Dani Botelho ABA

Dani Botelho ABA Analista do Comportamento disseminando ABA com qualidade.

A instrução em grupo promove a aprendizagem por observação ao permitir que eles observem as respostas corretas de seus p...
09/22/2025

A instrução em grupo promove a aprendizagem por observação ao permitir que eles observem as respostas corretas de seus pares durante as sessões de ensino, o que facilita a aquisição de habilidades sem a necessidade de aprendizado individual direto (Leaf et al., 2012).

Tal exposição observacional contribui para que os participantes aprendam sequências completas e dominem habilidades além daquelas especificamente atribuídas a eles individualmente, aumentando a eficiência do processo instrucional (Croner et al., 2018).

Por exemplo, estudos mostraram que, ao ensinar habilidades de preparo de alimentos em grupo, os participantes aprenderam toda a sequência assistindo seus colegas, e não apenas as partes de forma individualizada (Croner et al., 2018).

Quanto ao desenvolvimento das habilidades sociais, a instrução em grupo possibilita a prática de atenção às instruções dirigidas ao grupo, o que é fundamental para a integração em ambientes escolares, trabalho e comunidade (Croner et al., 2018).

Além disso, a interação entre pares durante os momentos de instrução tem sido associada ao aumento do engajamento social e à generalização das habilidades para novos contextos (Croner et al., 2018).

Métodos que envolvem apoio entre pares aumentam a interação social entre estudantes autistas quando colegas típicos auxiliam durante a instrução em grupo (Croner et al., 2018). Programas de tutoria coletiva também melhoraram tanto as habilidades acadêmicas quanto as interações sociais para estudantes com TEA (Croner et al., 2018).

Portanto, a instrução em grupo cria oportunidades que favorecem tanto a aprendizagem por observação quanto o desenvolvimento de habilidades sociais por meio da interação facilitada entre pares em contextos naturais de ensino em grupo (Leaf et al., 2012; Croner et al., 2018).

E você? Já utilizou instrução em grupo com seus aprendizes?

Na ABA, esse formato permite que cada aprendiz tenha seus próprios objetivos, mas aprenda junto com os colegas, desenvol...
09/18/2025

Na ABA, esse formato permite que cada aprendiz tenha seus próprios objetivos, mas aprenda junto com os colegas, desenvolvendo atenção compartilhada, respeito aos turnos e até a habilidade de aprender observando o outro.

Esse é um passo essencial para preparar o aprendiz para contextos coletivos, como a escola e a vida em sociedade.

Leaf et al. (2012) mostraram que crianças com TEA podem aprender não apenas pela instrução direta, mas também observando os colegas, o que chamamos de aprendizagem observacional.

https://doi.org/10.1901/jaba.2012.45-473

Se esse conteúdo fez sentido para você, compartilhe com outros pais e profissionais que podem se beneficiar dessa informação.

O ensino individualizado (1:1) é amplamente pesquisado e comumente recomendado para aprendizes autistas. Nesse arranjo, ...
09/17/2025

O ensino individualizado (1:1) é amplamente pesquisado e comumente recomendado para aprendizes autistas. Nesse arranjo, o terapeuta trabalha diretamente com o aprendiz usando estratégias como o uso de prompts e reforçamento para ensinar comportamentos específicos em um contexto controlado.

Apesar de ser considerado eficaz, esse formato tem limitações: é custoso em termos de tempo e recursos e, muitas vezes, restringe a integração social e instrucional dos alunos, já que o ensino ocorre isoladamente.

Diante disso, pesquisadores revisaram 47 estudos publicados entre 1990 e 2010, que avaliaram a instrução direta em pequenos grupos utilizando diferentes procedimentos de prompting para o ensino de habilidades discretas. A revisão incluiu 197 participantes e 687 repetições de efeito.

195 de 197 participantes atingiram os critérios de aprendizagem;

As habilidades se generalizaram para novos materiais, professores e ambientes em mais da metade dos estudos, com média de 89,5% de acerto;

Houve alta manutenção dos comportamentos aprendidos (93,2%), mesmo semanas ou meses após a instrução;

O formato em grupo permitiu aprendizagem observacional (63,3% de acerto em alvos ensinados a colegas);

Informações adicionais apresentadas como feedback instrutivo também foram aprendidas (68,3%).

Esses dados mostram que, para aprendizes com as habilidades de prontidão necessárias (como atenção em grupo, imitação e espera de turno), a instrução em pequenos grupos com prompting pode ser tão eficaz quanto o ensino 1:1, oferecendo ainda vantagens de eficiência e interação social.

E você? Já utiliza o ensino em pequenos grupos na sua clínica ou escola? Como tem sido essa experiência com seus aprendizes?

DOI:10.1352/1944-7558-117.5.413

“Mas ele só br**ca na sessão?”Essa é uma das frases mais incômodas que escutamos com frequência quando trabalhamos com c...
05/01/2025

“Mas ele só br**ca na sessão?”

Essa é uma das frases mais incômodas que escutamos com frequência quando trabalhamos com crianças autistas.

Mas a verdade é: eles devem br**car, sim. Desde que o profissional saiba exatamente por que aquela br**cadeira está acontecendo.

Brincar, quando bem planejado, é uma das ferramentas mais poderosas para desenvolver linguagem, engajamento social, atenção conjunta, imitação e tantos outros repertórios fundamentais no desenvolvimento infantil.

Não é sobre br**car por br**car. É sobre ter um olhar técnico, saber em que estágio do br**car a criança está, quais habilidades podem ser ensinadas naquele momento e como transformar aquilo em aprendizado real.

No workshop Brincar Social: da teoria à prática no atendimento a crianças autistas, você vai aprender a:

– Avaliar o estágio do br**car da criança
– Planejar intervenções baseadas no desenvolvimento social
– Usar o br**car como estratégia terapêutica para promover comunicação e interação

Clique no link da bio e garanta seu ingresso.

Com mais de 10 anos na área, posso afirmar: quando trabalhamos com compaixão, dignidade e respeito, tudo muda.Foi isso q...
04/17/2025

Com mais de 10 anos na área, posso afirmar: quando trabalhamos com compaixão, dignidade e respeito, tudo muda.

Foi isso que me permitiu conquistar uma carreira sólida, formar outros profissionais e, acima de tudo, me sentir alinhada com meus valores todos os dias.

E esse espaço aqui é para você que compartilha dos mesmos valores!

Condição especial por tempo limitado! Os cursos "Aplicadores ABA" e "ABA na Prática" estão juntos em uma oferta imperdív...
04/10/2025

Condição especial por tempo limitado!
Os cursos "Aplicadores ABA" e "ABA na Prática" estão juntos em uma oferta imperdível:

Comprando um, você leva o outro!
Essa é a oportunidade para quem quer se capacitar e aplicar ABA com ética, qualidade e transformar vidas de verdade.

O que muda o futuro de uma criança é quem está ali, todos os dias, aplicando com intenção.

Clique na bio e garanta sua vaga.

Condição especial por tempo limitado!Os cursos "Aplicadores ABA" e "ABA na Prática" estão juntos em uma oferta imperdíve...
04/10/2025

Condição especial por tempo limitado!

Os cursos "Aplicadores ABA" e "ABA na Prática" estão juntos em uma oferta imperdível:

Comprando um, você leva o outro!

Essa é a oportunidade para quem quer se capacitar e aplicar ABA com ética, qualidade e transformar vidas de verdade.

O que muda o futuro de uma criança é quem está ali, todos os dias, aplicando com intenção.

Clique na bio e garanta sua vaga.

Direito à terapia baseada em ABA de qualidade é inegociável!Ambiente seguro, foco no bem-estar e atendimento com profiss...
04/09/2025

Direito à terapia baseada em ABA de qualidade é inegociável!

Ambiente seguro, foco no bem-estar e atendimento com profissionais competentes são pilares de um tratamento ético e eficaz.

Você concorda?

Essa frase, dita por uma mãe após ver seu filho autista ser agredido por um professor, é um alerta.Um alerta sobre o qua...
04/08/2025

Essa frase, dita por uma mãe após ver seu filho autista ser agredido por um professor, é um alerta.
Um alerta sobre o quanto ainda precisamos evoluir.

Como Analista do Comportamento, sinto o peso e a responsabilidade de educar, orientar e formar profissionais qualificados, muitos dos quais, inclusive, nunca tiveram contato com uma criança neurodivergente.

Não basta apenas aplicar técnicas. É preciso formar consciência.
É preciso ensinar que o comportamento é uma forma de comunicação.
Que, por trás de cada crise, pode haver dor, medo ou confusão e não “birra”.

Que a escola tem o dever de ser um espaço seguro, preparado para acolher TODAS as crianças.

Violência nunca será intervenção. E despreparo não pode mais ser desculpa.

O caminho da inclusão começa pela formação.

E eu escolho estar nesse caminho: aprendendo para ensinar, e formando profissionais realmente preparados.

É amanhã!!!
04/01/2025

É amanhã!!!

Address

Kearny, NJ

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Dani Botelho ABA posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Practice

Send a message to Dani Botelho ABA:

Share

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram