03/01/2026
Info: Boa Leitura
Os méritos da baba de caracol
Nos últimos anos, no setor cosmético e nutracêutico, o uso do segredo de Helix Aspersa Muller, mais conhecido pelo nome de caracol ou caracol, se espalhou. Os caracóis produzem uma secreção do sistema locomotor, chamado baba de caracol, que tem a propriedade particular de manter a pele constantemente hidratada e protegida dos traumas a que é submetida.
A baba de caracol (INCI: Snail Secretion Filtrate) apresenta-se como um líquido âmbar, límpido ou apenas opalescente. É completamente miscível em água, insolúvel em óleos vegetais ou minerais, dispersível em emulsões de óleo em água. O produto tem altos padrões de segurança para a pouca ou nenhuma presença de metais pesados perigosos, especialmente cádmio, chumbo, cromo, níquel e mercúrio.
A matéria-prima também é controlada do ponto de vista microbiológico no final da produção: a coleta de baba de caracol para uso cosmético é feita por meio de máquinas especiais, onde a secreção é produzida, filtrada e microfiltrada para eliminar qualquer tipo de impurezas, sem realizar diluições da secreção além da adição de estabilizadores para garantir sua preservação ao longo do tempo.
A baba de caracol tem propriedades e uma composição qualitativa-quantitativa de substâncias ativas que a tornam um ingrediente único e não replicável em laboratório com um produto de síntese.
Na verdade, é composto por substâncias ativas de particular utilidade para a saúde da pele, entre elas encontramos a Alantoína, que ajuda a promover a renovação epidérmica, favorecendo a ação hidratante, calmante e revitalizante. A presença de ácido glicólico promove uma esfoliação suave das camadas superficiais da pele, resultando em um aumento na taxa de rotatividade celular e um aumento na atividade dos fibroblastos e na produção de colágeno e elastina já naturalmente presentes na secreção mucosa. Vitaminas, minerais e ácido láctico completam a rica composição da baba de caracol.
PROPRIEDADES da baba de caracol
A baba de caracol é muito rica em mucopolissacarídeos, que lhe conferem a viscosidade característica e que desempenham uma ação protetora, filmogênica e hidratante. Vários estudos in vitro e in vivo mostraram que a baba de caracol tem propriedades regenerativas para a pele humana e uma atividade antioxidante considerável.
A ação antioxidante atua em dois níveis, tanto reduzindo a formação de radicais livres quanto na captura dos mesmos. Este mecanismo está implicado na proteção celular dos danos mediados pela formação de radicais livres induzidos pela irradiação UV e que, portanto, pode prevenir os danos e sinais cutâneos causados pelo fotoenvelhecimento, o principal responsável pela formação de rugas. Encontra, portanto, aplicação em produtos anti-idade, restauradores e com efeito filmogênico, eficaz no combate às rugas de expressão.
Além do poder antioxidante, a baba de caracol aumenta a sobrevivência dos fibroblastos, estimulando a atividade proliferativa natural das células, condição necessária e essencial para a cicatrização de feridas sem a formação de cicatrizes.
Estudos in vivo mostraram que produtos cosméticos à base de secreção de Helix Aspersa promovem a cicatrização de queimaduras em crianças, reduzindo a formação de quelóide, hiperpigmentação e melhorando a aparência geral da cicatriz. Os estudos foram realizados tanto em crianças de alguns meses quanto em adultos que, portanto, apresentam características cutâneas e celulares diferentes dependendo da idade.
CREME de baba de caracóis
O creme de baba de caracol tem propriedades que o tornam um dos produtos mais admirados no mercado de cosméticos
Seu uso remonta aos tempos da Grécia antiga, onde Hipócrates usava as propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes da baba de caracol para remediar a irritação da pele. Na Idade Média, no entanto, era um dos elementos presentes na medicina tradicional.
No entanto, o verdadeiro sucesso da baba de caracol foi colocado na década de 1980 no Chile pela família Bascunn, que criava caracóis para o mercado gastronômico francês. Os operadores dessas fazendas notaram que suas mãos mantinham uma aparência saudável e nunca mostravam sinais de secura ou envelhecimento, notaram que pequenas feridas cicatrizavam em menos tempo e sem cicatrizes ou infecções. Após 15 anos, nasceu o primeiro creme cosmético patenteado com baba de caracol.
Os cremes de baba de caracol têm vários benefícios para a pele:
Melhoram a aparência de rugas, estrias e cicatrizes;
Eles combatem o aparecimento de acne graças à presença entre seus componentes de ácido glicólico que tem poder esfoliante e regenerador;
Têm propriedades antioxidantes capazes de proteger a pele da ação dos radicais livres;
Têm propriedades hidratantes que permitem restaurar um bom grau de hidratação da pele.
Use a rebarba de caracol para a pele da cara, corpo e cabelo
A baba de caracol pode ter diferentes usos para a pele do rosto e para o corpo, pois contém um alto teor de polissacarídeos e polímeros que permitem uma atividade fortemente higroscópica ou reter a água e diminuir o TEWL do estrato córneo, garantindo uma hidratação contínua no nível epidérmico. A mistura de componentes proteicos, micronutrientes e ácido glicólico protege a pele de agentes externos, radiação UV e possíveis infecções.
O extrato de baba de caracol é igualmente eficaz na proteção do cabelo dos danos mecânicos causados pela pressão diária do estilo, penteado e penteados.
ACNE E ESPINHAS, um aliado para os jovens
A baba de caracol também é um dos remédios mais eficazes contra espinhas e acne, capaz de atuar tanto nas causas quanto nos efeitos, graças aos ingredientes ativos contidos na baba dos caracóis:
– a presença de ácido glicólico favorece uma aceleração do processo de renovação celular das camadas superiores da epiderme. No tratamento da acne é eficaz em três níveis: tem um efeito sebo-regulador, elimina as impurezas, reduz marcas e cicatrizes;
– a presença de alantoína protege a pele da oxidação e estimula a produção de células epiteliais, contribuindo para a redução de cicatrizes e sinais de acne;
- a presença de vitamina A e vitamina E garantem uma ação antioxidante e calmante capaz de atenuar irritações e vermelhidão. Em particular, a vitamina A estimula a expressão de algumas enzimas específicas que são capazes de melhorar a camada cutânea da pele, favorecendo a proliferação e diferenciação de queratinócitos, enquanto o papel da vitamina E é atribuível à sua atividade antioxidante, que neutraliza diretamente a ação prejudicial das espécies reativas do oxigênio e restaura indiretamente o componente endógeno de outros antioxidantes.