14/02/2023
África um continente cujo solo chama a atenção 😊
:
Ter terra fértil é suficiente para melhorar o rendimento das colheitas?
Por um lado, diria que não, porque é preciso saber que a terra é ap***s um suporte no qual as plantas se fixam e extraem elementos minerais úteis para o seu desenvolvimento.
É verdade que a fertilidade de um solo tem influência direta no rendimento das lavouras, mas sozinha não vai melhorar suas colheitas.
Muitos africanos dizem ou pensam que temos terras férteis, mas por que dependemos de importações?
Sim é verdade que as terras africanas são ricas em elementos fertilizantes como alguns pensam, mas é fundamental saber que a fertilidade em si não é suficiente para melhorar as lavouras e assim atender a demanda.
Outros parâmetros devem ser tidos em conta, nomeadamente:
- O tipo de agricultura praticada (note-se que existem vários tipos de agricultura, sendo a mais popular no mundo a convencional, ou seja industrial ou mecânica, que é mais produtiva embora ecologicamente mais prejudicial. E daí? é o tipo de agricultura que os africanos usam?).
- As sementes utilizadas (utilização de sementes melhoradas e linhas puras, se tiver sementes más embora o seu solo seja fértil não terá realmente um bom rendimento. Portanto, se queremos melhorar as colheitas das nossas colheitas, devemos ter em conta este aspecto , que sementes usamos?).
- Mão de obra qualificada (devemos investir em conhecimento para melhorar nossas lavouras, a agricultura não é um jogo de azar, é uma ciência com leis e princípios. As grandes potências econômicas sempre têm escolas agrícolas qual é o estado das escolas agrícolas na África?) .
- A gestão de ervas daninhas e pragas (ervas daninhas e pragas são as fontes de rendimentos reduzidos das culturas).
São tantos parâmetros a ter em consideração que prefiro focar-me nestes 4 parâmetros.
Deixemos de reclamar e ponhamo-nos a trabalhar porque embora tenhamos terras férteis sem conhecimentos e competências, sempre teremos dificuldade em desenvolvê-las de forma a potenciar as nossas colheitas, satisfazer a procura e assim reduzir as importações.
- : Acreditamos na mudança de mentalidades para uma Agricultura Africana mais Rentável e Sustentável.