29/09/2021
Nossa vida é marcada pelas idas e vindas do mercado, da padaria, do quintal, da casa dos parentes, do trabalho, e a lista segue.
Nossa vida é marcada pelas coisas que nos movem e que são importantes para nós: cuidar da casa, das crianças, dos serviços, das contas, do marido/esposa, e a lista segue.
Com a pandemia, vimos o quanto é doloroso f**ar no mesmo lugar por dias e semanas a fio!
Pois é o que ocorre muito frequentemente quando o diagnóstico do Alzheimer impõe dificuldades para a vida dos pacientes. Agora ele(a) praticamente só f**a em casa por dias, semanas, meses e anos a fio!
O movimento cotidiano de sair de casa para realizar diversas funções é interrompido ou diminui para apenas um ou outro dia da semana.
O movimento de cuidar daquilo que é importante e valioso para a pessoa também vai se encerrando, porque agora é quase sempre necessário alguém que faça com/por ela.
A falta de uma função de valor (sentir-se valiosa, útil) e a falta do movimento que sempre marcou nossa vida levam, frequentemente, a comportamentos difíceis que apenas estão expressando:
“Sinto falta de ter uma função! Sinto falta de sair para fazer as coisas!”
A Agitação envolvida nos sintomas de “Quero Ir Pra Casa!”, mesmo estando em casa, estão relacionadas a esses fatores e podem ser reduzidas quando pensamos nessas necessidades que não estão sendo atendidas.
Sair para dar uma volta de carro, para ir a um cômodo diferente da casa, ou quintal, bem como incluir tarefas/funções que lembrem a pessoa da sua importância e das coisas que são valiosas para ela, podem ajudar a reduzir esse sintoma!
Lembre-se sempre de verif**ar questões de segurança: se a agitação está produzindo riscos à segurança da pessoa ou à sua, é importante verif**ar com o(a) médico(a) responsável.
Agora me conte: o que você acha que pode fazer para auxiliar seu ente querido nessas necessidades?👇👇👇
(Se deseja saber mais sobre psicoterapia online, ou tiver qualquer dúvida, envie uma mensagem.)