28/05/2022
Você conhecia esse termo?
Pois é, a pata de ganso 🦢 é o nome designado para a junção de três tendões, sendo eles: sartório, grácil e semitendinoso. Se inserem proximal e medialmente a tíbia (osso região do joelho).
Quando se fala dessa região, remete a nós profissionais da saúde a tão temida tendinite (inflamação do tendão) que é o que ocorre na tendinite da pata de ganso, onde se tem a inflamação dos 3 tendões que dão origem ao seu nome (lembra quais são sem ler na figura ou no início dessa postagem?) 🤔
Pode ocorrer devido ao excesso de peso, diabetes, atividades físicas repetitivas que causam grande impacto por tempo prolongado no joelho.
Principais sintomas: dor repentina no joelho quando realizado algum movimento ou atividade física, dificuldade de fazer extensão ou flexão do joelho, edema, sensibilidade ao toque na região medial do joelho (a dor pode ocorrer na região lateral, porém é bastante incomum, dor nessa região está mais ligado a síndrome da banda iliotibial), fisgada ao movimento.
Mulheres são mais acometidas devido a pelve ser maior, fazendo com que a angulação do joelho se modifique, gerando maior impacto nos tendões da pata de ganso.
O "pé chato" ou plano como chamamos, também apresenta maior tendência a apresentar o problema, assim como a retração dos músculos posteriores da coxa, principalmente os apresentados aqui.
Tratamento: O MELHOR tratamento é a fisioterapia após uma boa avaliação fisioterapêutica para a melhora dos sintomas. O profissional poderá usar para reabilitar o paciente recursos como a eletroterapia, terapia manual, cinesioterapia, termoterapia, hidroterapia dentre outros.
Nas postagens a seguir, falarei de cada músculo separadamente, mostrando de forma prática sua origem, inserção e função. Vocês não podem perder. Aproveita e ativem as notificações 🔔