parceiro relevante do Hospital Baptista de Sousa.

Por sua vez, o Presidente do Grupo Caboverdeano de Triagem, Dr. Paulo Almeida, destacou que “O HBS é o pioneiro, e tem sido um desafio melhorar a qualidade de triagem que é feita, com uma metodologia segura que consegue realmente distinguir o doente mais urgente.” E com a criação Grupo Caboverdeano de Triagem ambiciona-se fomentar a implementação do protocolo de triagem em todas as estruturas de urgência de Cabo Verde.

No seu discurso de abertura, através da plataforma digital, a Ministra da Saúde, Dra. Filomena Gonçalves, destacou que “este evento é particularmente relevante num momento em que o Governo de Cabo Verde reafirma, através da proposta de Orçamento de Estado para 2025, o compromisso de investir na qualidade e na universalidade dos cuidados de saúde.”

Referiu ainda que, este protocolo reconhecido a nível internacional, não só racionalizou a gestão de fluxos nas urgências, como também garantiu uma maior equidade no acesso ao cuidado em situações de emergência. E que há uma década que, o Protocolo de Triagem de Manchester, tem desempenhado um papel vital, na organização e eficiência do atendimento de urgência no HBS.

O simpósio contou com a presença de mais de 80 participantes, incluindo várias personalidades e entidades importantes do Ministério da Saúde, profissionais do hospital e estudantes de enfermagem da Universidade de Mindelo e da Universidade de Cabo Verde, que se mostraram muito satisfeitos com o nível de conhecimento dos especialistas presentes e com o debate gerado.

Da programação constou uma conferencia inicial e mais 4 painéis, ainda no dia a anterior ao simpósio, foi realizada uma ação de capacitação sobre “Via Verde AVC”, que teve como público-alvo os médicos do HBS.

Agradecimentos aos moderadores, palestrantes e a todos que estiveram presentes.

Saiba mais em:
https://www.youtube.com/watch?v=ZCS1SljM6ro
https://mindelinsite.com/.../hbs-celebra-10-anos-da.../

𝐆𝐫𝐮𝐩𝐨 𝐂𝐚𝐛𝐨𝐯𝐞𝐫𝐝𝐞𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐞 𝐇𝐨𝐬𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐃𝐫. 𝐁𝐚𝐩𝐭𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐨𝐮𝐬𝐚 𝐩𝐨𝐭𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐦 𝐜𝐚𝐩𝐚𝐜𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐞𝐦 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 ...
21/02/2025

𝐆𝐫𝐮𝐩𝐨 𝐂𝐚𝐛𝐨𝐯𝐞𝐫𝐝𝐞𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐞 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐞 𝐇𝐨𝐬𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐃𝐫. 𝐁𝐚𝐩𝐭𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐨𝐮𝐬𝐚 𝐩𝐨𝐭𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐦 𝐜𝐚𝐩𝐚𝐜𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐞𝐦 𝐓𝐫𝐢𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐔𝐫𝐠ê𝐧𝐜𝐢𝐚

O Grupo Caboverdeano de Triagem e o Hospital Dr. Baptista de Sousa, realizaram ações de capacitação destinadas a profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, focadas na triagem de Manchester. Foram realizados dois cursos, o Curso de Triagem de Prioridades na Urgência e o Curso de Formadores e Auditores na Urgência, nos dia 6 e 19 de fevereiro.

O Curso de Triagem de Prioridades na Urgência tem como objetivo capacitar os profissionais para avaliar e classificar a gravidade dos casos em situações de emergência, visando melhorar a eficiência do atendimento. Por sua vez, o Curso de Formadores e Auditores na Urgência prepara instrutores e auditores para assegurar a qualidade e a conformidade dos processos de triagem e atendimento.

O Protocolo de Triagem de Manchester foi implementado pela primeira vez em novembro de 1994, em Manchester, e foi adotado no HBS desde 2014, com o objetivo expresso de estabelecer um consenso entre médicos e enfermeiros do Serviço de Urgência, com vista à criação de normas de triagem baseadas na determinação do risco clínico.

Essas iniciativas visam não apenas aprimorar as habilidades dos profissionais, mas também garantir um atendimento mais ágil e eficaz em situações críticas.

Endereço

São Vicente
Mindelo

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Grupo Caboverdeano de Triagem publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram