17/01/2022
🧍O ser Humano existe para comunicar!
Como tal, os primórdios da comunicação, começam, ainda, quando o bebé está na barriga da mãe. 🤰Nesta altura, ele ouve os sons do ambiente, as vozes dos familiares e reage, mexendo-se e dando pontapés.
🤱 Quando nasce, o bebé já discrimina sons e vozes que sempre ouviu, quando estava dentro da barriga da mãe. A sua comunicação é feita através do choro, que pode ter várias interpretações, como choro de fome, de sono, de dor ou desconforto.
🗣Entre o 1 e 2 meses o bebé começa a exprimir-se através de sons, guinchos, sons guturais (rrr), usando-os para exprimir o seu contentamento! No mês seguinte, surge o sorriso intencional, fundamental para o desenvolvimento da sua comunicação. É através deste, que começam a ser vivenciadas as primeiras experiências de troca de turnos de comunicação.
🎯Por volta dos 4 meses, começam os diálogos, o palreio, a mímica e as diferenças de frequência e de intensidade. É nesta fase que se inicia o “tomar a vez”, isto é, as alternâncias de turnos comunicativos em que o bebé é capaz de esperar e perceber “agora és tu” “agora sou eu”.
🌐Aos 6 meses aparece o balbucio, isto é, uma espécie de monólogo que o bebé tem “bababa” “tatata” “mamama” e que dura algum tempo seguido.
🕵️♂️A partir dos 8 meses todas as competências básicas necessárias à comunicação estão desenvolvidas. O bebé passa, então, a ter uma comunicação que agora tem uma intenção, um conteúdo e um signif**ado. Aparece o jargon infantil, em que o bebé usa sons, palavras e frases, que parecem uma conversa numa língua estrangeira.
🚩A partir dos 12 meses aparecem as tão desejadas “primeiras palavras”. Normalmente estas são o nome de alguém ou de um objeto signif**ativo para o bebé, podendo não ser produzidas de uma forma totalmente correta.