24/06/2022
A alimentação é um dos principais aliados para alcançarmos os resultados esperados na prática esportiva. Antes de pensar na suplementação, o que você come precisa estar calculado e alinhado aos seus objetivos, volume e intensidade do treino.
Depois da alimentação estar alinhada, você pode pensar em quais substâncias poderiam ajudar no aumento da performance, rendimento e motivação para a prática de atividade física?
PALATINOSE (isomaltulose):
* Carboidrato de baixo índice glicêmico e insulinêmico. Indicado para manter a performance e disposição, principalmente para aqueles que fazem uma atividade física mais prolongada ou para pessoas que se queixam de fadiga precoce após os primeiros 20 a 30 minutos de treinamento.
CAFEÍNA:
* Estimulante central, reduz a percepção de fadiga e ainda contribui para a lipólise (queima de gordura) por Inibir a enzima que degrada o AMPc (fosfodiesterase).
TERMOGÊNICOS NATURAIS (ex: chá verde, gengibre e compostos da pimenta):
* Estimulam a produção de catecolaminas (dopamina, epinefrina e norepinefrina), que também estimulam a lipólise.
Algumas substâncias podem ajudar no aumento da performance, rendimento e motivação para a prática de atividade física
VASODILATADORES (ex: citrulina, arginina):
* Estimulam a produção de óxido nítrico, substância que tem a função de dilatar os vasos sanguíneos aumentando a perfusão muscular e melhorando o desempenho nos treinos, reduzindo a fadiga e auxiliando na recuperação.
TAMPONANTES (ex: beta-alanina):
* Levam à formação de um dipeptídeo intracelular chamado Carnosina com benefícios no desempenho e na recuperação esportiva, atrasando a fadiga.
CREATINA
* Um dos suplementos mais estudados para treino de força, promovendo melhora da performance (desempenho anaeróbico e diminuição da fadiga) e aumento na massa magra e recuperação muscular.
A questão é, saber qual o melhor para você e que todos eles podem ter seus efeitos minimizados se a sua alimentação não estiver ajustada.