Dr Adriana Hess - Psychologist and Neuropsychologist

Dr Adriana Hess - Psychologist and Neuropsychologist Chartered Psychologist - Psychological Society of Ireland (PSI). Post Doctor 🧠 Chartered Psychologist certified by the Psychological Society of Ireland (PSI).

Specialist in Neuropsychology
Master Degree in Clinical Psychology
Doctor Degree in Psychology
Post-doctor in Psychology and Neurosciences
Full Member of Special Interest Group in Autism - PSI

🌍 Manutenção de laços familiares à distânciaPost para o projeto .pelomundo  ▫️Para quem vive fora do país, manter víncul...
15/06/2025

🌍 Manutenção de laços familiares à distância
Post para o projeto .pelomundo

▫️Para quem vive fora do país, manter vínculos com a família pode ser um desafio emocional significativo.

▫️A distância física, as diferenças de fuso horário e a rotina agitada podem gerar sentimentos de desconexão, saudade intensa e até culpa.

▫️Porém, distância física não precisa significar distanciamento emocional.

🧠 A neurociência nos ensina que as conexões sociais, incluindo as interações virtuais significativas, estimulam áreas cerebrais associadas à recompensa, regulação emocional e segurança, aumentando a liberação de dopamina e promovendo bem-estar emocional.

💻Use a tecnologia a favor dos vínculos, sem se prender à ideia de que só a presença física garante conexão emocional.

🫂Esteja presente emocionalmente, mesmo sem estar fisicamente

✨ Lembre-se: A qualidade da relação não depende apenas da proximidade física, mas da presença emocional.

Com carinho,
Psico Adri Hess 🧠
(Psicóloga 🇧🇷Brasileira na Irlanda🇮🇪, mãe e esposa ex-patriada)
________________________________
Dr Adriana Hess, C.Psychol., Ps.S.I.
Psychologist | Neuropsychologist
Post-doctor in Psychology
________________________________
📲 +353 83 891 8134adrianahess




When the Psychologist goes to Disneyland, the patients win 🙈Meet the newest additions to our sessions: 🧡Anxiety and Emba...
05/06/2025

When the Psychologist goes to Disneyland, the patients win 🙈
Meet the newest additions to our sessions:
🧡Anxiety and Embarrassment💜

🎬Inside Out brings emotions to life and in CBT (Cognitive Behaviour Therapy), we help patients understand how those emotions, thoughts, and behaviors are all connected 🧩

Minha visão do Brasil depois de expatriarPost para o projeto .pelomundo🧳🧉❤️De mala, cuia e coração aberto, eu parti. Mas...
15/05/2025

Minha visão do Brasil depois de expatriar
Post para o projeto .pelomundo

🧳🧉❤️De mala, cuia e coração aberto, eu parti. Mas foi na distância que passei a enxergar o Brasil com outros olhos — e a sentir, com mais nitidez, tudo aquilo que ele representa em mim.

Como psicóloga (mãe, esposa e expatriada), percebo todos os dias o quanto o Brasil me formou — não só com relação à minha família e profissão, mas também nos meus afetos, valores e no jeito de me conectar com as pessoas.

Estar longe me fez valorizar ainda mais o calor humano, o senso de comunidade, o acolhimento espontâneo que só a gente sabe oferecer. O estilo brasileiro de ser.

🏡Em casa, faço questão de manter hábitos e culturas, bem como o português com minha filha. O idioma é um elo com nossa cultura, com nossas raízes.

🧠Na clínica, busco oferecer atendimentos e avaliações com o acolhimento e a escuta genuína que só nós, brasileiros, sabemos oferecer.

Expatriar é um processo profundo de transformação. A gente ganha muito, sim — novos olhares, novas culturas, novas possibilidades.

Mas também aprende a valorizar aquilo que sempre foi nosso e que, de certa forma, segue nos acompanhando, onde quer que a gente vá.

E é interessante perceber como tudo isso também faz sentido à luz da Psicologia. Na TCC, falamos sobre a forma como nossas crenças e pensamentos moldam nossa percepção — e o expatriar me fez ressignificar muitas dessas narrativas internas sobre o Brasil. O que antes era rotina, virou afeto; o que era detalhe, virou saudade.

A neurociência também nos mostra que vínculos afetivos ativam circuitos cerebrais ligados à segurança e bem-estar. Por isso, mesmo longe, manter vivas minhas raízes — no idioma, nos gestos, no jeito de cuidar — não é apenas uma escolha cultural, mas também emocional e, por que não, terapêutica.

🇧🇷O Brasil segue em mim. E em você?
Me conta aqui nos comentários: o que você mais passou a valorizar depois que saiu do Brasil?

Com carinho,
Psico Adri Hess 🧠
(Psicóloga 🇧🇷Brasileira na Irlanda🇮🇪, mãe e esposa ex-patriada)

________________________________
Dr Adriana Hess, C.Psychol., Ps.S.I.
Psychologist | Neuropsychologist
📲 +353 83 891 8134adrianahess

Como Psicóloga Clínica, vejo diariamente o quanto habilidades emocionais fazem diferença no desenvolvimento infantil. 🩵 ...
29/04/2025

Como Psicóloga Clínica, vejo diariamente o quanto habilidades emocionais fazem diferença no desenvolvimento infantil.

🩵 A criança que aprende a lidar com frustrações, que acredita em si mesma e que entende que errar faz parte do processo, carrega ferramentas muito mais poderosas do que apenas um bom desempenho acadêmico.

🩵 A inteligência emocional (capacidade de reconhecer, nomear e lidar com as próprias emoções) é a base para a autoestima, para os relacionamentos e para o sucesso a longo prazo.

🫂Pais e cuidadores: mais do que ensinar respostas certas, ensinem a fazer perguntas, a tentar de novo, a não desistir.

🩵Resiliência se aprende: ela é amplamente moldada pelas experiências e pelo ambiente. Não “nascemos resilientes”, mas aprendemos a lidar com adversidades com base nos apoios que recebemos. Além disso, vínculo seguro com adultos, modelagem de estratégias de enfrentamento e autonomia gradual ajudam crianças a desenvolver resiliência.

🩵 Coragem se fortalece. Ao encorajar uma criança a enfrentar gradualmente situações desafiadoras, ela aprende que pode lidar com o desconforto. Esse processo fortalece o que chamamos de “autoeficácia percebida”, que é a crença de que ela é capaz — um elemento fundamental da coragem.

🩵 Confiança se constrói. A confiança é construída através de relações seguras e previsíveis com os cuidadores. Além disso, sabe-se que a repetição de experiências positivas, onde a criança se sente competente e segura, fortalece circuitos cerebrais ligados à autoestima e regulação emocional — especialmente em áreas como córtex pré-frontal e amígdala.

🫂E tudo isso começa em casa, com afeto, escuta e orientação.

🫵🏻 E você? Que tipo de segurança emocional você está oferecendo hoje para seu filho?

❓Você está preparando seu filho para tirar boas notas ou para enfrentar a vida⁉️

________________________________
Dr Adriana Hess, C.Psychol., Ps.S.I.
Psychologist | Neuropsychologist
Post-doctor in Psychology
________________________________
📲 +353 83 891 8134adrianahess

📊Novos dados de prevalência do autismo – CDC 2025❓Recebi muitas mensagens perguntando sobre como os números de prevalênc...
17/04/2025

📊Novos dados de prevalência do autismo – CDC 2025

❓Recebi muitas mensagens perguntando sobre como os números de prevalência do autismo mudaram ao longo dos anos📈, e por isso compartilho esse gráfico que ajuda a visualizar essa evolução com base nos dados oficiais do CDC (Centers for Disease Control and Prevention).

📈O dado mais recente, divulgado esta semana, é baseado em diagnósticos realizados em 2022, mostra que 1 em cada 31 crianças de 8 anos nos Estados Unidos recebeu um diagnóstico de autismo — o que corresponde a uma prevalência de 1,31%.

📈O gráfico também mostra a progressão histórica desses números desde 2002, evidenciando um aumento consistente na identificação de crianças autistas ao longo das últimas duas décadas.

📈 É importante lembrar que esses dados refletem uma combinação de fatores, incluindo maior conscientização, melhorias nas práticas de avaliação, maior acesso ao diagnóstico e, possivelmente, mudanças reais na prevalência.

💙Seguimos acompanhando e refletindo sobre esses dados com responsabilidade e compromisso com a inclusão e o suporte adequado para todas as pessoas no espectro.

Dr Adriana Hess, C.Psychol., Ps.S.I.
Psychologist | Neuropsychologist
Post-doctor in Psychology
________________________________
📲 +353 83 891 8134adrianahess

📊 Novos dados do CDC indicam aumento na prevalência de autismo 📈💙 Esta semana, o CDC divulgou que 1 em cada 31 crianças ...
16/04/2025

📊 Novos dados do CDC indicam aumento na prevalência de autismo 📈

💙 Esta semana, o CDC divulgou que 1 em cada 31 crianças de 8 anos nos EUA foi diagnosticada com autismo, um aumento em relação a 1 em 36 em 2020.

💙 Esse crescimento reflete avanços na triagem e maior conscientização, especialmente em comunidades historicamente menos atendidas.

💙Como psicóloga especializada em avaliação do autismo, reforço a importância do diagnóstico precoce e de intervenções adequadas.

💙 A identificação oportuna pode transformar trajetórias de desenvolvimento e promover maior inclusão.​

💙 Vamos juntos ampliar o acesso à informação e aos cuidados necessários. 💙

🪆O que aprendi convivendo com outras culturas 🪆[Post mensal do projeto   .pelomundo ]🌎 Conviver com outras culturas (tan...
15/04/2025

🪆O que aprendi convivendo com outras culturas 🪆
[Post mensal do projeto .pelomundo ]

🌎 Conviver com outras culturas (tanto na clínica enquanto Psicóloga quanto nos contextos pessoais, do dia a dia) me ensinou que a diversidade não apenas amplia horizontes, mas também transforma profundamente a forma como compreendemos a nós mesmos e aos outros.

🌎Psicologicamente, esse convívio estimula a empatia, a escuta ativa e a capacidade de lidar com o desconhecido com mais abertura.

🌎Atender (em psicoterapia) e avaliar (elaborar laudos diagnósticos oficiais) de pacientes de diferentes culturas me estimula diariamente a buscar mais conhecimento sobre os diferentes valores e crenças.
🔎Desafia-me a saber o que “é da pessoa (da sua personalidade)”, o que “é da cultura” (de onde ele cresceu e das crenças e valores nos quais foi criada), e o que “é do idioma” (da forma de comunicar, da comunicação e da linguagem).

🌎Conviver com diferentes culturas me tornou mais flexível, mais tolerante e, acima de tudo, mais humana.

🌎Entendi que, apesar das diferenças, há uma essência comum que nos conecta: o desejo de pertencimento, de ser compreendido e respeitado.

🌎 Se eu pudesse resumir essa experiência em uma reflexão, diria que *grande parte do que consideramos “normal” é, na verdade, uma construção cultural*.

💙Ter esse olhar amplo é essencial para mim enquanto psicóloga, pois me permite oferecer um atendimento mais sensível, respeitoso e de excelência a cada paciente, considerando suas singularidades e contextos culturais💙.

E você? Já refletiu sobre como a cultura impacta nossas vidas?

Com carinho,
Psico Adri Hess 🧠
(Psicóloga 🇧🇷Brasileira na Irlanda🇮🇪, mãe e esposa ex-patriada)
________________________________
Dr Adriana Hess, C.Psychol., Ps.S.I.
Psychologist | Neuropsychologist
Post-doctor in Psychology
________________________________
📲 +353 83 891 8134adrianahess

02/04/2025
♾️ World Autism Awareness Day ♾️♾️ Autism spectrum disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition characterized by rep...
02/04/2025

♾️ World Autism Awareness Day ♾️

♾️ Autism spectrum disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition characterized by repetitive, restricted, and inflexible patterns of behavior, interests, and activities, as well as difficulties in social interaction and communication.

♾️ Autism is not a disease; it’s a different way of experiencing the world.

♾️ Early assessment and intervention play a crucial role in supporting autistic individuals, helping them develop essential skills, enhance their quality of life, and reach their full potential.

♾️ With the right support, each autistic person can thrive in their own unique way.

♾️ Let’s celebrate neurodiversity and advocate for a more inclusive and understanding society!

________________________________
Dr Adriana Hess, C.Psychol., Ps.S.I.
Psychologist | Neuropsychologist
Post-doctor in Psychology
________________________________
📲 +353 83 891 8134adrianahess

🤍 Happy Mother’s Day for all those who fulfill a maternal role 🌷
30/03/2025

🤍 Happy Mother’s Day for all those who fulfill a maternal role 🌷

🌷Dia Internacional da Mulher 🌷🌷Para todas as mulheres que trilham caminhos longe de casa, que enfrentam desafios com cor...
08/03/2025

🌷Dia Internacional da Mulher 🌷

🌷Para todas as mulheres que trilham caminhos longe de casa, que enfrentam desafios com coragem e constroem novas histórias com resiliência e amor: hoje é um dia mais que especial para celebrar vocês! 🌍💖

🌷Ser mulher e expatriada é reinventar-se em dobro, triplo, quádruplo, em múltiplas potências antes inimagináveis;

🌷 É transformar saudade em força e desafios em oportunidades.

🌷Que este dia lembre o quanto somos incríveis e potentes, e o quanto o mundo é mais rico com a nossa presença, garra, força e determinação diante de todos os desafios enfrentados.

🌷Que possamos seguir reescrevendo nossas histórias diante dos inúmeros desafios de SER MULHER e EXPATRIADA 🌷

Com carinho,
Adri Hess 🧠
(Psicóloga, 🇧🇷Brasileira na Irlanda🇮🇪, mãe e esposa ex-patriada)
________________________________
Dr Adriana Hess, C.Psychol., Ps.S.I.
Psychologist | Neuropsychologist
Post-doctor in Psychology
________________________________
📲 +353 83 891 8134adrianahess

〰️A imigração é um processo complexo que envolve não apenas mudanças geográficas, mas também profundas transformações ps...
15/01/2025

〰️A imigração é um processo complexo que envolve não apenas mudanças geográficas, mas também profundas transformações psicológicas, de modo que a identidade pode se tornar um ponto de conflito.

〰️Sob a perspectiva da neuropsicologia, o cérebro de uma pessoa imigrante enfrenta desafios relacionados à adaptação cultural, aprendizagem de um novo idioma e integração social, ativando regiões associadas ao estresse e à regulação emocional, como a amígdala e o córtex pré-frontal.

〰️A busca do equilíbrio entre preservar suas raízes culturais e assimilar aspectos da nova cultura pode gerar sentimentos de alienação ou “pertencimento dividido”. Este fenômeno é conhecido como “biculturalismo” e pode impactar a autoestima e a estabilidade emocional.

〰️A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem eficaz para ajudar imigrantes a lidar com essas demandas.

〰️Intervenções focadas em reestruturar pensamentos automáticos negativos – como o medo de não ser aceito ou a sensação de não estar à altura – podem promover maior autoconfiança.

〰️Além disso, a TCC pode ajudar no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento para lidar com o estresse, a solidão e os desafios de adaptação.

〰️Com um suporte terapêutico adequado, é possível que o imigrante encontre um equilíbrio saudável entre sua identidade original e os novos elementos culturais, promovendo bem-estar e resiliência em sua jornada.

〰️Lembre-se que a integração entre culturas não significa perder quem somos, mas sim enriquecer nossa identidade ao abraçar novas perspectivas e construir um senso de pertencimento mais amplo e resiliente〰️

Com carinho,
Psico Adri Hess 🧠
(Psicóloga 🇧🇷Brasileira na Irlanda🇮🇪, mãe esposa ex-patriada)
________________________________
Dr Adriana Hess, C.Psychol., Ps.S.I.
Psychologist | Neuropsychologist
Post-doctor in Psychology
________________________________
📲 +353 83 891 8134adrianahess

Address

Dublin

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Dr Adriana Hess - Psychologist and Neuropsychologist posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Practice

Send a message to Dr Adriana Hess - Psychologist and Neuropsychologist:

Share

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram