31/08/2020
“ A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”
Rudolph Steiner
Meu filho iniciou na escola primária aqui na Irlanda e eu decidi colocá-lo em uma escola Steiner, ou Waldorf como é conhecido esse estilo de ensino no Brasil.
Não porque eu considere essa escola melhor que as outras, mas porque acredito que para cada criança existe um estilo de educação mais apropriado.
Procuramos por uma metodologia de ensino que ofereça tempo e espaço para o desenvolvimento gradual da criança. Que propicie um aprendizado de forma livre e individualizada.
Meu filho não fará provas nem terá dever de casa, não aprenderá a ler, escrever ou fazer contas matemáticas em um estilo formal ou obrigatorio. Nada disso será prioridade por uns bons anos. Ele passará metade do dia aprendendo a sobreviver dentro de um floresta, conhecendo a vida através da natureza, criando seus próprios brinquedos com madeira, lama, pedras e folhas.... e a outra metade do dia cantando, aprendendo a cozinhar, fazer artesanato, tocar instrumentos musicais, a brincar de forma simples e lúdica , a praticar yoga e meditação .
Sem brinquedos de plástico, sem acesso à telas ou technologia.
Se fizemos a escolha certa, não sei. 🤷♀️
Não recomendo para todas as crianças, mas hoje é o que se encaixa com a personalidade criativa e expressiva do nosso filho.
É o que esperamos que lhe permita continuar sendo esse ser humano amoroso, feliz e livre...!
A gente vai aprendendo que não é preciso seguir padrões, que devemos respeitar as diferenças de cada criança e fortalecer os pontos fortes deles , ao invés de apenas dar ênfase na correção dos pontos fracos.
É aquela velha história de pais que contratam professores particulares para ensinar o filho aquilo que ele não gosta e vai mal, ao invés de apoia-lo a aprender mais sobre aquilo que ele ama e já é bom.
A nossa missão é apoiá-lo para que ele viva sempre na sua melhor versão e contribua na criação de um mundo melhor, que valorize mais o ser do que o ter. 🙏😉