22/04/2024
Tuberculose
EtiologiaEpidemiologiaFisiopatologiaSinais e sintomasDiagnósticoPrognósticoTratamentoTriagem para tuberculosePrevençãoPopulações especiaisPontos-chaveInformações adicionais
A tuberculose é uma infecção micobacteriana progressiva crônica, frequentemente com um período latente assintomático após a infecção inicial. A tuberculose afeta mais comumente os pulmões. Os sintomas incluem tosse produtiva, febre, perda ponderal e mal-estar. O diagnóstico é mais frequentemente por esfregaço e cultura de escarro e, quando disponível, por te**es de amplificação de ácido nucleico. O tratamento é feito com múltiplos agentes antimicrobianos, administrados por pelo menos 4 meses.
(Ver também Tuberculose perinatall e Tuberculose extrapulmonar.)
Micobactérias são pequenos bacilos aeróbios de crescimento lento. São diferenciados por um envelope complexo de células ricas em lipídios que as tornam álcool-ácido resistentes (isto é, resistentes à descoloração pelo ácido após coloração com carbolfucsina) e relativamente resistentes à coloração de Gram. A infecção micobacteriana mais comum é a tuberculose; outras são hanseníase e várias infecções micobacterianas não tuberculosas ambientais, como aquelas causadas pelo complexo Mycobacterium avium.
Tuberculose (TB) é uma das principais causas infecciosas de morte em adultos em todo o mundo, matando cerca de 1,5 milhão de pessoas em 2020, a maioria delas em países de baixa e média renda (1). Infecção por HIV/aids é um fator importante de predisposição para tuberculose e mortalidade em regiões do mundo onde ambas as infecções predominam.
Referência geral
1. World Health Organization (WHO): Global Tuberculosis Report 2021. Acessado em 09/05/2022.
Etiologia da tuberculose
Tuberculose refere-se propriamente apenas a doenças causadas pelo Mycobacterium tuberculosis (do qual os seres humanos são o principal reservatório). Doença semelhante à