24/01/2025
Acho sempre engraçado quando me dizem que a Ritinha come tudo e de tudo. E mais engraçado ainda quando me dizem que isso só acontece porque tenho sorte 😅
Na verdade a Ritinha come a maioria dos diferentes alimentos que eu lhe coloco no prato, raramente come tudo e o mesmo alimento tem dias que o come e outros que não, e está tudo bem. Mas também é verdade que a grande variedade de alimentos que ela come e a excelente relação que ela tem com a comida e com o seu corpo não é sorte, é trabalho meu.
Teve alimentos que gostou logo desde o primeiro contacto, teve alimentos de demorou dias, semanas ou meses a gostar, teve alimentos que gostou, depois deixou de gostar e depois voltou a gostar de novo, e os espargos gostava muito no início, depois numa fase de selectividade alimentar deixou de gostar, e nunca mais voltou a gostar. Ainda assim eu continuo a oferecer, e ela agora até já aceita provar, mas depois deita fora. Mas eu ainda não desisti!
E lembrem-se sempre que os bebés só conhecem aquilo que lhes damos a conhecer. Se eu só der a conhecer fruta em pacotinhos é disso que o meu bebé vai gostar. Se eu lhe der fruta ao natural é disso que o meu bebé vai gostar!
Conhecer os alimentos, aprender a comer, criar uma boa relação com a comida, demora muito tempo, e são precisas muitas oportunidades, não desista do seu bebé nem de nenhum alimento!!
E por aí, achava que a Ritinha sempre tinha gostado de tudo desde o primeiro dia?