13/06/2020
Olá, Gente.
O diabetes é uma doença que afeta os vasos sanguíneos, tanto os grandes quanto os pequenos. Nossos nervos, que podem ser entendidos como pequenos fios elétricos que vão transmitir informações de calor, dor, frio ou pressão para o nosso cérebro, precisam receber sangue com oxigênio para funcionarem bem. No caso do diabetes, existe uma diminuição do oxigênio que chega aos nervos através de pequenos vasos sanguíneos e também ocorre a formação de um processo inflamatório, ambos levando ao mau funcionamento dos nervos.
Devido à este mau funcionamento, alguns pacientes terão perda da sensibilidade, geralmente nos pés e mãos, chamada neuropatia em bota ou em luva; enquanto outros, podem ter um aumento de sensibilidade, determinando dor ou queimação em determinadas regiões do corpo. No diabetes, vários nervos do corpo podem ser afetados, como por exemplo, o nervo de controla o esvaziamento do estômago, causando um quadro chamado de gastroparesia, ou seja, uma diminuição da força de contração do estômago.
Quando a neuropatia diabética acomete os pés, é chamada de pé diabético. Estima-se que cerca de 15% dos diabéticos vão desenvolver alterações nos pés, sendo a mais preocupante a formação de úlceras, pois elas podem progredir para amputação do pé ou perna.
Gostou da dica? Então siga nossa página lá você encontra várias informações, receitas e muito mais.
É possível ter vida com DIABETES, cuide-se!
🥦🍎💉🆘️🏋️♂️🙏😊💙