30/06/2025
Caso clínico: Paciente ADULTO
▶️ Foto superior: antes do tratamento
▶️ Foto inferior: depois de 16 meses de tratamento somente com ativadores plurifuncionais.
Neste caso clínico paciente referia dor de média e alta intensidade na ATM do lado direito, irradiante para olho e masseter do mesmo lado, com episódios de manifestação intensa e incapacitante. Quadro clínico acompanhado de bruxismo noturno e diurno.
De acordo com os princípios desenvolvidos na metodologia terapêutica da Dentosofia, uma boca equilibrada transmite e reflete o equilíbrio geral do paciente. Uma boca desequilibrada apresenta, em geral, falta de desenvolvimento nos três planos do espaço (ântero-posterior, vertical e transversal). Tratar o aspecto geral e estrutural da boca é essencial, pois o desenvolvimento em todas as três dimensões é interdependente e permite estabelecer outros critérios para o equilíbrio oral.
Seguindo esta lógica, todos os eventos orais e dentários (naturais, acidentais, terapêuticos, etc.) têm um impacto global no paciente, quer no sentido do equilíbrio, quer do desequilíbrio. Em caso de desequilíbrio, mecanismos de compensação são ativados automaticamente em todos os níveis para restaurar um equilíbrio aparente. Isso gera esforços permanentes (inconscientes) que desencadeiam diversas alterações: musculares, articulares, ósseas, orgânicas, mentais, emocionais, comportamentais, etc.
O objetivo terapêutico é permitir que a região oral atinja o desenvolvimento harmonioso desejado pela natureza ao final do tratamento e o desaparecimento da tensão muscular, que é um dos indicadores do progresso da terapia.
Desta forma, além das modificações estruturais visíveis que aconteceram no equilíbrio desta boca, o paciente também notou uma diminuição quase total da dor na ATM do lado direito e desaparição da irradiação, e melhoria na qualidade de vida.