30/01/2022
No dia, 28/01/2021 o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela hanseníase (Morhan) Núcleo de Barra do Garças-MT esteve com sua equipe de profissionais voluntários levando uma formação continuada para profissionais da Atenção primária em Saúde do município de Aragarças-GO tendo público alvo (Enfermeiros e Médicos), a atividade teve por intuito caracterizar a patologia e o atendimento intersetorial, multiprofissional, com ênfase no atendimento integral. A atividade contou com palestrantes de diversas áreas do saber, onde todos trataram sobre hanseníase.
No primeiro momento na parte da manhã, houve apresentação do Movimento social e a importância do mesmo no enfrentamento à hanseníase, em ato contínuo, o Coordenador do Morhan de Barra do Garças, Marcos Costa Caracterizou o perfil epidemiológico.
Após isso a Enfermeira Sanitarista Alice Dorothy, trouxe os aspectos gerais da Hanseníase, Fisiopatologia, aspectos clínicos, Classificações, Tratamento e recidivas.
Na segunda parte da tarde a Nutricionista Aracelli Araujo trouxe os aspectos nutricionais de uma pessoa atingida pela hanseníase, trazendo a importância de uma alimentação saudável de acordo com as possibilidades de cada indivíduo,
após isso o Biomédico Microbiologista Gelter, trouxe os aspectos laboratoriais e como proceder a coleta do raspado intradérmico para baciloscopia.
Finalizando com chave de ouro a Fisioterapeuta Sara Fernandes trouxe a parte prática, de como avaliar o paciente “suspeito” de hanseníase, demonstrando como é feita a avaliação dermatoneurologica simplificada, nesta feita orientou ainda sobre a importância da reabilitação, e autocuidado na prevenção de incapacidades físicas.
Foi um dia de muito aprendizado e troca de conhecimentos.
Por fim enfatizamos a importância da Atenção Primária no enfrentamento à hanseníase.
Essa atividade faz parte da campanha Janeiro Roxo e do Não se Esqueça da Hanseníase da Sasakawa Health Foundation