10/05/2024
Falar de si nem sempre é fácil, somos tantas em uma...
Mas venho falar da Thais mãe, que gritava com a Mah e chorava de culpa, por não ter conseguido ser amor... Está Thais era uma Thais que pensava que tinha tantos conhecimentos sobre infância, e na realidade tinha, já era pedagoga, psicopedagoga, especialista em educação infantil...
Mas, veio um serzinho e falou, vou te desestruturar toda... Lembro de cenas dela pegando o coco da fralda e passando na parede.🤭😂
Que hoje vejo como um dos contextos mais simples da maternidade.
Ela me desestruturou, me desconstruiu em tantas experiências... Mostrando que precisava me olhar... Cuidar de mim, descansar na canseira... Deixar para depois o que não é prioridade... Se orgulhar pelo que consegui fazer, e não ficar ruminando falhas, sim... Erros... Caminhos escolhidos sem experiência, conhecimentos e que fazem parte de todos humanos.
E no meu processo da maternidade, com tantas buscas... Fui me transformando.
Aquela que não conseguia sair do automático, da reprodução geracional com grito, com o medo como controle de comportamento, na verticalização de poder entre adulto e criança, já não estava mais em mim.
Theo veio já conhecendo outra mãe, com um Upgrade.
Continuei com estudos, práticas e vi que tantos conhecimentos e experiências, tinham que chegar para mais pessoas.
A mãe que tem como intenção que os filhos não relacionem nenhuma violência a amor, consegue na prática ser mais amor.
E sim, não sou um robô, tem dias que faço aquela cara de brava que remete ao medo para Mah. .. Geralmente nos dias que saí da rotina, estou cansada e não consegui me cuidar.
Mas neste dia, consigo me perceber... Reflito, dou uma pausa, acolho a Thais para poder acolher a Mah e falar que naquele dia não consegui ser amor e que minha ação não foi legal, converso sobre a situação.
Vendo todo processo da maternidade e sendo professora, vi que as informações que busquei, tinha que se expandir para educação nas escolas também.
Informações como Neurociência da Infância, tem que estar mais acessível para todas às pessoas que convivem com crianças.
Está página e a empresa Transformando o Educar é um pouco da Thais também.