05/07/2022
Se você fez exames de rotina e verificou que o seu colesterol não está com as taxas dentro do recomendado, é hora de cuidar melhor da alimentação. Isso, porque esse resultado indica que seus hábitos alimentares não estão totalmente adequados, o que pode desencadear diversos problemas para a sua saúde, como infarto e até AVC.
Além de evitar o consumo de produtos industrializados, carnes gordurosas e o excesso de açúcares, vale a pena incluir na dieta os melhores alimentos para quem tem colesterol alto. Quer saber quais são eles? Então continue com a leitura deste post para descobrir!
Peixes
Alimentos como sardinha, atum e bacalhau contêm uma grande quantidade de ômega 3 e 6 — gorduras do bem, pertencentes à classe dos ácidos graxos. Desse modo, agem diminuindo o nível de colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias e causa o entupimento delas, e aumentam o colesterol bom (HDL), responsável por levar substâncias maléficas ao fígado, para que sejam eliminadas do organismo.
Por esse motivo, o ideal é consumir peixes pelo menos duas vezes por semana.
Aveia
Tanto a aveia quanto o farelo de aveia são ricos em fibras solúveis, que melhoram o funcionamento do intestino e ajudam na redução do colesterol ruim no sangue.
Portanto são alternativas bem-vindas no café da manhã e lanches da tarde.
Oleaginosas
Nozes, avelãs e amêndoas fazem parte do grupo das oleaginosas. Entre suas principais características está o alto teor de gorduras boas, fibras e vitaminas.
Com isso, a diminuição dos níveis de colesterol é apenas um dos benefícios proporcionados por esses alimentos. Mas fique atento: é muito importante consumir em quantidade moderada.
Chocolate amargo
Feito apenas com cacau, sem adição de leite, o chocolate amargo, além de reduzir a vontade de comer doce e prevenir doenças cardíacas, também ajuda a regularizar o LDL e aumentar o HDL.
O consumo diário recomendado é de 30 gramas.
Azeite
Azeites, como o de oliva, preferencialmente os extravirgens, apresentam propriedades que impedem a oxidação do LDL, capaz de provocar a formação de placas de gordura na parede das artérias, e o reduzem.
Por isso, coloque esse ingrediente na salada, por exemplo, mas evite aquecê-lo, pois isso provoca a perda de seus benefícios.
Alcachofra
Trata-se de uma planta rica em flavonoide, um antioxidante poderoso, que controla o colesterol maléfico à saúde.