
01/02/2023
Existe uma tendência de nos forçarmos a estar no tempo presente, cortando totalmente a nossa ligação com o nosso passado e nosso futuro. "Ah, mas isso já foi há tanto tempo" "Esquece isso e vida que segue" "Passado é passado" ou "Não crie expectativas " "Fazer planos só gera frustração" "Só temos o hoje" "O amanhã a Deus pertence". Todas essas frases carregam uma ideia profunda de que só temos o momento presente e o que está contido nele neste exato momento.
De fato, só podemos viver no hoje, fisicamente, mas nossa forma de pensar, agir, sentir e perceber a vida se relaciona tanto com toda nossa experiência vivida anteriormente quanto com as possibilidades do que pode vir a acontecer, do que poderemos nos tornar e alcançar como pessoa.
Assim o passado não é uma coleção de acontecimentos isolados, um reservatório estático de memórias e nem um manual que determina automáticamente como as coisas devem ser, ao passo que o futuro não é algo inalcançável, que nunca se concretiza ou que não influência em nada nosso dia a dia. Ignorar ou negar essa realidade pode fazer com que o passado seja a única fonte da qual nos inspiramos para pensar a vida, limitando nossa capacidade de criar novas formas de agir, sentir e se relacionar. Pode, nos gerar um medo imensurável do futuro, dificuldade de sequer fazer planos e projeções objetivas. Ou, então, podemos viver cada dia como uma ilha isolada, sem passado e futuro, tornando nossos dias e atividades vazios de sentido.
É possível se relacionar com o tempo de forma mais amigável, isso permitirá recriar e atualizar nossas percepções, em busca de uma vida mais fluída, menos determinada e com luzes de esperança para o nossos sofrimentos e dificuldades , olhando para as situações e conseguindo ver para além delas também.
E você, como tem se relacionado com seu passado e futuro?