
14/03/2025
A Tenossinovite de Quervain é um processo inflamatório dos tendões da base do polegar. Diferente das outras tendinites do punho, conhecidas por LER (lesões por esforço de repetição), nesse caso existe uma causa específ**a, não causada pelo esforço contínuo, porém o esforço exagerado pode piorar a dor.
Por que a Tenossinovite de Quervain ocorre no punho?
Os tendões do punho são como longas cordas que conectam os músculos do antebraço com os ossos da mão. Eles tém a função esticar (estender) o punho e de os dedos. Ao chegarem à porção final do antebraço os tendões se dividem em seis túneis, que são chamados de compartimentos.
Tais compartimentos têm a função de segurar os tendões perto do osso, dando a direção correta do movimento, aumentando a força e diminuindo o gasto de energia. Quando o dedo se move, isso ocorre porque o músculo se contrai e o tendão desliza. Esse movimento se faz de forma suave e com pouco atrito. Tanto os tendões, quanto os túneis por onde eles passam, são envoltos por uma membrana, chamada de sinovial. Ela produz o liquido sinovial, que diminui o atrito entre os tecidos, agindo semelhante a um óleo lubrif**ante. O primeiro compartimento, que contém os tendões dos músculos Extensor Curto do Polegar (EPB) e Abdutor Longo do Polegar (APL) é mais justo que os outros. Não há espaço sobrando. Então qualquer processo inflamatório dentro desse compartimento dificulta o deslizamento dos tendões. Isso causa dor e piora a inflamação e, quanto mais o tendão é bloqueado, mais inflamado ele f**a, entrando num circulo vicioso.
A tenossinovite de Quervain ocorre quando este primeiro compartimento se torna inflamado o suficiente para apertar os tendões e impedir o seu deslizamento suave.