Diana Lopes - Saúde Consciente

  • Home
  • Diana Lopes - Saúde Consciente

Diana Lopes - Saúde Consciente "Quem conhece os outros é inteligente. Quem conhece a si mesmo é iluminado.”
Lao Tsé

Já ouviste falar na Lei Hermética da Correspondência  que diz "O que está em cima é como o que está em baixo, o que está...
07/04/2024

Já ouviste falar na Lei Hermética da Correspondência que diz "O que está em cima é como o que está em baixo, o que está dentro é como o que está fora"? Então o que tens dentro de ti que se está a manifestar fora, na tua vida, em forma de desiquilíbrio, sintomas ou doença?

Quais são as crenças e os padrões negativos que gostarias de mudar para que o teu exterior, e a vida que vives seja aquela que desejas?

Deixo uma sugestão: começa a praticar a gratidão! Quando estamos num estado de gratidão, as emoções negativas não conseguem tomar conta da tua mente.

Já agradeceste por algo hoje?🌻

A Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que pode ser muito limitante tanto nas tarefas do dia-a-dia como a nível emociona...
23/02/2024

A Enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que pode ser muito limitante tanto nas tarefas do dia-a-dia como a nível emocional e social.
Pode ter diferentes origens, e por isso o tratamento também deve ser personalizado.

Sofres de Enxaquecas? Quais são as limitações que te trazem? Escreve nos comentários!

E se fosse possível combinar duas terapias e obter resultados ainda mais espetaculares? Sim, é possível! Descobre como o...
11/01/2024

E se fosse possível combinar duas terapias e obter resultados ainda mais espetaculares? Sim, é possível!
Descobre como o Biomagnetismo conjugado com a Biodescodificação te podem ajudar!

Mais um ano passou e não atingiste aquele objetivo ou desejo? E porque não começar o ano a desprogramar as crenças e os ...
02/01/2024

Mais um ano passou e não atingiste aquele objetivo ou desejo?
E porque não começar o ano a desprogramar as crenças e os padrões limitantes que te impedem de alcançar os teus objetivos e concretizar os teus sonhos, para que 2024 seja "o teu ano"?
Gostavas de saber mais sobre a DNB?

Esta experiência com arroz cozido foi iniciada há 645 dias, e em cada dia foram enviados pensamentos e palavras positivo...
17/10/2023

Esta experiência com arroz cozido foi iniciada há 645 dias, e em cada dia foram enviados pensamentos e palavras positivos e negativos. Passados 645 dias este é o aspeto do arroz!

Como são os teus pensamentos diários? E as palavras que dizes a ti mesma?
Se fosses o arroz desta experiência, qual seria o teu aspeto?

Segundo a Medicina Chinesa, no Verão o elemento predominante é o Fogo, que trás uma energia vibrante e um convite para v...
23/06/2023

Segundo a Medicina Chinesa, no Verão o elemento predominante é o Fogo, que trás uma energia vibrante e um convite para viver plenamente a estação mais quente do ano.

A Alegria é a emoção associada a esse elemento. É um momento para celebrar, conectar-se com os outros e aproveitar a vida ao máximo!

O Verão está associado aos órgãos Coração e Intestino Delgado que desempenham papéis vitais no bem-estar físico e emocional.
O Coração controla o sangue e os vasos sanguíneos, faz circular o sangue em todo o corpo e ajuda na regulação da temperatura corporal. É a “casa” da mente e do espírito (Shen). A energia do fogo alimenta a criatividade, estimula a capacidade de expressarmos o que sentimos e de nos relacionarmos com os outros.
O Intestino Delgado tem influência sobre a fluidez mental, julgamento e na tomada de decisões. Desempenha um papel essencial na digestão e na absorção dos nutrientes.

Com o calor intenso do verão podem surgir desequilíbrios. Os mais comuns são:
-Insolação e golpe de calor: o excesso de calor pode levar a sintomas como tonturas, fadiga, sudorese excessiva e desmaios
-Problemas digestivos: o calor pode afetar o funcionamento do intestino delgado, causando diarreia, desconforto abdominal e má digestão
-Distúrbios do sono: o Fogo em excesso pode levar a distúrbios do sono (insónias e sonhos vívidos)
-Desequilíbrios emocionais: o excesso de Fogo pode levar a emoções como ansiedade, irritabilidade e agitação

Para manteres o Equilíbrio durante o verão opta por:
-Hidratação adequada: bebe água e líquidos frescos regularmente (hidrata o corpo e regula a temperatura interna)
-Alimentação equilibrada: opta por alimentos frescos, leves e refrescantes (frutas, vegetais, saladas e chás de ervas)
-Evitar excessos: reduz o consumo de alimentos picantes, fritos e gordurosos (aumentam o calor interno)
-Praticar atividades físicas moderadas: pratica atividades ao ar livre, mas evita exercícios intensos nas horas mais quentes
-Cultivar emoções positivas: conecta-te verdadeiramente com os outros, expressar gratidão e cultivar a alegria e o amor!

Desejo-te um verão cheio de Alegria! 🌞

Perguntam-me muitas vezes: ”O Biomagnetismo não atua só a nível físico?” A resposta é: Não! O Ser Humano é mais que o co...
20/06/2023

Perguntam-me muitas vezes: ”O Biomagnetismo não atua só a nível físico?” A resposta é: Não!
O Ser Humano é mais que o corpo físico. Tem também um campo (ou corpo) emocional, mental e espiritual, e estão todos interligados. Por isso esta terapia é considerada holística, pois atua em todos os níveis (campos ou corpos) do Ser Humano, e Integrada, uma vez que são usadas várias técnicas (não só a impactação de ímanes) durante a sessão.



Como escolhes responder aos estímulos externos?
30/05/2023

Como escolhes responder aos estímulos externos?

O Inverno terminou, assim como o tempo de recolhimento, de quietude e de reflexão que começa a dar lugar ao crescimento,...
23/03/2023

O Inverno terminou, assim como o tempo de recolhimento, de quietude e de reflexão que começa a dar lugar ao crescimento, dinamismo e expansão da Primavera. Os dias parados, frios, e cinzentos vão dando lugar a uma enorme diversidade de cores, odores, sons e movimentos.

A vida começa a despertar!

Na Medicina Tradicional Chinesa a Primavera pertence ao elemento Madeira cuja maior expressão na Natureza são as árvores que agora despertam e expandem-se em profundidade, volume e cor, mantendo a flexibilidade dos seus ramos. Está associada ao Fígado e à Vesícula Biliar que são responsáveis pela filtragem, desintoxicação, purificação e auxiliares na digestão do corpo, além de também estarem associados aos olhos, músculos e tendões.

A emoção que domina o elemento madeira é a raiva (irritabilidade ou frustração), a má gestão dessas emoções congestiona o Fígado.

O Fígado também intervém na circulação da energia (Qi) por todo o organismo, promovendo o equilíbrio, saúde e bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Alterações no fluxo da energia podem provocar mudanças repentinas de humor, grande irritabilidade, impaciência e principalmente explosões de raiva, na tentativa de aliviar toda tensão acumulada. Se esta tensão for interiorizada ou reprimida por muito tempo, pode levar a quadros de depressão.
Intuição, imaginação, criatividade, capacidade de fazer planos e tomar decisões estão relacionados ao elemento Madeira.

A energia de renovação da primavera convida-nos assim, a buscar novos desafios, fazer planos, a desapegar de tudo o que não faz mais sentido. Aproveita para “destralhar” o que já não precisas tanto a nível físico como emocional, e assim abrir espaço para o novo. Também é uma boa altura para desintoxicar o corpo, eliminar os alimentos mais pesados e calóricos, fritos e processados e começar a inserir alimentos mais frescos.
Iniciar ou manter uma atividade física, com movimento e alongamentos, também é aconselhável para manter o bom funcionamento dos músculos e tendões, e assim o equilíbrio do Fígado e do organismo.

E tu, o que vais iniciar nesta Primavera?

"Nenhuma queima de fogos promete um futuro iluminado. Nenhum ponteiro marcando meia-noite tranforma quereres em realidad...
02/01/2023

"Nenhuma queima de fogos promete um futuro iluminado. Nenhum ponteiro marcando meia-noite tranforma quereres em realidade. Nenhum ano novo garante uma nova vida.
Se o coração deseja mudanças é preciso trocar mais que o calendário. É preciso abandonar medos e encarar desafios.
Driblar velhos hábitos e arriscar novos vôos.
Deixar de esperar que os próximos surpreendam e surpreender a si mesmo. Acreditar e seguir. Sonhar e ousar."
(Yohana Sanfer)

Chegou o Inverno! O passado dia 21 marcou o solstício de inverno e com ele a entrada na estação do frio. O ciclo das est...
28/12/2022

Chegou o Inverno! O passado dia 21 marcou o solstício de inverno e com ele a entrada na estação do frio. O ciclo das estações do ano é um dos ciclos da natureza com os quais devemos viverem harmonia para a manutenção da saúde e da vitalidade É representado no ciclo dos 5 elementos/movimentos que se manifesta a nível interno, mesmo com todas as adaptações e evoluções trazidas pela vida moderna.

O Inverno é a estação mais fria do ano com períodos de sol mais curtos e noites mais longas. A natureza entra em recolhimento, hiberna, há a tendência ao silêncio e à reflexão. As árvores ficam despidas e os animais recolhem-se ou migram para regiões mais quentes. É conservada a energia e são preparadas as condições para o renascimento das flores e frutos da primavera. É portanto a altura de armazenar a energia, repousar, meditar e cultivar o nosso espírito.

Na Medicina Chinesa o Inverno está relacionado com os Rins e com a Bexiga, que estão diretamente relacionados com os ossos, medula e cérebro. Os rins são o armazém de energia vital que serve de combustível para avida e influencia a nossa longevidade. Está associado ao elemento Água, que é o princípio fundamental da vida, que a gera e a mantém.

A emoção predominante do Rim é o Medo. O medo é umas das emoções básicas do ser humano, pois permite a sobrevivência, ao colocar-nos em estado de alerta e a nos preparar para enfrentar situações de perigo e também não colocar a vida em risco desnecessário. Mas se está presente de forma constante, nas suas variadas formas, poderá afetar diretamente a energia do rim, tornando-se um obstáculo ao movimento originando perda de vontade, de vitalidade e mesmo ansiedade/ depressão ou uma fobia intensa
O Inverno é de natureza Yin, e nesta altura o corpo necessita de maior quantidade de energia para manter a temperatura corporal em níveis adequados, por isso podemos sentir fraqueza, lentidão, frio, falta de energia.

Como deve ser a alimentação no Inverno?

Evitar alimentos crus e frios, como saladas e dar preferência aos alimentos cozinhados e quentes (Yang) que aqueçam o corpo e ajudem a equilibrar o Qi e o gasto de energia devido ao frio.
Inclua na sua alimentação cereais, legumes e verduras como cenoura, cebola, aipo, abóbora, alho, aspargos, aveia, milho, vagem, lentilha; e especiarias como pimenta negra, canela, cravo, cominhos, salsa, anis e gengibre.
É muito importante manter a hidratação, bebendo água ou tisanas.

Desejo-te um excelente e quentinho Inverno!

Porque sentes DOR?Por trás da Dor, de uma maneira geral, há um sentimento de culpa, consciente ou inconsciente. Quando n...
18/10/2022

Porque sentes DOR?
Por trás da Dor, de uma maneira geral, há um sentimento de culpa, consciente ou inconsciente. Quando nos sentimos culpados de algo, automaticamente estamos à espera de um "castigo" e o castigo dói. Se esse castigo não vem de fora, o nosso inconsciente vai manifestá-lo através da dor.

Como podemos resolver? Através do Perdão, aos outros e a nós mesmos, soltar, deixar ir o que nos prejudica.

Muitas vezes não damos conta, o foco e a consciência estão noutro lado, mas o nosso corpo está constantemente a enviar s...
18/10/2022

Muitas vezes não damos conta, o foco e a consciência estão noutro lado, mas o nosso corpo está constantemente a enviar sinais quando há conflitos psicoemocionais que a mente inconsciente está a tentar resolver. E esses sinais são os sintomas que levam às doenças.
O que te diz o teu corpo?

São as experiências que vivemos e os programas emocionais que herdamos e criamos ao longo da nossa vida que nos fazem te...
18/10/2022

São as experiências que vivemos e os programas emocionais que herdamos e criamos ao longo da nossa vida que nos fazem ter uma determinada perspetiva das coisas.

O que é que não conseguiste dizer e que agora se manifesta como sintoma?
18/10/2022

O que é que não conseguiste dizer e que agora se manifesta como sintoma?

Uma das ferramentas que uso na terapia é a Kinesiologia Holística. Já conhecias?
18/10/2022

Uma das ferramentas que uso na terapia é a Kinesiologia Holística. Já conhecias?

Chegou o Outono! É a estação da transição do tempo quente do verão para o frio do inverno. Mas como pode influenciar o n...
18/10/2022

Chegou o Outono! É a estação da transição do tempo quente do verão para o frio do inverno. Mas como pode influenciar o nosso dia-a-dia?

Na Medicina Tradicional Chinesa, o ser humano é visto como um microcosmos inserido no macrocosmo (universo), ficando sujeito aos mesmos ciclos da natureza, ou seja, o que acontece no meio externo também acontece no meio interno (corpo, mente e emoções).

Dentro do princípio filosófico da MTC dos 5 elementos, o outono está relacionado com o METAL. Durante essa fase a energia começa a condensar-se, contrair-se e voltar-se para dentro, para assim acumular e armazenar. Esta é a fase de se libertar de tudo o que está gasto, como as folhas das árvores que caem e conservar a energia para o Inverno.

Os órgãos associados a estação são o Pulmão (Yin) e o Intestino Grosso (Yang). O Pulmão é responsável por receber o novo. Está associado ao pensamento claro, à comunicação, abertura para novas ideias, à imagem positiva de si mesmo e à habilidade para relaxar e ser feliz. Governa o Qi, controla a pele e os pelos e também o Wei Qi ou Qi defensivo (sistema imunitário).
O Intestino Grosso é responsável pela eliminação dos resíduos. É a última etapa da digestão, que recolhe tudo que o corpo não precisa e elimina, mantendo apenas o que é vital e importante para o bom funcionamento do organismo.
A emoção relacionada ao Metal/Outono é a Tristeza. Quando os pulmões e/ou intestino grosso não estão em equilíbrio ou existe alguma dificuldade em lidar com perdas e mudanças, a tristeza pode estar presente mesmo sem termos consciência. Estes órgãos também estão associados ao apego.

Qual a melhor forma de nos prepararmos para o Outono?
-Proteger-nos do frio uma vez que o frio afeta muito facilmente o Pulmão;
-Beber bastantes líquidos, um dos maiores inimigos do Pulmão é a secura;
-Aprender a respirar, exercícios de QiKung, TaiChi ou mesmo Pilates são excelentes para aprendermos a respirar da melhor forma e fortalecermos os Pulmões;
-O uso de especiarias como o gengibre, a pimenta caiena, malagueta, canela ou mesmo a menta que ajudam a tonificar e proteger os Pulmões.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Diana Lopes - Saúde Consciente posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Practice

Send a message to Diana Lopes - Saúde Consciente:

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Practice
  • Claim ownership or report listing
  • Want your practice to be the top-listed Clinic?

Share