02/10/2025
𝐍𝐎𝐓𝐀 𝐃𝐄 𝐄𝐒𝐂𝐋𝐀𝐑𝐄𝐂𝐈𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎
No âmbito de uma publicação veiculada numa das páginas das redes Sociais com o título “O Administrador do Hospital Regional transforma a cave da sua própria casa em armazém do hospital que dirige …”, a Direção do Hospital Regional Dr. João Morais vem por esse meio esclarecer o seguinte:
Desde Março de 2020 que o Conselho da Administração tomou posse, uma das preocupações era com alguns equipamentos Hospitalares que estavam nos corredores e principalmente no espaço externo da estrutura e era necessário aloca-los em outro sitio, visto que vínhamos sendo alvos de críticas por parte dos utentes.
Não havendo espaço para armazena-los na estrutura, a Direção procurou armazéns junto a outras estruturas de saude e demais proprietários de habitação em Ribeira Grande, mas não encontrou nenhum espaço/armazém para arrendamento.
Diante de tanta procura e sem encontrar soluções a nível da cidade e demais localidades, e em ultimo caso e como forma de proteger os equipamentos e consumíveis hospitalares, foi identificado a cave do Administrador em Ribeira da Torre a cerca de 2km do Hospital.
Apesar de ter um espaço disponível na sua residência, o Administrador não sugeriu e nem demonstrou interesse em cede-lo ao Hospital. A sugestão de armazenamento dos materiais na cave da residência do Administrador partiu do Presidente do Conselho da Administração, como solução ultima para resolver a situação dos equipamentos hospitalares e outros materiais expostos no exterior do hospital. E isto é de conhecimento público, que também já se tinham pronunciado sobre a situação em Redes sociais.
Convém realçar que durante um longo período, por iniciativa do Administrador, os materiais foram armazenados no referido espaço GRATUITAMENTE, sem nenhum custo ao Hospital.
Graças a um protocolo estabelecido entre o Hospital Dr. João Morais e os Hospitais da Holanda, Erasmus MC e Onze Lieve Vrouwe Gasthuis (OLVG) o Hospital recebeu também, como doação, um contentor de 40 pés, com diversos materiais hospitalares (camas, colchões, equipamentos etc.) e aproveitamos o armazém para conservar o conteúdo do contentor e que tem sido uma mais valia na gestão dos serviços que compõe o hospital .
A maior preocupação da Direção é, e será sempre com a preservação e o armazenamento de todos os materiais e os equipamentos visto que sendo doações não poderiam ficar ao ar livre e principalmente com o aproximar da época das chuvas. Não tendo encontrado outro local, foi feito uma proposta de arrendamento ao Administrador para o armazenamento dos mesmos no espaço porque não fazia sentido a cave continuar a ser ocupada pelo Hospital sem nenhum custo.
O Conselho de Administração reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar das pessoas.