Psicóloga Isabela Bosco

  • Home
  • Psicóloga Isabela Bosco

Psicóloga Isabela Bosco Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Psicóloga Isabela Bosco, Medical and health, .

Como tornar a vida um sentido?Ofereço para essa resposta uma frase da psicanalista Julieta Jerusalinsky, como proposta d...
04/10/2022

Como tornar a vida um sentido?

Ofereço para essa resposta uma frase da psicanalista Julieta Jerusalinsky, como proposta de reflexão:

“…a gente precisa muito mais do que uma simples rotina, a gente precisa de rituais, onde o que a gente faz ganhe um valor simbólico. Sem isso a gente se perde. Sem isso o nosso fazer não tem mais significação”.

Como foi que ficamos tão dependentes do olhar do outro? O olhar do outro define quem sou?  Em 1914, Freud escreveu sobre...
11/08/2022

Como foi que ficamos tão dependentes do olhar do outro? O olhar do outro define quem sou?

Em 1914, Freud escreveu sobre a Introdução ao narcisismo. “Sua majestade o bebê”. Quando um bebê nasce esse é investido pelas figuras parentais. “Os filhos vão ter, vão conseguir da vida aquilo que eu não consegui”. Estas, são falas sempre grandiosas sobre um desejo próprio, passada ao bebê. Criando uma onipotência a essa criança.

Um bebe investido e inventado pelos desejos dos pais a este que nasce. “Sua majestade o bebê”. Para Freud, isso criara uma onipotência narcísica. Construída pelo olhar e no campo do desejo. Esses, os pais se acham sobre a compulsão de atribuir todas as perfeições ao filho e de ocultar em esquecer todas as deficiências dele. “O amor dos pais tão comovedor e ao mesmo tempo tao infantil não é nada mais que o narcisismo dos pais renascidos”.

E desta forma nasce uma experiência, o qual, este sujeito, sua majestade, precisará lidar e amadurecer. Desafiando a si próprio em compreender e amparar sua angústia de lidar e aguentar suas futuras e difíceis batalhas. No campo do desenvolvimento pessoal ele terá que se sujeitar a sair dessa majestade e se permitir ser e criar a si mesmo, sua vidal.

11/08/2022
Gostamos de pensar que existe uma felicidade derradeira a alcançar. Mas! O que nos faz bem é inevitavelmente o que irá n...
26/07/2022

Gostamos de pensar que existe uma felicidade derradeira a alcançar. Mas! O que nos faz bem é inevitavelmente o que irá nos fazer mal também.

Uma reflexão determinante para o seu futuro é: O que você quer da vida? - todo mundo quer ter uma vida sem preocupações e boa. Mas! A pergunta mais sensata é: Sobre o que você tá disposto a lutar? Qual tipo de dor você está disposto a enfrentar para alcançar os seus objetivos? Escolha as suas batalhas. Elas não serão fáceis. Mas serão especiais e te farão se sentir bem! É sobre estar disposto a enfrentar.

Sobre o amor se aprende a paciência. Sobre a riqueza se aprende a disciplina. Sobre a felicidade se aprende a simplicidade… e por aí… constrói. 💭

Gostamos de pensar que existe uma felicidade derradeira a alcançar. Mas! O que nos faz bem é inevitavelmente o que irá n...
26/07/2022

Gostamos de pensar que existe uma felicidade derradeira a alcançar. Mas! O que nos faz bem é inevitavelmente o que irá nos fazer mal também.

Uma reflexão determinante para o seu futuro é: O que você quer da vida? - todo mundo quer ter uma vida sem preocupações e boa. Mas! A pergunta mais sensata é: Sobre o que você tá disposto a lutar? Qual tipo de dor você está disposto a enfrentar para alcançar os seus objetivos? Escolhas as suas batalhas. Elas não serão fáceis. Mas serão especiais e te farão se sentir bem! É sobre estar disposto a enfrentar.

Sobre o amor se aprende a paciência. Sobre a riqueza se aprende a disciplina. Sobre a felicidade se aprende a simplicidade… e por aí… constrói. 💭

"Lidamos com o mundo através de um conjunto de representações que nós mesmos criamos e organizamos. Ou, para dizê-lo na ...
15/07/2022

"Lidamos com o mundo através de um conjunto de representações que nós mesmos criamos e organizamos. Ou, para dizê-lo na linguagem de Winnicott, lidamos sempre com a realidade através da mediação de nossas fantasias, que são assim anteriores à própria realidade." Bérgson, 1979.

Olá pessoal. Costumo aparecer pouco por aqui. Mas hoje resolvi te fazer um convite. Um convite que pode gerar um certo i...
13/07/2022

Olá pessoal. Costumo aparecer pouco por aqui. Mas hoje resolvi te fazer um convite. Um convite que pode gerar um certo incômodo (eu sei, todos tentamos evitar isso… mas espera, deixa eu terminar antes de você ter a resposta), pode trazer algumas memórias também. Pode brilhar os seus olhos com algumas sensações e se você permitir, podem lágrimas cair destes mesmos olhinhos que duramente recebem o que você e a vida trocam. O convite é um presente. Ele está aqui no agora. Mas, estaremos no ontem e tenho certeza que o amanhã baterá na porta. Você estará livre para dizer e fazer dos seus pensamentos, anseios, medos e desejos, uma história - narrada por você e interpretada sem pudores. Construiremos um caminho seguro e firme juntos. Essa é a minha proposta com você. Você aceita?

Distinguir: culpa, responsabilidade e implicação.Escutar é, frequentemente, uma atividade que se desenvolve em torno da ...
20/06/2022

Distinguir: culpa, responsabilidade e implicação.

Escutar é, frequentemente, uma atividade que se desenvolve em torno da procura das causas, da tomada de decisões ou da procura de respostas. Aristóteles dividia os discursos em três gêneros: o judiciário, o deliberativo ou político e os elegíacos ou de louvor. Nos três casos há uma causa, que organiza e orienta o diálogo, esteja ela no passado, no futuro ou no presente. No caso dos discursos político e judiciário, a orientação é para a disputa do antagonismo; no caso do discurso de louvor, ela é colaborativa. Podemos dizer que essa causa é a determinação da culpa no discurso judiciário, a distribuição de responsabilidades no discurso político e a escolha da implicação no discurso elegíaco. No caso do discurso político e do elegíaco, o sentido é para o que fazemos juntos, ao passo que no discurso judiciário é para os fatos do mundo e para as coisas.

Implicação é um termo lógico que tem a ver com a consequência que damos às palavras. Responsabilidade é um termo relacionado ao nível de autonomia que dispomos para criar, seguir e justificar nossas regras de ação. Culpa é um termo moral ligado à violação de preceitos, ideais ou expectativas. A implicação produz sujeitos e desejos, a responsabilidade produz compromissos e reparações, já a culpa produz vítimas e carrascos, santos e vilões.

Mas, com frequência, produzimos culpados unicamente para não nos perguntar sobre nosso nível de responsabilidade, e nos contentamos com a responsabilidade jurídica ou moral, apenas para não confrontarmos nosso próprio desejo. A responsabilidade e a implicação acontecem em silêncio, a culpabilização e a denúncia são ruidosas, por isso exteriorizam em palavras o que não conseguimos conciliar com o silêncio em nós mesmos.

Responsabilizar aponta para a solução. Culpar aponta para o problema.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Psicóloga Isabela Bosco posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share

Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn
Share on Pinterest Share on Reddit Share via Email
Share on WhatsApp Share on Instagram Share on Telegram