Livia Santos Lima - Nutri

  • Home
  • Livia Santos Lima - Nutri

Livia Santos Lima - Nutri Nutrição e saúde da mulher

Meninas, essa é Camila, minha paciente, ela tem 4.3  mas com um corpinho de 2.0, não acham? rsrsQue ver os bastidores do...
06/07/2022

Meninas, essa é Camila, minha paciente, ela tem 4.3 mas com um corpinho de 2.0, não acham? rsrs

Que ver os bastidores do que ela fez pra conseguir esse resultado espetacular?

Clica no link abaixo!

O que é uma nutrição adequada?Para entender o que é uma nutrição adequada é preciso antes entender em qual fase da vida ...
06/07/2022

O que é uma nutrição adequada?
Para entender o que é uma nutrição adequada é preciso antes entender em qual fase da vida a mulher se encontra e como está sua saúde. Afinal de contas, cada ser é único e possui necessidades específ**as. E, quando falamos em nutrição e saúde da mulher isso f**a ainda mais evidente.

Isso porque em cada fase da mulher ela precisa estar mais atenta ao consumo de um determinado tipo de alimento. Por exemplo, entre 20 e 30 anos, que é quando geralmente a mulher está em seu período mais fértil e ao menstruar pode haver maior risco de anemia, então é necessário consumir alimentos ricos em ferro, como os feijões, por exemplo.

Já entre os 30 e 40 anos ela passa a produzir menos colágeno, por isso o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como as frutas ácidas como acerola e kiwi, pode ser muito indicado nessa fase.

Quando ela passa dos 40 anos, por outro lado, ela produz menos estrogênio, o metabolismo diminui e também pode haver perda de massa muscular. Nessa fase, é aconselhável que ela consuma alimentos ricos em cálcio e em fibras e também de derivados de soja, pois a soja é rica em isoflavonas que possuem ação parecida com a do estrogênio e também aliviam sintomas de menopausa.

Embora todos esses alimentos tragam muitos benefícios para a saúde da mulher, o mais adequado é sempre procurar ajuda de um profissional para fazer a avaliação e prescrição correta de uma dieta balanceada para cada necessidade. Além disso, ele também vai avaliar a necessidade de uma reposição mais forte de algum nutriente em seu organismo.

Agora que você viu o que é uma nutrição adequada e como ela é importante para a saúde da mulher, pode ter surgido a dúvida: Mas, como a nutrição é aplicada à saúde em geral?

Como a alimentação influencia na saúde?A alimentação influencia na saúde da mulher das mais variadas maneiras. Uma nutri...
06/07/2022

Como a alimentação influencia na saúde?
A alimentação influencia na saúde da mulher das mais variadas maneiras. Uma nutrição adequada e direcionada para um estado particular da mulher pode amenizar sintomas de doenças e aumentar sua qualidade de vida.

Por exemplo, é possível introduzir alguns alimentos ricos em triptofano nos períodos pré-menstruais, pois o triptofano é precursor da serotonina, o hormônio do bem-estar, e isso vai reduzir a irritabilidade, que é aumentada em algumas mulheres quando estão nessa fase. Alguns exemplos são frutos secos, abacate, nozes, castanhas e cacau.

Dessa forma, em cada fase da mulher alguns alimentos favorecem mais do que outros.

Além disso, uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gordura também pode ocasionar em obesidade ou sobrepeso que prejudicam a saúde de qualquer pessoa. Contudo, como estamos falando de nutrição e saúde da mulher, devemos salientar os problemas que isso pode trazer para elas.

Portanto, a alimentação pode ocasionar disfunções se***is nas mulheres, como o transtorno do desejo sexual, diminuição ou ausência de libido, transtorno da excitação ou orgástico, vaginismo e dispareunia.

Um estudo realizado na Universidade Federal de Santa Catarina mostrou que 60% das mulheres obesas têm maior associação com pior função sexual do que as mulheres com sobrepeso e eutróf**as. Além disso, 80% das mulheres obesas apresentam dispareunia, que é a dor durante ou depois da relação sexual.

Dessa forma, uma mulher que possui dispareunia em decorrência do vaginismo pode ser aconselhada a consumir alimentos que ajudam a regular os hormônios femininos e equilibrar o sistema nervoso. A ingestão de alimentos ricos em magnésio, cálcio, vitaminas B e E contribuem muito.

Muitas vezes nem imaginamos o impacto que uma nutrição adequada exerce em nossa vida, não é mesmo? Mas, com tanta informação que encontramos por aí e que nos falam, é comum surgir a dúvida sobre o que é mesmo uma nutrição adequada.

As mulheres possuem peculiaridades, construídas ao longoda história, as quais tornam necessária atenção diferenciada noc...
30/06/2022

As mulheres possuem peculiaridades, construídas ao longo
da história, as quais tornam necessária atenção diferenciada no
cuidado com a saúde.
Em geral, o público feminino se preocupa em maior proporção com a saúde, quando comparado ao masculino, e sua busca
por serviços de atenção primária é maior.
Com o aumento da expectativa de vida das brasileiras, estimada em 80 anos, cada vez mais mulheres apresentarão mudanças neurobiológicas que podem comprometer seu bem estar.
Este fato leva à necessidade de acompanhamento, para que suas
necessidades sejam manejadas de forma correta e segura.
A promoção da alimentação saudável e a manutenção do peso adequado são fundamentais para promover saúde e bem-estar
durante toda a vida da mulher. A alimentação equilibrada é importante para

Um estilo de vida saudável deve incluir também bons hábitos alimentares, principalmente por dois motivos: existem alimen...
30/06/2022

Um estilo de vida saudável deve incluir também bons hábitos alimentares, principalmente por dois motivos: existem alimentos dispensáveis, pois não agregam em nada para o organismo e, em contrapartida, há nutrientes fundamentais para a saúde feminina e, por isso, certas fontes alimentares precisam ser consumidas.

Portanto, é preciso difundir saberes sobre alimentação, ferramentar as mulheres para que estejam atentas ao que colocam no prato e possam fazer boas escolhas que lhes proporcionem uma vida melhor.

Dietas bem elaboradas e com valor nutricional adequado possibilitam aumento da performance mental e física, retardam o envelhecimento e favorecem o equilíbrio do sistema imunológico.

Elaboramos uma lista com os principais nutrientes para a saúde feminina e em quais alimentos é possível encontrá-los.

1- Betacaroteno

Antioxidante que aumenta a imunidade, fortalece os cabelos e unhas, confere elasticidade à pele, atua na prevenção do envelhecimento e no metabolismo de gorduras. Também é fonte indireta de vitamina A e ainda auxilia na prevenção do câncer de mama.

Fonte alimentar: vegetais e frutas alaranjadas: abóbora moranga, mamão, manga e cenoura. Presente também em folhas verde escuras, como espinafre e couve.

2- Proteínas

São fonte de energia e têm a função de formar e manter os tecidos musculares, cabelos, dentes, ossos e pele. Também constituem hormônios, enzimas e anticorpos.

Fonte alimentar: carnes, grãos, tofu, leite e derivados.

3- Fibras

Muitas mulheres sofrem com constipação intestinal. Para resolver esse problema, ou mesmo evitá-lo, é fundamental consumir fibras alimentares e manter o organismo hidratado. As fibras também ajudam a controlar o colesterol e os níveis de glicose no sangue.

Fontes alimentares: legumes, frutas, verduras, cereais e grãos integrais.

4- Cálcio

Mineral muito importante para as mulheres porque auxilia na prevenção da osteoporose, doença que causa perda de massa óssea e aumenta as chances de fraturas.

Fonte alimentar: laticínios e seus substitutos (leite de soja, por exemplo), gergelim, peixes, amêndoas e vegetais verde escuros.

Dicas: é indicado consumir pelo menos duas porções desses alimentos por dia. Vitamina D colabora na absorção do cálcio.

5- Ácido Fólico

Desempenha papel importante na formação e desenvolvimento dos tecidos do sistema nervoso e das células vermelhas. A falta desse nutriente pode causar anemia.

No caso das gestantes, o ácido fólico também é um nutriente fundamental para o desenvolvimento do feto.

6- Ferro

Esse mineral é importante para as mulheres, principalmente por causa da perda mensal do nutriente que ocorre durante a menstruação.

A falta de ferro no organismo pode causar cansaço, anemia, perda de memória, unhas quebradiças e queda de cabelo.

Fonte alimentar: carne bovina (fígado principalmente), feijão, lentilha, frutos secos e vegetais verde escuros, como couve e espinafre.

Dica: a absorção de ferro é potencializada quando consumida com vitamina C.

O acompanhamento nutricional visa aconselhar e direcionar as pessoas para a educação alimentar, proporcionando aumento na qualidade de vida.

Consulte profissionais da saúde de sua confiança e cuide da sua saúde.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Livia Santos Lima - Nutri posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share