30/09/2025
Veja essas imagens. Pessoas com problemas mentais vivendo na rua, uma realidade muito presente nosso país e no mundo, mas quase ninguém faz absolutamente nada.
Agora te pergunto: Elas estão ali porque não cuidaram de sua Saúde Mental ou o chamado Direitos Humanos não estão a funcionar?
Podemos ver claramente que sem Saúde Mental, não há saúde. Sem saúde mental, nada se sustenta.
Se estamos cientes de que se não cuidamos daquilo que nos sustenta e que ela nos leva a perder a nossa sanidade mental por que é que ignoramos?
Não deixe que precariedade, sofrimento dos outros te motiva a fazer alguma coisa antes de chegar lá.
Quem cuida dessas pessoas? Quem preocupa com elas? Ninguém está nem aí para elas e muito menos por suas próprias saúde mental.
Tu, Eu, Nós, qualquer um pode chegar a perder a sanidade mental e estar na mesma ou pior estado mental como desses irmãos e irmãs esquecidos pelos familiares, amigos, conhecidos e sociedade civil.
Em vez de procurar ajuda, preferimos calar. Ficamos com medo do julgamento social, mas te pergunto: Onde estão as pessoas, quando você mais precisa de apoio e escuta? Onde estão as pessoas para ajudar esses doentes mentais?
Na doença mental, não aparece ninguém para te apoiar. Todos fogem. Juntam e te chamam de doido.
Podemos evitar chegar a esse ponto começando agora. Juntos. O Estado, a sociedade e os profissionais de Saúde, podem ajudar se quiserem, mas fazem pouco.
Vivemos num mundo egoísta que esquecemos de que o mundo não gira em torno de nós. Por isso, te digo: CUIDE DE TI. CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL ENQUANTO HÁ TEMPO. ESTÁS COM PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO, SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO, BAIXA AUTOESTIMA OU QUALQUER PROBLEMA QUE TE INQUIETAR, TU, SEU FILHO OU SEU FAMILIAR, NÃO ESPERE. PROCURE 1 PSICÓLOGO DIRETO. NÃO LUTES COM AQUILO QUE NÃO CONSEGUES CONTROLAR. AQUILO QUE NÃO CONTROLAS, EXISTE ALGUÉM PARA TE AJUDAR A GERIR.
Não espere o copo transbordar e a mente alucinar para pedir ajuda.
A mente é como o chão invisível que pisamos. Quando está firme, conseguimos
caminhar. Quando está frágil, tudo balança.
Investir em saúde mental não é custo, é ganho. Quando cuidamos da mente, não estamos apenas evitando doenças: estamos abrindo
espaço para que pessoas se reconstruam, reencontrem dignidade e esperança.
A saúde mental é como o coração: invisível, mas é ela que dá ritmo à vida.
Quando cuidamos dela, todo o resto ganha mais sentido. Juntos, podemos construir um Cabo
Verde mais saudável emocionalmente.
Te pergunto outra vez: O que vocês já fazem no vosso dia a dia para cuidar da mente? O que
poderias melhorar?
Compartilhe com a pessoa que precisa ler isso.
Fonte das imagens: Google
Me siga para mais reflexões e análise do tipo. Sou Odair Mendonça, Psicólogo Clínico e aqui te ajudo a cuidar da sua Saúde Mental.
̃opsicológica
́demental