04/11/2025
Sobre a violência vivida pelos Homens
Apresento aqui as estatísticas anuais da AmARTE. Importa constatar e reflectir sobre o aumento substancial, em 2024, comparativamente aos anos anteriores, de homens que nos procuram para atendimento psicólogo, apoio mental e bem-estar espiritual não apenas em consultas de casal como, principalmente, em consultas individuais. Entretanto, há ainda uma resistência por parte de homens. Na nossa experiência muitos vêm, particularmente para as consultas de casal, após um ultimato ou ameaça de término do relacionamento das suas companheiras/mulheres/esposas.
Nos últimos 10 anos, temos testemunhado uma violência estrutural e silenciosa envolvendo os homens com impacto destrutivo na saúde mental, emocional, espiritual e física de homens e mulheres.
A elevada percentagem de homens que comete suicídio em Moçambique é um dos reflexos desta violência. Ademais, aumenta o número de casos de AVCs, diabetes, Alcoolismo e Tabagismo em Homens no país. E isto é derivado, na sua raíz, de problemas emocionais e mentais.
É urgente parar com esses chavões de intervenção de violência baseada no género, violência contra as mulheres, empoderamento para raparigas e por aí vai. E assumir que violência não tem género. Violência é violência, afecta homens e mulheres, crianças e adultos, idosos e jovens de todos os lugares. Lamentavelmente ela começa e é reproduzida dentro de casa, na família, originada por padrões de pensamentos, sentimentos, crenças e comportamentos disfuncionais, não saudáveis. E depois, inconscientemente, essa violência, de todas as formas (física, emocional, sexual, espiritual), é projectada para fora, para os vários espaços sociais (comunidades, escolas, instituições e empresas).
Temos atendido vários casos de violência contra meninos, adolescentes, jovens e até adultos homens assediados, abusados e estuprados sexualmente e violentados física e emocionalmente por outros homens e mulheres. E isto está a contribuir para o aumento, a repetição e a normalização da violência de todas as formas.
É urgente que homens e mulheres sejam realmente todos, integralmente e verdadeiramente empoderados internamente, no verdadeiro sentido do termo, que inclui este trabalho psicológico profundo (individual e grupal) para que a violência dê lugar a um espaço onde apenas o Amor brote e floresça.
Este tem sido o nosso compromisso como servidores da AmARTE.
Uma especial vénia a todos os homens que se abriram a este brilhante trabalho interno aqui connosco na AmARTE nos últimos anos e, particularmente, desde o ano passado 2024 até ao presente momento de 2025.
♥️ Ama-te primeiro! ♥️
Terapia é para quem quer (re) aprender a amar-se/liderar-se. Ninguém está "louco/a", a maioria está em desamor por si mesmo/a. E esta é a maior fonte de adoecimento da Alma e do Corpo!
Com Amor e Luz
Andrea Serra & Fauzo Valá
♥️ www.amarte.co.mz ♥️
WhatsApp: 848951571
E-mail: amartemoz20@gmail.com