01/04/2024
Esse estudo mostra que uma dieta menos saudável, rica em açúcares e gorduras e baixa ingestão de fibras, como no caso da dieta ocidental (a alimentação de grande parte da população) está significativamente associada a diagnóstico de depressão e ansiedade e piora dos sintomas.
Isso pode ser justificado pelo fato de que, uma dieta não saudável normalmente é pobre em vitaminas, fitoquímicos e outros nutrientes que são importantes na fisiopatologia da depressão, como ácido fólico e zinco por exemplo.
Outro ponto, é que uma dieta rica em gorduras e açúcares promove alteração da saúde intestinal. Afetando de forma negativa a microbiota intestinal, colaborando para o desenvolvimento de inflamação de baixo grau. Que por sua vez, aumenta os riscos para depressão.
Mas, o estudo demonstra que o contrário também é verdadeiro. Dietas com alto teor de fibras, alimentos de baixa densidade calórica (vegetais, frutas e legumes) estão associadas a melhora no quadro e diminuição nos sintomas de depressão e ansiedade. Provavelmente, devido a excelente qualidade nutricional, vitaminas, minerais e antioxidantes presentes nesses alimentos.
Resumo da ópera: Ter uma dieta saudável, não só em quantidade calórica diária mas, nutricionalmente adequada, rica em alimentos integrais, fibras, vegetais e frutas, melhora não só sua saúde física mas principalmente, sua saúde mental.
Dieta nunca foi e nunca será resumida apenas a ganhar ou perder peso. Ter uma dieta saudável melhora não só suas capacidades físicas, mas principalmente psíquicas.
Comam vegetais.