28/12/2022
Chegou o Inverno! O passado dia 21 marcou o solstício de inverno e com ele a entrada na estação do frio. O ciclo das estações do ano é um dos ciclos da natureza com os quais devemos viverem harmonia para a manutenção da saúde e da vitalidade É representado no ciclo dos 5 elementos/movimentos que se manifesta a nível interno, mesmo com todas as adaptações e evoluções trazidas pela vida moderna.
O Inverno é a estação mais fria do ano com períodos de sol mais curtos e noites mais longas. A natureza entra em recolhimento, hiberna, há a tendência ao silêncio e à reflexão. As árvores ficam despidas e os animais recolhem-se ou migram para regiões mais quentes. É conservada a energia e são preparadas as condições para o renascimento das flores e frutos da primavera. É portanto a altura de armazenar a energia, repousar, meditar e cultivar o nosso espírito.
Na Medicina Chinesa o Inverno está relacionado com os Rins e com a Bexiga, que estão diretamente relacionados com os ossos, medula e cérebro. Os rins são o armazém de energia vital que serve de combustível para avida e influencia a nossa longevidade. Está associado ao elemento Água, que é o princípio fundamental da vida, que a gera e a mantém.
A emoção predominante do Rim é o Medo. O medo é umas das emoções básicas do ser humano, pois permite a sobrevivência, ao colocar-nos em estado de alerta e a nos preparar para enfrentar situações de perigo e também não colocar a vida em risco desnecessário. Mas se está presente de forma constante, nas suas variadas formas, poderá afetar diretamente a energia do rim, tornando-se um obstáculo ao movimento originando perda de vontade, de vitalidade e mesmo ansiedade/ depressão ou uma fobia intensa
O Inverno é de natureza Yin, e nesta altura o corpo necessita de maior quantidade de energia para manter a temperatura corporal em níveis adequados, por isso podemos sentir fraqueza, lentidão, frio, falta de energia.
Como deve ser a alimentação no Inverno?
Evitar alimentos crus e frios, como saladas e dar preferência aos alimentos cozinhados e quentes (Yang) que aqueçam o corpo e ajudem a equilibrar o Qi e o gasto de energia devido ao frio.
Inclua na sua alimentação cereais, legumes e verduras como cenoura, cebola, aipo, abóbora, alho, aspargos, aveia, milho, vagem, lentilha; e especiarias como pimenta negra, canela, cravo, cominhos, salsa, anis e gengibre.
É muito importante manter a hidratação, bebendo água ou tisanas.
Desejo-te um excelente e quentinho Inverno!