Dr. Raphael Sodré

Dr. Raphael Sodré ⚕️ Cirurgião Bariátrico, Digestivo e Abdominal
🤝 Cuidados com a saúde Gastro-Intestinal

?

Esta dúvida surge algumas vezes durante os atendimentos médicos em consultório. A Cirurgia Bariátrica não diminui o dese...
12/02/2021

Esta dúvida surge algumas vezes durante os atendimentos médicos em consultório. A Cirurgia Bariátrica não diminui o desempenho sexual do homem, muito pelo contrário. Entenda o porquê.

O tecido adiposo (tecido gorduroso) é um conjunto de células que, além de armazenar nossa gordura, é capaz de produzir substâncias que diminuem a produção dos hormônios masculinos como a testosterona e aumentam a produção de Estrogênios, Hormônios femininos nos homens.

Essa diminuição da testosterona e o aumento dos hormônios femininos na circulação sanguínea podem comprometer as funções se***is masculinas a ponto de acarretar infertilidade e até vários graus de disfunção erétil, a temida impotência.

Esta condição é conhecida como Hipogonadismo Masculino Associado a Obesidade e seus efeitos deletérios se pronunciam e são mais graves quanto maior for a proporção de tecido gorduroso presente no corpo masculino além do considerado saudável.

A resolução do Hipogonadismo Masculino é alcançada em até 87% dos homens submetidos à Cirurgia Bariátrica pela reversão do mecanismo acima descrito, aumentando, desta forma, a Testosterona circulante consequentemente.

A Cirurgia Bariátrica, devido ao emagrecimento que proporciona, é capaz de melhorar o desempenho sexual de muitos dos indivíduos com obesidade que porventura apresentem baixa libido e queda no rendimento em sua intimidade, contribuindo para essa melhora principalmente quando estes problemas são provocados por outras causas.

Quer esclarecer mais dúvidas acerca deste tema? Agende sua consulta através dos nossos canais de atendimento. Link em nossa Bio.


Como já explicado em post anterior, a hérnia acontece onde uma área de tecido que envolve a musculatura abdominal está f...
05/02/2021

Como já explicado em post anterior, a hérnia acontece onde uma área de tecido que envolve a musculatura abdominal está fraca ou rasgada. Muitas vezes, os tecidos e órgãos de dentro do abdome, como o intestino, podem passar por esta falha, provocando um efeito de inchaço, muitas vezes confundido com tumor.

Hérnias incisionais são aquelas que ocorrem no local (Incisão) de uma cicatriz de cirurgia abdominal prévia, normalmente por cicatrização insuficiente em região peri-muscular, podendo acontecer em até 20% das cirurgias abdominais.

Pessoas fumantes, desnutridas, com Diabetes, Imunossupressão, doenças envolvendo o colágeno são fatores de risco importantes para o surgimento de Hérnia Incisional após uma cirurgia abdominal, mas a obesidade é o maior fator de risco ligado a características do paciente. Intercorrências na ferida operatória, como infecção, abertura de pontos ou reoperação são fatores ligados a cirurgia que podem contribuir para o surgimento futuro de Hérnias incisionais. Os sintomas são os seguintes:

1. Sensação de dor em região perto de cicatriz associada a esforços abdominais, como se levantar, tossir ou se exercitar, por exemplo.
2. Inchaço (protuberância) na região da cicatriz que aumenta aos esforços, mesmo sem dor. Este inchaço pode desaparecer às vezes, principalmente ao deitar-se.

As hérnias Incisionais costumam ser mais dolorosas do que outras hérnias abdominais e apresentam maior risco do tecido da hérnia f**ar preso e incapaz de deslizar de volta para a barriga. Quando isso acontece, o tecido não recebe sangue suficiente e, por isso, pode ser danif**ado e perfurar.

O tratamento é exclusivamente cirúrgico e consiste no fechamento do(s) Orifício(s) Herniários com suturas e Telas. O procedimento pode ser realizado tanto como cirurgia aberta, como por Videolaparoscopia, modalidade de cirurgia que trabalha com pequenas incisões.

Consulte um médico se você sentir dor ou observar uma protuberância na área de cicatriz de cirurgias abdominais. Na maioria dos casos, um cirurgião experiente pode diagnosticar uma hérnia apenas examinando em consultório a região em questão.


Nossa gratidão aos profissionais que seguem sempre uma receita de dedicação e cuidado com os pacientes.Feliz Dia do Farm...
20/01/2021

Nossa gratidão aos profissionais que seguem sempre uma receita de dedicação e cuidado com os pacientes.

Feliz Dia do Farmacêutico!


Obesidade é a condição em que o aumento da gordura corporal ultrapassa os limites saudáveis e o tecido gorduroso começa ...
20/01/2021

Obesidade é a condição em que o aumento da gordura corporal ultrapassa os limites saudáveis e o tecido gorduroso começa a crescer em órgãos que não são próprios para o seu armazenamento, podendo provocar diversas doenças.

A obesidade aumenta o risco de uma pessoa desenvolver estas doenças:
• Diabetes
• Pressão alta
• Colesterol alto
• Doenças cardíacas (incluindo ataques cardíacos)
• Acidente Vascular Cerebral (AVC)
• Apnéia do sono (um distúrbio no qual você para de respirar por curtos períodos durante o sono)
• Asma
• Câncer (dezesseis tipos de câncer são comprovadamente mais frequentes em pacientes obesos)
• Doença do refluxo gastroesofágico
Além de poder originar as morbidades acima, a obesidade pode agravar doenças infecciosas como o COVID-19, doenças psiquiátricas como depressão e prejudicar a recuperação de pacientes operados.

Das diversas maneiras que auxiliam a verif**ar se você está acima do peso ou obeso, existe uma medida simples, o "Índice de Massa Corporal", ou IMC. Uma pessoa com obesidade pesa muito para sua altura, tendo um elevado valor de IMC.
O IMC se calcula dividindo o seu peso pela sua altura. Pegue este resultado e divida pela altura novamente e este será o seu IMC. Este índice pode indicar se seu peso é adequado para sua altura:
• IMC entre 25 e 29,9: provavelmente você está acima do peso.
• IMC 30 ou superior: provavelmente você é obeso.

Estudos mostram que pessoas com obesidade morrem mais jovens do que pessoas com peso saudável. Eles também mostram que o risco de morte aumenta quanto mais pesada uma pessoa é. Este risco aumenta com o tempo em que a pessoa permanece obesa.

Se você está acima do peso ou tem obesidade, converse com um especialista. Ele pode lhe ajudar sobre qual medida de tratamento pode ser aplicada ao seu caso. Em qualquer caso, é sempre indispensável introdução de dieta saudável prescrita por nutricionista e o engajamento em atividade física.
neoformas



A hérnia acontece onde uma área de tecido que envolve a musculatura abdominal está fraca ou rasgada. Muitas vezes, os te...
20/01/2021

A hérnia acontece onde uma área de tecido que envolve a musculatura abdominal está fraca ou rasgada. Muitas vezes, os tecidos e órgãos de dentro do abdome, como o intestino, podem passar por esta falha, provocando um efeito de inchaço, muitas vezes confundido com tumor. As hérnias podem ocorrer em diferentes partes do corpo. Quando ocorrem onde a coxa e o abdome se encontram (virilha), são chamadas de hérnias inguinais ou femorais.

Conheça os sintomas:
* Sensação de peso, puxão ou fisgada na região da virilha.
* Dor na virilha que piora ao forçar esta região: levantar, tossir ou se exercitar, por exemplo.
* Inchaço (protuberância) na virilha que aumenta aos esforços, mesmo sem dor. Este inchaço pode desaparecer às vezes, principalmente ao deitar-se.

As hérnias podem ser muito dolorosas e até mesmo perigosas se o tecido da hérnia f**ar preso (encarcerado) e incapaz de deslizar de volta para a barriga. Quando isso acontece, o tecido não recebe sangue suficiente (estrangulamento) e, por isso, pode ser danif**ado e perfurar. Neste caso específico, se não operado urgentemente, pode ocasionar a morte.

Consulte um médico se você observar uma protuberância ou se perceber uma sensação de puxão ou dor na virilha. Na maioria dos casos, um cirurgião pode diagnosticar uma hérnia apenas examinando a região inguinal.

Na maioria das vezes, o conteúdo da hérnia pode ser "reduzido", ou seja, empurrado suavemente para dentro da barriga. Mesmo assim, há momentos em que a hérnia f**a presa e não pode ser empurrada de volta. Se isso acontecer, o tecido preso pode ser danif**ado.

Nem todas as hérnias inguinais precisam de tratamento imediato. Mas muitos precisam ser reparados com cirurgia. Os cirurgiões podem reparar hérnias inguinais por videolaparoscopia ou aberta. A melhor cirurgia para você dependerá das suas preferências e da experiência do seu cirurgião. Dependerá também do tipo e tamanho da sua hérnia, se esta é a primeira vez que ela está sendo reparada e de sua saúde.


Que 2021 traga muitas alegrias, sucesso e prosperidade!Desejo um ano de muitas conquistas, desejos realizados e repleto ...
31/12/2020

Que 2021 traga muitas alegrias, sucesso e prosperidade!

Desejo um ano de muitas conquistas, desejos realizados e repleto de muita positividade!

Feliz 2021!


1 h

Que a renovação e a reflexão façam parte da sua vida nessa época natalina, trazendo esperança e mudança!Comunicamos aos ...
24/12/2020

Que a renovação e a reflexão façam parte da sua vida nessa época natalina, trazendo esperança e mudança!

Comunicamos aos nossos pacientes, parceiros e colaboradores que entraremos em recesso durante o período de 24 de dezembro a 10 de janeiro de 2021. Nossos atendimentos em Natal e Mossoró retomam no dia 11 de janeiro de 2021 nos horários e dias habituais.

Desejamos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Dr. Raphael Sodré

A cirurgia Bariátrica para tratamento de obesidade possui uma história de quase 70 anos. Várias foram as modif**ações no...
22/12/2020

A cirurgia Bariátrica para tratamento de obesidade possui uma história de quase 70 anos. Várias foram as modif**ações nos procedimentos bariátricos até chegar nas técnicas hoje utilizadas.

As técnicas adotadas e consagradas na atualidade são muito distintas das originais e carregam maior segurança em sua execução, melhor impacto na saúde, menores riscos de desnutrição proteico-calórica e melhor impacto no tratamento da obesidade, desde que realizada por um Cirurgião experiente.

A escolha dentre as técnicas atuais é influenciada por comorbidades associadas, peso do paciente e estado de saúde dele. Devem ser realizados exames no período pré-operatório para certif**ar-se de que está apto ao procedimento!

Quer saber mais a respeito deste tema? Agende sua consulta através dos nossos canais de atendimento. Link na Bio.



A dor abdominal em queimação é um sintoma muito comum entre as pessoas, mas nem sempre pode ser o mesmo problema.⠀Os sin...
11/12/2020

A dor abdominal em queimação é um sintoma muito comum entre as pessoas, mas nem sempre pode ser o mesmo problema.

Os sintomas de refluxo, gastrite e úlcera podem ser confundidos, por isso é preciso f**ar atento aos sinais para diferenciar cada doença e sempre consultar um médico, principalmente quando os sintomas persistem.

Na doença do refluxo, é comum o sintoma de azia, principalmente após as refeições, mas dor no peito e sintomas respiratórios podem acontecer também.

A gastrite na maioria das vezes é encontrada durante endoscopia e nem sempre causam as dores comumente atribuídas a esse achado.

As úlceras são feridas no estômago ou duodeno que podem se agravar ao ponto de perfurar. Dor e sangramento são seus sintomas mais comuns.

Importante lembrar também que a presença de pedras na vesícula pode provocar sintomas que se confundem com algumas das doenças aqui citadas.

Investigar bem este sintoma é o melhor caminho para descobrir sua causa e tratar adequadamente.



Agende sua consulta! Atendemos nas cidades de Natal e Mossoró.📍 NeoFormasAv. Rui Barbosa, 1868, Torre 2, Sala 412, HCPla...
09/12/2020

Agende sua consulta! Atendemos nas cidades de Natal e Mossoró.

📍 NeoFormas
Av. Rui Barbosa, 1868, Torre 2, Sala 412, HCPlaza, Lagoa Nova, Natal-RN
📞 (84) 9.9694-0099 📞 (84) 2130-8865

📍 Baros Gastrocentro
Rua Duodécimo Rosado, 330, Nova Betânia, Mossoró-RN
📞 (84) 9.8102-4949

Acompanhe as nossas Redes Sociais e fique por dentro dos cuidados com a sua saúde Gastro-Intestinal!Agende sua consulta ...
09/12/2020

Acompanhe as nossas Redes Sociais e fique por dentro dos cuidados com a sua saúde Gastro-Intestinal!

Agende sua consulta através do Link em nossa Bio.

Dr. Raphael Sodré
Cirurgião do Aparelho Digestivo e Bariátrico
CRM/RN:6013 RQE:1644 RQE:1994

07/12/2020
07/12/2020

Address

Av. Rui Barbosa, 1868. Torre 2. Sala 412. HCPlaza/Lagoa Nova
Nova
59012-330

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Dr. Raphael Sodré posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Practice

Send a message to Dr. Raphael Sodré:

Share