19/10/2021
Tu sabia que existem percepções do coletivo que inconscientemente moldam as tuas decisões e forma de viver?
As crenças limitantes, são estruturais, elas vem passando de geração em geração, algumas são apenas do teu sistema familiar, outras vem da sociedade ou até das mídias. Elas se iniciam a partir de uma percepção distorcida, ou após algum trauma, gerando limitações na tua maneira de pensar, enxergar o mundo e agir.
Cada cultura, sistema familiar, religião, etnia, entre outros, pode começar a se guiar por essas crenças, e gerar o efeito manada, que nada mais seria seguir um padrão de escolhas baseado em um único entendimento.
Porém como foi dito, isso te limita!
Mas como assim, limitar?
Bom, vamos te dar um exemplo do cotidiano mas que pode ser visto em várias esferas da vida:
“FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É”
Essa afirmação traz a ideia de que, independente de ti o teu ser é baseado nos teus pais. E que por isto, tu terás que seguir os mesmos passos, ser a mesma pessoa que eles foram e ter consequentemente os mesmos problemas e desafios. Sim tu traz contigo toda a bagagem deles que foi absorvida pela tua história, pelo teu viver com eles. Porém, todavia, entretanto, tu é um ser individual e diferente dos teus pais, que pode honrar a tua ancestralidade e ainda assim tomar escolhas diferentes!
De onde tu veio não é o que te define, quem te define são tuas ações e escolhas a partir do que foi lhe dado, é preciso dissociar a tua imagem da tua família. Somente assim tu será a protagonista da tua própria vida!
Por isto, a jornada do autoconhecimento é tão necessária, pois quanto mais tu ressignif**ar essas crenças que te limitam, mais o coletivo irá ampliar a visão e ajudar mais pessoas que precisam se libertar e transformar essas crenças.
Compartilha esse post nos teus stories para mais pessoas terem acesso a essa informação, e conta aqui pra gente nos comentários, tu tem essa crença do nosso exemplo ou alguma outra??