12/08/2021
Parto Domiciliar em Portugal
O parto domiciliar ou parto em casa em Portugal é uma opção legal e uma escolha razoável de nascimento. No site da APDMGP podem encontrar no nosso documento “Reflexão para a construção de um Plano de Parto” algumas considerações sobre o parto domiciliar, bem como uma extensa lista de perguntas a fazer às parteiras e parteiros aquando da entrevista. Aqui:https://associacaogravidezeparto.pt/wp-content/uploads/2016/08/Reflex%C3%A3o-para-a-constru%C3%A7%C3%A3o-do-plano-de-parto-introducao.pdf
Em Portugal, ao contrário de alguns países do norte da Europa e não só, o parto em casa não é comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde, pelo que os casais têm de assumir os custos, tal como quando escolhem ter um bebé numa instituição privada.
Ainda no site da APDMGP, encontram a lista de Enfermeiras/os Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica devidamente inscritos na Ordem dos Enfermeiros que atendem partos em casa em Portugal. Idealmente os casais devem contactar e entrevistar mais do que uma equipa, para saber com qual sentem maior empatia, ou qual reúne as condições que são importantes para si. Estes profissionais farão uma seleção dos casais que aceitam ou não acompanhar de acordo com os seus critérios de segurança, que regra geral, se prendem com o facto de a gravidez ser (e continuar a ser) de baixo risco, distância da residência do casal ao hospital mais próximo ou morada do profissional, ou outros fatores que pesem na decisão. Hoje atualizámos essa lista para incluir mais profissionais disponíveis, e aqui partilhamos:https://associacaogravidezeparto.pt/wp-content/uploads/2021/08/Lista-de-Profissionais-de-Sa%C3%BAde-Parto-Domiciliar.docx-1.pdf
Quando planeamos um parto domiciliar, tal como em qualquer plano de preferência de parto que elaboremos, é importante pensarmos no plano B e C. A comunicação estreita com as/os profissionais assistentes é muito importante.
E vocês? Já tinham ouvido falar do parto domiciliar? Sabiam que era possível em Portugal? Alguma vez considerariam? Já pariram em casa? Contem-nos as vossas experiências.