08/01/2021
VOCÊ SABIA que em somente 10% das gestantes a bolsa vai romper antes do trabalho de parto?
Isso mesmo ANTES do trabalho de parto....mas daí você me pergunta..."Ué, mas se minha bolsa estourar não signif**a que eu estou em trabalho de parto?"...a resposta é NÃO!
Existem vários fatores que podem causar a ruptura da bolsa, como infecções bacterianas, choques mecânicos, consumo de tabaco e álcool, etc
Então sabe aquela história "A bolsa dela estourou mas teve que fazer cesárea porque quando chegou na maternidade não tinha dilatação." é um dos casos de cesárea desnecessaria, afinal a dilatação ocorre durante o trabalho de parto e não quando a bolsa rompe.
Tá bom, mas quando minha bolsa romper eu preciso correr pra maternidade né? DEPENDE! O líquido está claro e sem cheiro forte? Tem mecônio? É preciso conversar com a equipe que está te assistindo para que eles avaliem, mas se estiver tudo bem não precisa correr para a maternidade, pois o TP pode demorar para começar. Então a recomendação é descansar, se alimentar e se hidratar para ter energia pro parto.
Certo, entendi...mas quando eu devo ir pra maternidade? Pesquisas mostram que em torno de 70% das mulheres entram em trabalho de parto espontaneamente até 24 horas depois da bolsa romper, porém a recomendação é que a equipe monitore mais de perto o bebê após 12 horas do rompimento para acompanhar a vitalidade do bebê.
Mas o que pode ser feito para ajudar o trabalho de parto após o rompimento da bolsa?
Existem algumas formas de indução natural que podem ser feitas com acompanhamento da equipe que está assistindo esse parto, são elas: Acupuntura, Homeopatia, Óleo de Rícino, etc
Cada parto é único e o importante é seguir as orientações de uma equipe que atue baseada em evidências científ**as para evitar qualquer intervenção desnecessária e previnir intercorrências.