Physioserv

Physioserv Curso de Pilates.

Promover a especialização do profissional atuante na área das ciências da saúde possibilitando aos mesmos a oportunidade de usar como ferramentas as técnicas mais modernas. Objetivo do curso: Capacitar profissionais e estudantes, a partir do 5º semestre, das áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, dança e educação física, iniciantes ou não, na metodologia de Pilates, para atuar no mercado de

trabalho, tornando-os aptos para a aplicação de exercícios no solo e em todos os aparelhos, bem como com trabalhar com bolas e acessórios, tudo em conformidade com o Programa do Curso.

A Tenossinovite de Quervain é um processo inflamatório dos tendões da base do polegar. Diferente das outras tendinites d...
14/03/2025

A Tenossinovite de Quervain é um processo inflamatório dos tendões da base do polegar. Diferente das outras tendinites do punho, conhecidas por LER (lesões por esforço de repetição), nesse caso existe uma causa específ**a, não causada pelo esforço contínuo, porém o esforço exagerado pode piorar a dor.

Por que a Tenossinovite de Quervain ocorre no punho?

Os tendões do punho são como longas cordas que conectam os músculos do antebraço com os ossos da mão. Eles tém a função esticar (estender) o punho e de os dedos. Ao chegarem à porção final do antebraço os tendões se dividem em seis túneis, que são chamados de compartimentos.

Tais compartimentos têm a função de segurar os tendões perto do osso, dando a direção correta do movimento, aumentando a força e diminuindo o gasto de energia. Quando o dedo se move, isso ocorre porque o músculo se contrai e o tendão desliza. Esse movimento se faz de forma suave e com pouco atrito. Tanto os tendões, quanto os túneis por onde eles passam, são envoltos por uma membrana, chamada de sinovial. Ela produz o liquido sinovial, que diminui o atrito entre os tecidos, agindo semelhante a um óleo lubrif**ante. O primeiro compartimento, que contém os tendões dos músculos Extensor Curto do Polegar (EPB) e Abdutor Longo do Polegar (APL) é mais justo que os outros. Não há espaço sobrando. Então qualquer processo inflamatório dentro desse compartimento dificulta o deslizamento dos tendões. Isso causa dor e piora a inflamação e, quanto mais o tendão é bloqueado, mais inflamado ele f**a, entrando num circulo vicioso.

A tenossinovite de Quervain ocorre quando este primeiro compartimento se torna inflamado o suficiente para apertar os tendões e impedir o seu deslizamento suave.

🔸O que é ruptura de ligamento?Os ligamentos são estruturas fibrosas responsáveis por estabilizar as articulações, conect...
10/03/2025

🔸O que é ruptura de ligamento?

Os ligamentos são estruturas fibrosas responsáveis por estabilizar as articulações, conectando os ossos entre si, assim proporcionando estabilidade e limitando a amplitude de movimento das articulações. Quando os ligamentos são esticados além de sua capacidade normal, podem apresentar lesões parciais ou completas e quando rompidos completamente, a estabilidade da articulação é comprometida, o que pode levar a sintomas como dor, inchaço, instabilidade e perda de função.

🔸Sintomas

Os sintomas de uma ruptura de ligamento podem variar dependendo da articulação afetada e da gravidade da lesão:
dor intensa: pode ser sentida imediatamente após a lesão. A intensidade da dor pode variar, mas muitas vezes é descrita como uma dor aguda e intensa na articulação afetada
inchaço: é comum após uma ruptura de ligamento devido ao acúmulo de sangue na área lesionada
instabilidade articular: isso pode fazer com que a articulação pareça solta ou frouxa e dificulte a realização de movimentos normais
dificuldade em aguentar o peso: em lesões de ligamentos em articulações de carga, como joelhos ou tornozelos, pode ser difícil suportar peso na articulação afetada devido à dor e instabilidade

🔸Causas

As rupturas de ligamento podem acontecer por conta de vários fatores, sendo os traumas agudos uma das causas mais comuns. Algumas das principais causas de ruptura de ligamento são:
trauma direto: um impacto violento ou colisão pode causar uma ruptura de ligamento. Isso pode ocorrer em acidentes de trânsito, quedas de altura ou lesões esportivas, onde a articulação é submetida a uma força súbita e intensa
torção excessiva: movimentos bruscos que forçam a articulação além de sua amplitude normal de movimento podem estirar ou romper os ligamentos. Por exemplo, uma torção rápida e inesperada durante atividades esportivas pode resultar em uma ruptura de ligamento
hiperextensão: quando a articulação é estendida além de sua faixa normal de movimento. Isso pode acontecer, por exemplo, durante um salto mal aterrissado ou um golpe tipo “arm lock” que leva a uma hiperextensão do cotovelo.

No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma ocasião especial para celebrar a força, a resiliência e...
08/03/2025

No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma ocasião especial para celebrar a força, a resiliência e as conquistas das mulheres ao redor do mundo.
Às mulheres que enfrentam desafios com graça, quebram barreiras com determinação e inspiram com seu amor, desejamos um Dia da Mulher verdadeiramente especial. Vocês são incríveis!

O que é canelite? Outro nome dado à canelite é “síndrome de estresse do medial tibial”, e ela nada mais é do que uma inf...
06/03/2025

O que é canelite?

Outro nome dado à canelite é “síndrome de estresse do medial tibial”, e ela nada mais é do que uma inflamação nas imediações da tíbia, o osso que forma a nossa canela.

Esse osso é recoberto por terminações nervosas, músculos e outras estruturas que podem f**ar sensibilizadas pelo processo inflamatório.

Por vezes, a inflamação pode atingir até mesmo o próprio osso, fazendo com que se torne um problema ainda mais delicado e perigoso.

Quais são os seus sintomas?

O principal sintoma da canelite é a dor. Ela normalmente é aguda e intensa, apresentando piora quando a pessoa pisa no chão — ainda que possa ser sentida também em repouso. A localização da dor é na parte da frente da perna, abaixo do joelho, em sentido vertical.

Além disso, é comum que as pessoas afetadas pela canelite sintam um certo inchaço na perna afetada, além de sensibilidade ao toque. Como toda inflamação, é possível que também se observe vermelhidão na região, além de um aumento de temperatura.

Quais são as causas da canelite?

Como tudo na vida, a canelite tem suas causas e consequências. A partir de agora, saiba exatamente o que pode fazer com que esse problema surja. E não se esqueça: conhecer a sua origem é essencial para que você possa evitar recidivas no futuro.
👉🏻 Não perca tempo e venha para a PHYSIOSERV, venha fazer parte da melhor Clínica de Fisioterapia e Pilates do país.
Entre em contato :​

☎️(71) 9 9720-5071 (Ondina)​
☎️(71) 9 9995-6199 (Pituba)​
☎️(71) 9 9243-8520/9 9298-1217 (Trade)​

Endereço

Avenida Otávio Mangabeira 815
Salvador, BA
41830-050

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 06:00 - 21:00
Terça-feira 06:00 - 21:00
Quarta-feira 06:00 - 21:00
Quinta-feira 06:00 - 21:00
Sexta-feira 06:00 - 21:00
Sábado 06:00 - 21:00

Telefone

+557133475313

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Physioserv posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Prática

Envie uma mensagem para Physioserv:

Compartilhar