
23/03/2022
A psicanálise enquanto teoria, método e tratamento, sempre esteve preocupada com as questões do seu tempo. Na atualidade vem problematizando aspectos em torno do coletivo e desenvolvendo reflexões que passam a ser objeto de intervenções dos profissionais que atuam
diretamente na área social. O próprio Sigmund Freud considerou, ao fim de seu trabalho “Construções em análise” (1937), a possibilidade de substituirmos o sujeito isolado pela humanidade como um todo, e como seu estudo nos conduziria às explicações das verdades históricas que exercem poder sobre os homens.
A partir disso, chegamos ao cenário atual atravessado por violência, precarização da vida cotidiana, racismo, suicídio, dentre outros, que nos convoca a buscar as mencionadas explicações em alguns autores psicanalistas, proporcionando condições de realizar um “saber-fazer” com a Psicanálise no âmbito social.Pra você que também se interessa por essas questões, f**a aqui nosso convite pra que venha com a gente nesse curso livre!